Muitas pessoas estão sofrendo de pressão alta. Hoje, é normal que elas utilizem medicamento para manter a pressão arterial controlada, evitando diversos problemas que podem surgir através deste mal. Por isso, este artigo tem como objetivo falar mais sobre a hipertensão e as precauções que todos devem tomar para evitar que isso ocorra e ter uma saúde mais apropriada.
Siga a Proddigital Saúde no Twitter >>>
Hipertensão:
Hipertensão, ou pressão alta, é uma elevação dos níveis do sangue. Ou seja, é uma alteração da pressão arterial que pode ocasionar diversos problemas. Apesar de não ter cura, ela pode ser controlada apenas com dietas e, quando necessário, com medicamentos e tratamentos acompanhados por um profissional da saúde.
Trata-se de uma doença crônica que geralmente acontece devido a outras alterações do organismo como a obesidade. Além do excesso de peso, a hipertensão pode ocorrer até mesmo em pessoas magras, pois seu surgimento se dá quando as artérias perdem a capacidade de contrair e dilatar ou quando o volume de circulação aumenta significativamente, exigindo uma maior velocidade para circular o sangue.
Por incrível que pareça, mesmo podendo ser observada, a pressão alta ainda é uma das principais causas de morte nos dias atuais.
Veja também:
Como acontece a hipertensão:
Pressão arterial sistólica é o nome dado para o movimento que ocorrer quando o coração bombeia sangue pelas artérias para o resto do corpo, fazendo o movimento de contração. Quando há uma alteração da circulação ou excesso de volume, ocorre a hipertensão.
Tipos de pressão alta:
A pressão alta pode ser dividida em três estágios, sendo:
1- Estágio I:
É quando o nível de milímetro de mercúrio está acima de 140 por 90 e abaixo de 160 por 100.
2- Estágio II:
É quando este nível é maior que 160 por 100 e menor de 180 por 110.
3- Estágio III:
É quando fica acima de 180 por 110.
Vale ressaltar que a pressão arterial considerada normal deve estar a 120 mmHg (milímetro de mercúrio).
Sintomas:
Quando uma pessoa apresenta uma elevação da pressão arterial, geralmente apresenta alguns sintomas. Ocorrendo isso, é fundamental procurar ajuda de um especialista. Tais sintomas são:
• Enjoos:
É normal a pessoa ficar nauseada quando sua pressão estiver alta.
• Tonturas:
Algumas vezes, a pressão alta pode causar tonturas e desconforto.
• Dor na nuca:
Um dos principais sintomas é a pressão ou dor na nuca.
• Dor no peito:
A dor no peito pode ser um sintoma de hipertensão. Se isso estiver ocorrendo, é imprescindível procurar ajuda médica.
• Problemas respiratórios:
Algumas pessoas podem apresentar dificuldade de respirar quando a pressão estiver alterada.
Veja também:
Os sintomas costumam aparecer apenas quando há uma elevação da pressão.
Fatores de risco:
A maioria dos casos, a hipertensão é herdada, porém, apesar de ser minoria, a pressão alta pode ser ocasionada por problemas de saúde como: alteração da glândula tireoide ou das glândulas endocrinológicas, cigarro, bebidas alcoólicas, obesidade, diabetes, sedentarismo e alimentação.
Tratamento:
Antes de qualquer coisa, é fundamental seguir as orientações do médico para evitar problemas mais graves. No entanto, há algumas dicas para controlar esse problema e que podem surtir um grande resultado.
• Evite o sal:
Algumas pessoas adoram abusar do sal, porém, quem é hipertenso não deve utilizar este produto para evitar que a pressão suba. Por isso, evite o máximo que puder, dando preferência para uma alimentação mais saudável.
• Não ingira gordura:
Alimentos gordurosos podem alterar a pressão, fazendo com que os níveis fiquem muito alterados.
• Não consumir alimentos industrializados:
Estes alimentos possuem muita gordura, conservante e sódio. Evite o consumo destes alimentos, mantendo uma dieta rica em vitaminas e minerais.
• Pratique exercícios físicos:
As atividades físicas são excelentes para manter a saúde em dia e um condicionamento físico mais adequado. Sendo assim, faça exercícios diariamente, isso evita o aumento do colesterol e acumulo de gordura, além de ajuda na perda do peso.
• Beba muita água:
A água é a principal fonte para a vida e para a manutenção da saúde, ajudando, inclusive, a manter a pressão em seu nível normal.
Se depois destes cuidados, a pressão continuar alta, é importante o uso de medicamentos e visitas ao médico, pois isso pode desencadear doenças mais graves como o infarto, podendo levar a pessoa, até mesmo, a óbito.