Todos nós já tivemos de escrever um trabalho importante, seja um trabalho acadêmico para a escola ou faculdade, um artigo científico ou mesmo um relatório de trabalho.
Quando começamos a desenvolver o trabalho é normal surgirem dúvidas e até alguma confusão sobre o modo correto de organizar e formatar. Qual a melhor forma de estruturar um trabalho para a escola? Como organizar as seções da tese? Como podemos apresentar um texto, para que a sua leitura não seja uma tarefa cansativa e facilitar que outros percebam melhor a informação que queremos transmitir? Que regras devemos seguir para formatar o trabalho: como apresentar os títulos, o corpo de texto, as notas ou até mesmo as citações? Quais são as regras obrigatórias para elaborar um trabalho acadêmico ou científico?
Para ajudar a clarificar estas dúvidas, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a entidade responsável que definiu e publicou um conjunto de regras que estabelecem uma norma padrão para todos aqueles que escrevem trabalhos acadêmicos e / ou científicos – as Normas Brasileiras ou NBRs.
As normas ABNT definem não só a estrutura base que um trabalho acadêmico deve conter, distinguindo os elementos obrigatórios e os opcionais, como também o modo correto para apresentar cada elemento ou seção, incluindo a formatação e paginação do texto. Estas regras ajudam-nos a otimizar o trabalho, já que sabemos exatamente que elementos temos que apresentar e como formatar cada parte do trabalho.
Na realidade, após conhecermos estas normas percebemos que elas são fáceis de pôr em prática e melhoram muito o resultado final do trabalho! Para formatar um trabalho segundo as regras abnt confira o passo a passo descrito neste guia, que apresenta de uma forma simples e eficaz o processo para a formatação de todo o layout do trabalho no Word!
Este passo a passo abrange todas as etapas necessárias para estruturar o trabalho, incluindo a sua formatação e paginação. Aqui encontra toda a informação necessária para organizar corretamente o seu trabalho: qual o tipo de fonte e tamanho a usar, fazer a numeração e paginação, como inserir notas de rodapé e legendas, entre outros.
Saber o que cada seção deve conter é uma ajuda preciosa para um bom desenvolvimento do trabalho. Por exemplo, apesar de todos sabermos que o resumo é uma parte fundamental do trabalho, muitas vezes não construímos este texto com o devido cuidado e arriscamo-nos a perder a ideia essencial que queremos passar.
Veja também:
- 5 Benefícios de uma Força de Trabalho Remota
- Dicas para redução de custos em telefonia para empresas
- 5 motivos para fazer um curso de empreendedorismo
A ABNT tem um conjunto de regras simples e dicas para ajudar a consolidar esta seção do trabalho: dicas de como escrever de forma objectiva e usar palavras-chave que facilitem futuras pesquisas, a inclusão de um resumo em língua estrangeira (abstract) ou até o número de palavras a utilizar segundo a finalidade do texto? Sabia que o resumo de um relatório deve conter até 500 palavras enquanto que para uma publicação periódica o ideal é não ultrapassar as 250 palavras?
Outra dúvida frequente passa por como apresentar uma citação da forma certa. Saiba que é fundamental fazê-lo de forma correta, para não correr o risco de ser acusado de utilizar indevidamente as ideias ou o trabalho de outros autores ou até mesmo ser processado por plágio! A ABNT estabeleceu um conjunto de regras simples para apresentar as citações de forma clara e adequada, podendo assim ficar seguro de evitar estes contratempos!
Outro ponto que nos dá frequentemente algumas “dores de cabeça” é a apresentação da lista de referências bibliográficas consultadas para a construção do trabalho. Esta seção , muitas vezes feita sem grande cuidado, ajuda a validar a pesquisa efetuada e é uma ajuda preciosa se um dia mais tarde quisermos pesquisar mais informação sobre um determinado tema.
O guia que sugerimos contém também as normas para apresentar livros, periódicos, bem como algumas dicas para otimizar este trabalho, incluindo a apresentação de algumas ferramentas automatizadas, quer de outros sites como do próprio word!
Na página que indicamos pode encontrar todas estas dicas e o guia para aplicar a formatação correta de acordo com as NBRs da ABNT – não perca tempo e acesse a página para esclarecer as suas dúvidas e ver como é fácil apresentar os seus trabalhos de forma profissional!