A moda sustentável em prol do ambientalmente correto

Quando falamos sobre moda o que vem a mente é a palavra inspiração, para andar com estilo e sempre estar com os looks mais falados do momento. É preciso ficar ligado em tudo que acontece no mundo. Infelizmente o ecossistema passa por grandes mudanças devido aos processos que homem esta envolvido, mas não é isso que pode parar o movimento a arte que a moda é! Conseguir encaixar um estilo de roupa e até mesmo um estilo de vida mais sustentável exige muito esforço e trabalho, então as empresas do ramo da moda pensaram sobre como podem ajudar e diminuir os seus impactos no meio ambiente, e claro sem sair do estilo. A moda sustentável é a nova moda já presente em muitas pessoas que se preocupam com o futuro do planeta.

O surgimento da moda foi algo para mostrar a diferença entre as classes sociais, mas atualmente ela quer juntar os pensamentos e se transformar em algo que possa chegar para qualquer um. Ela traz uma mensagem de imposição. Quando escolhemos nos vestir de uma forma, é aquilo que queremos passar para as pessoas.

Então buscar se vestir de forma mais sustentável, é sim uma grande forma de demonstrar o desconforto que estamos sentindo em relação à degradação do nosso meio ambiente!

A moda sustentável e o impacto na sociedade

A moda gera um grande impacto na população, pois é a segunda maior atividade que movimenta a economia do comércio, gerando muitos empregos e transformando a sociedade com o passar dos anos, além de ser uma forma de expressar e até mesmo demonstrar algum tipo de imposição contra o sistema em vivemos.

Devido aos avanços que a sociedade vem enfrentando com a tecnologia, as mídias se tornaram um fator muito importante para a dispersão de novas ideias de se vestir e de se impor no mundo. Uma roupa diz muito sobre a pessoa que está vestindo, chegando até ser uma forma das pessoas se reconhecerem.

É por isso que a moda sustentável é muito importante hoje em dia, pois ela molda o jeito de pensar da sociedade de uma forma leve e  com menos impactos no mundo.

A palavra sustentável está sendo muito utilizada nos últimos tempos, blogueiras e todos os tipos de influenciadores que trabalham com a internet, buscam sempre se vestir bem e estar por dentro de todas as atualidades, e não tem mais nada atual como os looks sustentáveis. De micro empresa a grandes empresas estão utilizando desse tipo de projeto (A moda sustentável).

O que seria estar ambientalmente correto?

Bem, é sempre estar por dentro de todas as diretrizes que aquilo te impõe, então o que resta é usar roupas sustentáveis que além de ajudar o meio ambiente você vai estar na moda, sendo um grande diferencial entre as pessoas, que é isso que a moda quer, ser o diferencial!

É de fato uma situação bem chocante saber que nossos looks vão ser tão impactantes assim no ecossistema, mas sim eles são!

Grandes artistas pensando no bem estar do mundo e lógico, estar bem vestido. Montam projetos para serem mostrados ao público, no caso os desfiles. Na produção da montagem de grandes desfiles com seus looks que são produzidos de forma ecológica e ambientalmente segura, eles querem passar uma ideia de ajuda ao meio ambiente, e que sempre a moda como um todo está ali para transformar o olhar da sociedade.

Olivia Wilde usando roupa ecológica (2)
Olivia Wilde usando roupa ecológica – Imagem: H&M Conscious Exclusive
Emma Watson usando roupa ecológica
Emma Watson usando roupa ecológica – Imagem: Evan Agostini/Invision/AP
Gisele Bündchen usando roupa ecológica
Gisele Bündchen usando roupa ecológica – Imagem: Stefano Rellandinni / Reuters

Mexa no seu guarda-roupa e reinvente novos estilos

Sabemos que mídia funciona como uma forma de propaganda para esse estilo de vestimenta, a moda pegou e as pessoas se jogam na criatividade e usam e abusam de elementos recicláveis para criação de novas peças, além de serem roupas criativas, esta ajudando o meio ambiente de forma indireta.

O mais legal é que não é necessário largar o tão querido jeans, todo mundo já teve alguma peça de jeans que durou por bastante tempo e o tempo é muito importante para algo que é sustentável, então peças de jeans podem ser customizadas, renovadas, doadas e até mesmo ser transformadas em outras peças. Já pensou em ajudar o meio ambiente e ainda continuar com looks legais e descolados?

Podemos encontrar algumas opções de jardineiras, que são peças que combinam com qualquer sapato ou camiseta. No mundo de roupas sustentáveis é muito importante ter roupas que combinem e se encaixem com outras peças, pois assim é uma forma de ajudar indiretamente o meio ambiente.

Ter menos roupas não quer dizer que você não vai ser uma pessoa com estilo. Hoje em dia a moda sustentável esta cada vez mais conhecida e ela é ofertada em várias lojas de estilos diferentes e peças diferentes, um bom exemplo são os desfiles neles são apresentados roupas confortáveis e de grande estilo. No Brasil muitas lojas já aderiram o estilo sustentável, quanto mais pessoas ficarem sabendo dessa nova proposta a sociedade vai ajudar o ecossistema além de estar sendo ecologicamente correto, vão estar em grande estilo!

O diferencial é que existem muitas microempresas que trabalham com moda sustentável, e isso é muito bom, pois além de ajudar o meio ambiente, também ajuda a propagar ainda mais a consciência de pessoas que ainda não entenderam que o eco-friendly é o futuro da moda.

Hoje, vários sites são criadas matérias sobre o empreendedorismo, que atualmente vem sendo um ótimo mercado para se trabalhar, pois além de ter muitas propostas é um mercado muito vasto.

Tá vendo como é fácil seguir a moda sustentável? Você não precisa se desfazer das suas peças de casa, uma forma bem pratica é customizando e deixando roupas guardadas que seriam jogadas fora com a sua cara, a reciclagem ajuda de uma forma direta o meio ambiente, então fazendo isso em casa você vai fazer a sua parte.

Comprando de lojas sustentáveis, você vai ajudar o mundo em que vive, além de ser uma forma de se mostrar para o mundo, ela (a moda) vai ajudar a mostrar a necessidade da busca pelo ambientalmente correto, sendo uma forma de “protesto” que busca sempre auxiliar as pessoas que querem se sentir no estilo, trazendo uma forma de poder, apenas pelos looks que você vai vestir. Sendo essa uma forma de mostrar para o mundo como é estar na moda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui