O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que permite a troca de textos e mídias como imagens, vídeos, áudios, figurinhas, link, documentos e mais. Atualmente está disponível para Android, iOS, Windows Phone, Nokia, além de computadores Mac e Windows.

O nome “WhatsApp” é uma alusão à expressão “What’s Up?” que pode ser traduzida como “E aí?” (traduzido por Proddigital Idiomas). Pois, “Up”, em inglês, tem uma sonoridade parecida com “App”.

Com as frases “Sem anúncios! Sem jogos! Sem truques!”, o aplicativo venceu e ameaçou várias gigantes da comunicação da Web com o princípio de oferecer um bom serviço de comunicação sem as complicações e chatices de anúncios.

O WhatsApp foi fundado por Brian Acton e Jan Koum em 2009 depois que eles deixaram o emprego no Yahoo! E em fevereiro de 2014, o Facebook adquiriu o Whatsapp por $19 bilhões de dólares.

No início, a ideia era apenas adicionar status ao lado dos contatos do celular. Algo como “Não posso falar, estou na academia”. Porém, com o tempo, os criadores do aplicativo começaram a perceber que os usuários estavam usando o status para criar pequenas conversas, como “E aí, Maria?” e então Maria respondia o cumprimento mudando seu status.

Com isso, os criadores modificaram o aplicativo para a troca de mensagens instantâneas. E assim surge o WhatsApp 2.0, como uma alternativa perfeita ao SMS. O aplicativo custava 1 dólar por ano, nesta fase.

Em 2014, com a aquisição pelo Facebook, o modelo de negócios desse aplicativo foi modificado aos moldes da empresa de Zuckerberg.

Como baixar o WhatsApp no Android

Para baixar o WhatsApp no Android, segue o tutorial abaixo:

  1. Entre na Play Store;
  2. Na parte superior, clique no ícone de lupa e escreva “WhatsApp Messenger”;
  3. Aperte na primeira opção e clique em “Instalar”.

Lembre-se que sua Internet deve estar estável para uma instalação bem sucedida.

E pronto, o aplicativo estará instalado em seu Android. Agora, você deve configurar suas informações:

  1. Clique em “Abrir” para entrar no aplicativo;
  2. Aparecerá uma linha para você preencher. Ponha seu número de telefone corretamente;
  3. Assim que seu número for preenchido, o app automaticamente enviará um SMS com o código de confirmação. Preste bastante atenção ao código e o copie nos quadradinhos.

Seu número foi confirmado e agora você pode usar o WhatsApp normalmente. Ponha o seu nome de identificação e uma foto de perfil, se desejar.

A interface do aplicativo é bem intuitiva, então não haverá tantos segredos ou dificuldade em usar.

Para conversar com alguém, o WhatsApp adiciona automaticamente os contatos que já existem em sua agenda do celular. Então é só clicar no ícone de lupa na parte superior e escrever o nome da pessoa que quer mandar uma mensagem.

Conversando com alguém no WhastApp
Conversando com alguém no WhastApp – Imagem: Unsplash

Se quiser enviar um áudio, tem apenas que pressionar no ícone de microfone na parte inferior direita e falar. Se quiser enviar um vídeo, um documento ou imagem, aperte no ícone de clip e escolha a opção desejada, como Contato, Localização, Documento, Áudio, Câmera, Galeria. Se quiser enviar um emoji ou gif ou figurinha, aperte no ícone redondo na parte inferior esquerda.

Se você quiser criar um grupo para conversar entre várias pessoas, aperte nos três pontinhos na parte superior direita e aperte em “Novo Grupo”. Aparecerá as opções de contatos. Selecione todas as pessoas desejadas e pronto, o grupo está feito.

Como baixar o WhatsApp no iOS

Para baixar o WhatsApp no iPhone, é o mesmo processo que vimos acima porém você deverá acessar o site de aplicativos da Apple:

  1. Entre na App Store;
  2. Na parte superior, clique no ícone de lupa e escreva “WhatsApp Messenger”;
  3. Aperte na primeira opção e clique em “Instalar”.

E pronto, aplicativo instalado no seu iPhone. Agora é só abrir o aplicativo e seguir os passos para configurá-lo. Essa configuração não muda nada em relação a configuração do aplicativo no Android. É fácil, intuitivo e rápido.

