Melhores práticas de WhatsApp para negócios locais

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Whatsapp para negócios locais
Imagem: Rawpixel

Até mesmo pequenos negócios estão adaptando novas tecnologias em suas etapas de processo. Seja na forma de comunicação, marketing ou logística. E o uso do WhatsApp para negócios é um exemplo do uso dessas novas tecnologias.

Podemos afirmar que incorporar esses avanços representam um diferencial competitivo e faz o seu negócio se manter atual e presente no mercado.

Os negócios locais buscam formas mais intimistas de lidar e se comunicar com seus consumidores.

Nesse quesito, o WhatsApp tem sido uma das plataformas mais utilizadas por milhares de empresas, tanto de portes pequenos e grandes

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Alguns grandes nomes de comércio incorporaram a possibilidade de acompanhamento de pedido através do WhatsApp.

Mas, então, como você pode utilizar de forma assertiva o WhatsApp para negócios locais?

Vamos apontar as melhores práticas que podem ser adotadas, vamos lá.

Informações no Whatsapp para negócios

Antes de qualquer coisa, é importante disponibilizar todas as informações pertinentes do seu negócio nas abas dessa funcionalidade.

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Disponha um portfólio que possa ser facilmente acessado pelo cliente, com produtos de destaque, dados de contato e horário de atendimento.

Lembre-se que quanto mais você facilitar a vida do cliente melhor será para ele e para sua empresa

Relacionamento

Celular, WhatsApp

Imagem: Reprodução

O WhatsApp é o aplicativo de conversas mais utilizado em todo o mundo e, portanto, construir relacionamentos com seus clientes através dele é um excelente forma de ter conexão e sucesso.

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Veja também:

Como o marketing de fidelização pode transformar o seu negócio digital

Propaganda no Whatsapp para negócios

O WhatsApp é praticamente um aplicativo perfeito para divulgar seu negócio, contém uma forma mais intimista e fácil de lidar com os clientes.

Através dele você pode elaborar propagandas e enviar diretamente aos seus possíveis consumidores. Pensando em seu negócio, por se tratar de algo local, você pode oferecer entrega imediata com baixo custo, com entregas realizadas de motoboys.

Também, você pode oferecer em determinados períodos, além de uma entrega ágil, a possibilidade de não pagar por ela, o que torna bastante atrativo, pois, em geral, as pessoas detestam pagar frete.

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Você oferecerá toda facilidade de receber o produto em casa mas por um custo muito bom.

Tenha recurso rápido para perguntas frequentes

Algumas perguntas são muitas vezes frequentes, com o WhatsApp business é possível agilizar essas respostas com o recurso disponibilizado pelo aplicativo.

Utilizando esse aplicativo é possível responder aos consumidores com muito mais agilidade, o que melhorará muito a comunicação do seu negócio, afinal nenhum cliente gosta de esperar longas horas para ter uma resposta simples.

Deixe claro o horário de funcionamento do seu negócio e as informações de delivery

Despertador, relógio

Imagem: Reprodução

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Caso você realize delivery de seus produtos forneça essa informação ao seu cliente bem como o processo envolvido na entrega.

Além disso, deixe no seu perfil o horário que as pessoas podem visitar sua empresa e se comunicar com você pelo WhatsApp.

Use o recurso de localização ao realizar entregas

Ao disponibilizar o envio de localização em tempo real seus clientes poderão acompanhar todo percurso que será realizado até a chegada do produto.

As pessoas gostam de ter informações claras sobre a entrega e geralmente são ansiosas, por isso fazer uso dessa ferramenta pode ser um diferencial para o seu negócio.

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Tenha um link para divulgar aos prospectivos clientes seu perfil comercial no whatsapp

Essa é uma ferramenta que facilitará a vida do consumidor para entrar em contato com você, lembre-se sempre que oferecer facilidade e agilidade ao cliente são requisitos importantes.

Também é possível definir um tipo de mensagem prévia, que ao cliente clicar no link do seu perfil, automaticamente será gerada tal mensagem.

Deixe uma mensagem de ausência

Quando seu atendimento não estiver disponível, deixe uma mensagem cordial informando isso.

Além disso, você poderá fornecer informações adicionais, como o período para receber pedidos, por exemplo. Fornecer informações claras podem ser decisivas para o seu consumidor.

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Crie etiquetas para classificação de seus produtos

É possível etiquetar através de diferentes cores cada categoria de um produto, esse recurso contribui para organização dos pedidos e facilita a vida do consumidor.

Lista de transmissão

Um estudo relatou que mais de dois mil usuários estão ativos em pelo menos 5 grupos de WhatsApp cada um deles.

É verdade que colocar o seu consumidor em um grupo sem a autorização dele pode causar desconforto e aborrecimento. Por isso, uma excelente alternativa são as listas de transmissão. Você pode enviar ofertas exclusivas, promoções, campanhas e lançamentos a várias pessoas de uma única vez.

Utilize o WhatsApp para obter feedbacks e fornecer resoluções de problemas

O WhatsApp é um canal de comunicação ágil e facilitador, milhares de pessoas estão conectadas a ele. Utilizar essa plataforma para apresentar soluções para problemas indica prontidão, disponibilidade e comprometimento para com o consumidor.

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Além disso, você pode usá-lo também para obter feedbacks e sugestões de melhoria, em geral as pessoas gostam de ser ouvidas e isso mostrará uma preocupação e respeito com a opinião delas.

Utilize o WhatsApp para que o relacionamento com seu cliente não esfrie

Você tem um cliente que contratava seus serviços ou produtos mas faz tempo que não dá sinais? Envie algum presente exclusivo a ele, diga que sente falta dele e gostaria que ele voltasse a fazer negócios com você. Isso gerará um sentimento positivo no cliente.

Facilite a vida do cliente com integração de WhatsApp e CRM

Falamos muito sobre facilitar a vida do seu consumidor e realmente isso é importante.

Um problema muitas vezes encontrado pelo cliente se dá ao fato de ser necessário salvar o número para que se inicie uma conversa no WhatsApp. Porém, com o software CRM é possível acessar o Agendor e simplesmente clicar no ícone correspondente ao WhatsApp para que a janela de conversa seja aberta.

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Lembre-se que cada vez mais adentramos a uma era totalmente tecnológica e, por conta disso, os perfis dos consumidores sofreram alterações e tem dado preferência a ferramentas práticas e facilitadoras.

Utilizar o Whatsapp para negócios pode contribuir para sua evolução, além disso, por meio desse aplicativo é possível criar proximidade com seus clientes e construir bons relacionamentos com eles.

As ferramentas digitais estão disponíveis e devem ser inseridas na sua empresa para que ela possa se manter atualizada e com perfil competitivo ainda que seu negócio seja local, limitado a determinada região.

Para conhecer nosso trabalho sobre Whatsapp, acesse https://watsgp.com.br

Artigo escrito por Felipe Cardoso

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