O Brasil encontra-se atualmente no meio de uma crise política e econômica que ainda vai dar muito que falar. Muitas empresas vão passar por dificuldades e em casos extremos vão ter que despedir pessoas ou baixas os salários. Nesta matéria vamos dar-lhe algumas dicas para reduzir custos na empresa, de forma a não ter que despedir ninguém nem mexer no salário dos seus trabalhadores.
5 dicas para reduzir custos na empresa em tempos de crise
Todas as empresas passam por dificuldades, e por vezes é preciso reduzir a despesa para que a própria empresa possa ultrapassar uma má fase, enquanto espera a da bonança. Há por aí várias ideias úteis para reduzir custos nas empresas, e aqui ficam algumas das nossas:
-
Negoceie tudo
Se há algo crucial no mundo dos negócios, é a capacidade de negociar. Desde o preço das canetas até ao preço a pagar pelos caixotes do lixo, há uma oportunidade de negociação em tudo, e se conseguir reduzir o preço, por muito pouco que seja, já está a poupar.
Aprenda a negociar o melhor possível e aproveite. Para reduzir custos nas empresas, não há melhor que baixar preços através desta arte. Lembre-se que para negociar por vezes pode ser preciso comprar em grandes quantidades – não compre algo de que não precisa.
-
Reveja as despesas
Uma forma simples de reduzir custos nas empresas é apenas rever as despesas e ver para onde vai o dinheiro. Muitas vezes, podem-se descobrir grandes erros no modo como o dinheiro anda a ser gasto, o que permite poupar e muito.
Reveja as despesas com olhos de ver, e analise bem o que são despesas necessárias e meras futilidades. Se é preciso apertar o cinto, faça-o!
-
Procure publicidade low-cost
A publicidade tanto pode ser extremamente cara, como extremamente barata. Hoje em dia há centenas de formas de publicitar um negócio, desde anúncios dispendiosos a panfletos baratos. Até no mundo digital é possível fazer campanhas a preços baixos através de redes sociais. Com uns panfletos à mistura facilmente arranja novos clientes.
Um ótimo opção que está dando muito resultado, é a publicidade segmentada para um público bem específico. E para chegar a esse público são utilizados ferramentas para a captação do chamado Leads que são pessoas interessadas no que a empresa tem a oferecer. Acesse aqui e dê uma olhada nesta ferramenta online.
-
Poupe no tempo
Há muitas empresas que fazem reuniões quase por tudo e por nada. Por vezes basta um pequeno problema com um colaborador para ser convocada uma reunião inteira sobre o assunto. Há empresas que gastam muito tempo desnecessariamente, e podiam gastá-lo em algo mais produtivo.
Pode ser uma forma indireta de reduzir custos nas empresas, mas se possível evite perder tempo. Este é um recurso limitado e, como se diz, tempo é dinheiro. Isso é ter foco, uma atitude que pode fazer a diferença na sua empresa e leva-la a um crescimento acelerado apenas dominando essa atitude. E o curso O Poder do Foco pode te ajudar muito.
-
Invista em novas tecnologias
Com a expansão do mercado de smartphones e tablets, e a explosão no número de aplicações de produtividade disponíveis, é fácil investir em novas tecnologias para poupar algum dinheiro. Reveja bem o trabalho que é feito e verifique se pode utilizar novas tecnologias para reduzir custos.
É essencial estar bem informado relativamente à tecnologia que tem disponível, logo é útil passar umas horas a pesquisar umas coisas. A carteira agradece.
Note que para melhorar o seu negócio o melhor é fazer por ganhar mais e não por gastar menos. Existe um limite naquilo que pode poupar, não naquilo que pode ganhar.
Assim sendo, estas são as nossas 5 dicas para reduzir custos na empresa, e não se esqueça, apenas em último recurso abdique de mão-de-obra qualificada para poder poupar. O seu maior ativo são os seus colaboradores.