O que é API?
Imagem: Sambeetarts/Pixabay

A sigla API corresponde às palavras “Application Programming Interface” que em Português se traduz em Interface de Programação de Aplicativos (tradução Proddigital Idiomas).

Uma API é basicamente uma forma simplificada de integrar vários sistemas diferentes.

Desse modo é possível integrar dois sistemas com linguagens totalmente diferentes.

No passado integrar duas aplicações era difícil e consumia bastante tempo. Com o uso das API ficou bem mais rápido e seguro.

Quais as vantagens de usar uma API?

Existem vários benefícios da utilização de API, abaixo estão explicadas cada uma delas com mais detalhes:

  • Segurança – A troca de dados usando uma API é bastante segura e ágil, pois acontece em milésimos de segundos. Por outro lado as empresas que fornecem os dados da API podem criar barreiras de acesso, desse modo apenas as pessoas autorizadas podem aceder à informação confidencial.
  • Integração prática e flexível – Existem já várias APIs que tornam mais fácil o registro e o login dos usuários em determinadas plataformas. Devido a ser bastante simples de configurar e usar, muitas das plataformas modernas preferem usar uma API pois não necessitam de gastar tempo desenvolvendo essas mesmas funcionalidades. Desse jeito apenas é necessário integrar as aplicações ou sistemas.
api
Imagem: adictec.com
  • Customização dos serviços – Outra das grandes vantagens da utilização de API é a facilidade na customização dos serviços externos. Assim um site pode oferecer aos seus clientes finais um produto feito totalmente na sua medida. Algumas APIs são capazes de traçar o perfil dos usuários de uma plataforma e assim fica bem mais fácil de apresentar conteúdos customizados.

Desvantagens

No lado das desvantagens apresentamos abaixo uma pequena lista com algumas dos problemas que o uso de APIs pode trazer.

  • Demasiadas funcionalidades – Este é um problema pois muitos desses serviços são customizados, no entanto nem sempre é possível alterar totalmente o código fonte de modo a poder esconder ou adicionar novas funcionalidades.
  • Custos elevados – Alguns serviços de integração têm custos associados, isto causa alguns problemas, porque apesar de facilitar tempo e recursos humanos para desenvolver essa funcionalidade é necessário também pagar.

Exemplos de algumas API disponíveis

É possível encontrar um banco de dados com várias APIs ao aceder em www.rapidapi.com . Muitas destas APIs foram desenvolvidas por apenas uma pessoa ou por pequenas equipas de desenvolvimento.

Algumas das mais conhecidas são:

Paypal é um serviço de pagamentos online, que pode ser integrada em qualquer site ou negócio de forma a facilitar os pagamentos e compras de produtos. É uma das API mais conhecidas e das mais seguras do mundo.

api paypal
Imagem: criptofacil.com/Divulgação

Registro e Login via Facebook ou Gmail. Você já deve conhecer esta API pois em vários sites modernos encontra-se sempre esta opção no momento de registar ou entrar. É muito mais rápido pois com apenas um clique o cadastramento é efetuada. Por outro lado o site pode ter acesso aos seus dados com bastante facilidade.

Login com Facebook - Google
Imagem: angular-templates.io/Divulgação

Google Maps também tem uma API que permite mostrar a localização de um local específico. Por ser uma API pode ser facilmente colocada em outros sites ou plataformas. Algumas empresas usam a API do Google Maps para calcular os trajetos melhores dos transportes públicos.

api-maps
Imagem: Google Developers/Divulgação

Nos dias de hoje as empresas estão cada vez mais a usar esta tecnologia, pois são muito seguras e simplificam o trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui