3 dicas para abrir um Négocio Online

Compartilhe:
mulher trabalhando em um negócio online de vendas
Imagem: Freepik

As vantagens de se ter um negócio online são inúmeras. Poderíamos simplesmente criar um manual com dicas importantes e práticas de como abrir um negócio online de sucesso. E, pensando nisso, resolvemos trazer aqui de forma resumida para você as 3 principais sugestões antes de abrir o seu próprio business online.

Mas, antes disso, lançaremos a seguinte pergunta: por que criar uma empresa online? Bem, de uns tempos pra cá, fazer compras pela internet deixou de ser algo opcional e esporádico e passou a ser um hábito criado pelo consumidor brasileiro. Na verdade, para muitos, esta era a única opção possível em meio a pandemia.

Ou seja, muitos negócios físicos apenas resistiram por terem esta possibilidade oferecida aos seus clientes. Se não fosse o e-commerce, milhares de microempresas teriam ido à falência e fechado suas portas. Até mesmo clientes de agências de viagem que costumam ir aos pontos de venda de passagens de avião tiveram que se adaptar e comprar voos baratos pela internet.

Vantagens de se ter uma Empresa Online

Como citado no início do artigo, há muito mais vantagens do que desvantagens em se abrir um negócio online. Preparamos uma lista com as principais delas.

Continue depois da publicidade
  • Baixo investimento inicial
  • Ampliação do público e potenciais clientes
  • Possibilidade de vendas 24 horas por dia
  • Gestão econômica simplificada

Quando perguntado sobre o principal ponto a se ter optado por um negócio online, a maioria esmagadora respondeu que ser dono do próprio negócio e poder trabalhar em horário e local flexíveis é uma dádiva!

Um negócio online pode funcionar 24 horas por dia, todos os dias, mas não é necessário ter alguém fisicamente cuidando de todo o processo de compra e venda, por exemplo. Uma conexão com a internet de qualidade e ferramentas úteis para o funcionamento de uma loja virtual são capazes de fazer o trabalho que as lojas físicas sempre fizeram.

O público-alvo atingido pelo negócio online não se restringe apenas aos moradores do bairro ou clientes antigos. Com o seu negócio atrelado a internet, a possibilidade de que seus produtos cheguem a um nível de mercado mundial aumenta consideravelmente.

No momento em que você cria uma loja online, você não depende de um espaço físico para divulgação e exibição dos seus produtos e serviços. Com o conceito de marketing de afiliados, onde não é preciso ter estoque dos produtos dentro de um ambiente de trabalho.

Continue depois da publicidade

Dicas e Etapas de um Negócio Online

Todo processo de abertura de empresa online requer algumas etapas a serem seguidas. Vamos a elas.

  • Realize incansáveis pesquisas de mercado.
  • Veja o que a concorrência tem feito e estude-a.
  • Determine com exatidão o seu modelo de negócio.
  • Atente-se às licenças comerciais e leis atreladas ao seu negócio.
  • Adquira um plano de hospedagem e domínio.

Determinar que tipo de negócio online você terá é fundamental para o sucesso do seu negócio a longo prazo. Os modelos de negócio mais utilizados são o B2B (Business to Business) e o B2C (Business to Consumer). O primeiro modelo diz respeito a quando uma empresa vende seus produtos para outra empresa, como a Amazon Business.

Já no segundo modelo, uma empresa vende seus serviços e produtos diretamente ao cliente, como editoras online.

As leis que regem as empresas online também devem ser levadas em conta. Definir sua estrutura de negócio irá estabelecer diretamente os documentos e impostos a serem pagos e, dessa maneira, você evitará ter problemas legais no futuro.

Continue depois da publicidade

Crie e registre um nome comercial para sua marca e tenha a certeza de que ela não está sendo usada por ninguém. E como você pode fazer isso? Através do INPI ou Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

3 dicas fundamentais

Há vários fatores que você deve elevar em consideração ao pensar em abrir um negócio online, mas essas três dicas abaixo são fundamentais e não podem ser deixada de lado:

  1. Defina o produto/serviço a ser oferecido

A definição estratégica de como é o que será oferecido ao público é a dica mais importante que podemos dar a você. Fazendo muita pesquisa de mercado e traçando metas para atingir demandas distintas, você saberá o que lhe espera.

  1. Planeje os custos do seu negócio

Se você deseja investir sem gastar fortunas de dinheiro, é preciso fazer um levantamento inicial ao menos do quanto será necessário para começar o projeto do seu negócio.

Continue depois da publicidade

Pense nos gastos com criação de sites e hospedagem, aquisição de produtos e legalização de empresas, assim como investimento em funcionários (mesmo uma empresa virtual precisa de um staff para funcionar). Um profissional responsável pelas finanças da empresa também será bem-vindo.

  1. Invista em marketing digital

Esta é uma das dicas mais valiosas para quem trabalha com e-commerce e quer ter sucesso com um negócio online. As pessoas precisam saber sobre seu empreendimento, certo? E de que maneira elas vão chegar até você? Através das redes sociais e estratégias de marketing usadas, como tráfego pago e e-mail marketing.

Conclusão

O caminho para se ter sucesso com as vendas online não é tão difícil como parece, mas é necessário ter atenção a alguns pontos cruciais que acabamos de citar no artigo. Siga-os e tenha boas vendas online!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.