Baixar o WhatsApp no computador

Em 2016, o WhatsApp foi lançado para Windows e Mac, permitindo ao usuário não depender apenas do celular para conversar com os contatos. É preciso ter um computador com os sistemas operacionais Windows 8.0 + ou macOS 10.10 +.

Para baixar o WhatsApp Desktop, entre no Windows Store do computador Windows ou App Store do computador macOS, ou até mesmo no site oficial do WhatsApp. Baixe o programa com a terminação .exe ou .dmg e clique duas vezes no arquivo. O app será executado de maneira rápida, é apenas seguir as instruções simples da instalação.

Acessar o WhatsApp pelo navegador do computador

Se não quiser baixar o WhatsApp Desktop, você tem a opção acessar o WhatsApp Web pelo navegador web do seu computador, de uma forma bem parecida.

Para entrar em sua conta do aplicativo pelo computador, entre no site do WhatsApp e clique no menu superior “WHATSAPP WEB”. Na página que se abrir irá aparecer um Código QR.

WhatsApp Web - scanneando o QR Code

Agora no seu celular, toque nos três pontinhos na parte superior direita e selecione WhatsApp Web. No iPhone, toque em “Ajustes”, toque em “Escanear Código QR” e a câmera do celular será aberta automaticamente.

WhatsApp Web

Por fim é só apontar a câmera do celular para o código QR exposto na tela do computador. E pronto, automaticamente o seu WhatsApp configurado no seu celular aparecerá na tela do seu computador. Você agora pode compartilhar, diretamente pelo computador, mensagens, imagens, vídeos, documentos e outros tipos de arquivos permitidos pelo celular.

WhatsApp para empresas

Em 2017, o WhatsApp inovou novamente em lançar uma solução, focada em empresas:  O aplicativo WhatsApp Business que permite às empresas criarem seus perfis de negócios no app gratuitamente. As empresas podem adicionar links importantes ao perfil, configurar respostas automáticas e até a possibilidade de vincular números fixos ao app.

É um aplicativo que favorece a gestão de relacionamento com cliente, além deixar os processos mais rápidos.

O WhatsApp Business fornece funções importantes para qualquer empresa ou mesmo para empreendedores individuais. Com este aplicativo, o usuário tem:

  • Perfil comercial, onde o usuário pode expor links e informações como endereço do estabelecimento, e-mail, site da sua empresa e redes sociais;
  • Mensagens automáticas, que permite ao usuário criar mensagens automáticas, tornando a comunicação com o cliente mais rápida, satisfazendo ambos os lados, pois o cliente será respondido instantaneamente e o usuário não precisará formular textos e gastar tanto tempo respondendo a todos;
  • Estatísticas e análises, que entrega relatórios intuitivos do alcance e engajamento do cliente. Com estes relatórios, a empresa pode ver e interpretar quantas mensagens foram entregues e lidas;
  • Etiquetas, que permitem ao usuário a categorização de conversas e grupos, organizando o aplicativo e tornando-o mais intuitivo e rápido.

Para baixar o WhatsApp Business, é o mesmo processo: procure na loja de aplicativos do seu celular, procure por “WhatsApp Business” e clique em instalar.

OBS.: O WhatsApp não lançou ainda um software do WhatsApp Business para baixar no computador. Mas calma! Ainda assim é possível usar esse app para empresa no seu computador. Basta apenas fazer o mesmo processo que fizemos acima para abrir o aplicativo no navegador web do seu computador, porém, dessa vez você irá scannear o código QR no site do app a partir do app empresa no seu celular, ou seja, você deve abrir o site do app, clicar em “WHATSAPP WEB”, irá aparecer o código QR, depois abrir o WhatsApp Business no seu celular, clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela, clicar em “WhatsApp Web” e assim que abrir a câmera, aponte para o código QR no site do app e pronto.

O WhatsApp foi criado com o intuito de inovação e velocidade nos relacionamentos entre pessoas, e vem se inovando cada vez mais a cada ano.

O que você acha desse aplicativo? É um aplicativo funcional para o seu dia a dia? Conte para nós nos comentários abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui