Crise do petróleo, discussões sobre a ditadura militar, regresso da economia. Parece que os anos 70 estão mesmo de volta, não é? Pelo menos na moda. Como já havíamos adiantado anteriormente com “As oito principais tendências para a primavera e verão 2016”, a década de 70 começa a ganhar as ruas nas próximas estações e não será difícil encontrar calças flare, chapéus boho, óculos de armação redonda e muitas franjas desfilando por aí. Para que você possa reviver os bons tempos outra vez, reunimos as dez tendências que não podem ficar de fora do seu guarda-roupa nessa estação.
-
Calça Flare
A calça flare, também conhecida como boca de sino, foi o expoente máximo da moda dos anos 70 e promete o mesmo para a primavera e verão do próximo ano. Se antes a víamos mais contida apenas na versão jeans, podemos esperar uma versão mais extravagante chamada de “super flare”.
Outras características dos novos modelos serão muitas estampas, cores como o branco e caramelo, e tecidos diferentes como a camurça, que também fará parte de outras peças como vestidos e caftãs. Com saltos ou rasteiras, a flare é uma ótima opção para quem deseja alongar a silhueta e marcar a cintura.
-
Estilo Gipsy
O estilo “gipsy” é mais conhecido pela sua referência ao modo de vida dos ciganos, livre, sem amarras e único. Influenciada por festivais como Woodstock, que aconteceu no fim da década de 60, a moda dos anos 70 veio com tecidos leves, fluídos, desenhos, cores e estampas psicodélicas. E o mesmo acontecerá em 2016. Depois de uma moda estruturada e um inverno marcado pela influência do grunge, o verão será muito mais colorido e confortável.
-
Tamancos
Esses modelos de sapatos sempre geraram controvérsias, mesmo com a sua aparição na passarela da Chanel em 2010. Mas nessa estação ele se firma de vez no gosto das fashionistas. Usados com saias midi, shorts, calças ou vestidos, com modelos abertos na frente ou totalmente fechados, estampados ou lisos, de todos essas maneiras os tamancos ganharão as ruas nos próximos meses.
-
Roupas esportivas
Mesmo não sendo o “hype” da época, as roupas esportivas foram destaque na segunda da metade dos anos 70, principalmente as usadas por corredores e atletas, com grandes moletons no estilo “bomber” e calças de tecidos leves. Marcas como Adidas e Farm estão revivendo a tendência e trazendo um estilo mais casual, colorido e leve para o verão.
-
Franjas
Vez ou outra, as vitrines passam a estampar bolsas, coletes e botas com franjas. Porém nessa estação, elas virão nas mais diferentes peças, com cortes mais ousados e criando um ar mais sensual, principalmente nas saias midi, jaquetas de couro, calças e ponchos.
-
Chapéus
Panamá, floopy ou fedora. Os anos 70 foram a década dos mais variados tipos de chapéus, que faziam a cabeças de hippies e mulheres da alta sociedade. Com uma moda ainda mais democrática, 2016 será o ano de tratar o chapéu não mais como um acessório, e sim como um item essencial no guarda-roupa.
-
Botas
As botas do inverno serão tendência também no verão. Mesmo com o calor da estação, aposente as de couro e as “over the knee” e aposte em modelos de cano curto, com tons terrosos e material de camurça. Excelentes para os festivais do próximo ano.
-
Patchwork
As roupas feitas por “retalhos” foram um ícone do movimento hippie dos anos 70 e agora estão de volta com uma cara mais elegante, em ternos estruturados, calças jeans, coletes e até mesmo vestidos de festas.
-
Pescoço enlaçado
Os laços serão o “hit” das ruas em 2016, principalmente com os lenços amarrados nos pescoços. De bolinhas, de seda ou bandanas, essa tendência dão um “up” em qualquer tipo de produção, seja no jeans e camiseta, até os macacões.
-
Moda musical
A volta dos anos 70 já vinha dando indícios de chegada nos principais festivais desse ano, como o norte-americano Coachella e o Rock in Rio. Já que a década marcou a ascensão de artistas e bandas nos mais diferentes estilos como pop, com ABBA e Elton John e também do rock n’roll, com bandas como Pink Floyd, Led Zeppelin, Aerosmith e Black Sabbath, nada mais normal do que se inspirar na música para reviver a época.
Essa será a estação para se ouvir e se vestir como artistas icônicos que influenciariam diretamente nas roupas e maquiagem da década, como David Bowie e seu visual artístico, único e psicodélico, Rita Lee e seus óculos redondos, além dos cabelos ao vento e estilo hippie de Caetano Veloso e Gilberto Gil.