7 dicas para reduzir o abandono do carrinho no seu e-commerce

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A era digital e a criação de novos negócios como o e-commerce trouxeram consigo um novo conceito de compras, onde tudo se tornou mais fácil e rápido do que se parece.

No entanto, muitos desafios ainda precisam ser enfrentados, assim como todas as outras responsabilidades que acompanham a criação e o crescimento de um novo negócio.

Com a pandemia do novo Coronavírus, as compras onlines aumentaram drasticamente, mas nem todos os usuários realmente chegam a comprar alguns produtos e o abandono do carrinho minutos antes do pagamento é quase certo.

É normal ver pessoas enchendo seus carrinhos de produtos em sites de compras, e logo após desistir da ação, isso acaba frustrando toda uma equipe de vendas que espera por essa compra.

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Por isso, separamos sete dicas para ajudar a reduzir o abandono do carrinho dentro do seu e-commerce.

1- Deixe todas as informações claras

Quando falamos de vendas e compras, é necessário deixar toda e qualquer informação sobre o processo muito clara e objetiva para o cliente, fator que ajudará no fechamento do negócio.

E algumas dessas informações são:

  • Valor do frete;
  • Prazo de entrega;
  • Forma de pagamento;
  • Regras para devolução ou reembolso;
  • Características do produto;
  • Empresa que realizará a entrega.

Informações como essas fazem o cliente criar mais confiança no seu negócio e realizar a compra com segurança e sem medo.

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A clareza e objetividade nas informações de compra são essenciais para que os clientes não fiquem com dúvidas e isso acabe se tornando um medo de comprar.

Portanto, seja claro e direto para provar a qualidade e segurança da sua marca, mostrando aos clientes que você e sua empresa não tem nada a esconder.

2- Crie promoções

Quem não gosta de uma boa e velha promoção. Além dela ser uma ótima estratégia de marketing para atrair novos clientes, ela ainda garante que eles não abandonem a página de compras bem no momento da ação.

Por isso, crie promoções e descontos surpresas para seus clientes e anuncie nas redes sociais para que todos possam saber da novidade e não perderem a oportunidade de comprarem da sua loja.

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Não espere apenas por datas especiais para criar promoções, surpreenda seus clientes, afinal de contas, quase todo mundo gosta de uma surpresa. Ainda mais quando essa surpresa vem acompanhada de algum privilégio.

3- Demonstre segurança

É preciso entender que o seu cliente irá confiar dados importantíssimos ao site da sua marca, como o seu endereço, documentos pessoais e dados bancários.

Portanto, se eles não sentirem confiança nesse site, as chances de compra serão nulas.

Por isso, certifique-se de que o site da sua loja possui um certificado de segurança contra roubo de dados e invasões de hackers.

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Com isso, você garante a segurança dos seus clientes e da imagem da sua empresa.

Você pode pesquisar e estudar mais sobre este assunto e adquirir um certificado SSL, o mais adquirido no mercado e que garante a segurança dos dados dos seus clientes dentro da sua plataforma.

No ano de 2020 houve um vazamento de mais de 200 milhões de dados, o que acarretou em diversos prejuízos para clientes e para empresas que não se preocupavam em garantir a segurança de dados dentro de suas plataformas.

4- Permita edições no carrinho

Alguns sites não deixam que os clientes alterem os produtos ou as quantidades quando ele já foi incluído no carrinho de compras.

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Isso pode estressar o cliente e gerando um abandono do carrinho e até o abandono do site de compras por não sentir autoridade na ação.

Por isso, permita que o carrinho de compras do seu site seja editável para que os clientes possam tirar e colocar produtos ou alterar quantidades, tamanho e cores.

Isso prova que eles possuem espaço para fazerem o que desejam e podem se sentir seguros naquele ambiente.

Além das edições nos próprios produtos, não esqueça de permitir edições na forma de pagamento, entrega e endereço dos clientes.

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Visto que todos esses pontos mostram a importância e poder que os clientes também possuem dentro da sua marca.

5- Compras com um clique

Grandes marcas como a Amazon disponibiliza uma opção chamada compre com um clique, que permite que o cliente realize a compra do produto apenas clicando naquele único botão.

Vale lembrar que para isso acontecer, o cliente precisa já ter um cadastro no site da loja contendo seus dados pessoais e bancários para que a compra seja debitada.

Com isso, você consegue fornecer praticidade para seus clientes, o que aumentará as chances deles voltarem a comprar de você ou indicarem sua marca para amigos e familiares.

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6- Permita ques os clientes realizem comentários e avaliações

Quando o cliente clica em um determinado produto para verificá-lo, normalmente também acaba vendo comentários e avaliações de outras pessoas que já compraram aquele mesmo produto.

Permitir que os clientes possam expressar a sua opinião nos comentários do produto é uma maneira de trazer uma boa imagem para a sua marca e ainda por cima, convencer os novos clientes a comprarem aquele produto.

Os comentários e avaliações podem não só ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa perante o meio digital, mas também servem como uma prova social para mostrar aos novos clientes a qualidade dos seus produtos.

7- Deixe a imagem do produto visível no carrinho

As pessoas estão cada vez mais apegadas a questões visuais, e por isso, faz toda a diferença permitir que elas vejam bem ali no carrinho de compras as fotos dos produtos que elas estão adquirindo.

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Por isso, invista em um bom fotógrafo e editor para deixar as fotos dos seus produtos perfeitas, para além de usá-las como divulgação, também garantir uma melhor visualização da compra do seu cliente.

Considerações finais

Em resumo, as dicas apresentadas aqui podem te auxiliar a entender um pouco mais a mente dos seus clientes e o que os levam no abandono do carrinho de compras dentro do site de compras da sua loja.

Para que dessa forma, você consiga diminuir esses índices, e juntamente com a sua equipe passem a colocar em prática esses conceitos, aumentando assim os lucros desejados no empreendimento.

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