Não existe nada mais prático hoje em dia do que fazer compras pela internet, no conforto do lar. Você compra na hora que quiser, escolhe a loja virtual e o produto com calma, sem pressão do vendedor, não enfrenta fila na hora de pagar, e tudo isso sem sair de casa.
O comércio eletrônico no Brasil cresceu 28% de 2013 para 2014. De acordo com dados do E-bit, mais de 50 milhões de pessoas no País já utilizaram a internet para comprar. Cerca de nove milhões realizaram a primeira compra no ano passado. O faturamento das lojas chegou a 28,8 bilhões de reais. A expectativa é que os números aumentem este ano, passando dos 34 bilhões de reais.
Uma das grandes vantagens do comércio eletrônico é o investimento inicial bem menor que o necessário para abrir uma loja física. Outro detalhe é que o espaço na internet funciona 24 horas por dia, sem necessidade de atendentes, facilitando a vida do consumidor e do empresário.
A loja virtual pode oferecer ainda serviços personalizados baseados nas características de quem está comprando, já que é muito mais fácil traçar o perfil dos usuários. Isso tudo cria uma fidelização maior do cliente, que pode se tornar um comprador assíduo.
Como abrir uma loja virtual
O primeiro passo para abrir uma loja virtual é escolher com calma e atenção a plataforma que será utilizada para hospedar o seu negócio. Como ela é a base de tudo, é indicado investir em plataformas pagas que oferecem suporte de qualidade, além de permitir a customização do serviço. O único ponto negativo é que elas cobram uma porcentagem das vendas. Quem não quiser tirar dinheiro do bolso, pode adquirir plataformas gratuitas ou as de código fonte aberto (open source), que não custam nada, mas exigem conhecimentos específicos.
Com a plataforma escolhida, o empresário precisa contratar serviços de pagamento, antifraude e segurança, itens essenciais para a credibilidade da loja. A maneira mais indicada de receber pagamento online para quem está começando é através de intermediadores.
Além de serem simples, os intermediadores assumem risco de fraude e podem fazer adiantamentos de pagamentos. Um exemplo é o PayPal, líder mundial do segmento, mas existem outros intermediatores como, PagSeguro, Bcash, Moip, MercadoPago, entre outros. Vale ressaltar que os intermediadores geralmente cobram uma taxa fixa por transação e uma variável sobre o valor de venda.
Com relação à segurança, existem dois tipos: o SSL (Secure Socket Layer – em português Camada de Soquetes Segura) e o Scan de Aplicação e IP (Internet Protocol – em portuguê Protocolo da Internet). Enquanto o primeiro é mais recomendado e mais eficiente, pois protege os dados dos clientes e impede possíveis roubos, o segundo apenas aponta falhas do sistema que devem ser reparadas por uma equipe especializada.
Mas nada disso vai funcionar se a loja virtual não tiver clientes, por isso, é fundamental investir em Marketing. É preciso cuidar de itens básicos como conteúdo, redes sociais, anúncios e e-mail marketing.
Vantagens de alugar uma loja virtual
Todas as etapas descritas anteriormente podem assustar alguns empresários que estão começando e gerar incertezas sobre abrir ou não uma loja virtual. É aí que surgem os benefícios do aluguel de um espaço online. Claro que tudo vai depender do projeto, da história e da grandeza do negócio. Um dos grandes atrativos desta opção é o baixo custo, além de propocionar experiência ao empresário.
A loja virtual alugada é um sistema padrão, criado de forma rápida, com planos mensais já detalhados. Empresas especializadas agregam este serviço e cuidam de toda a parte técnica e funcional. Desse modo, o empresário foca apenas nas vendas e, se desejar cancelar o contrato, pode solicitar a base de dados de seus clientes.
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Sazzy