Pular para o conteúdo

Como aumentar a performance de um MacBook antigo

Compartilhe:

Nós sabemos que um MacBook é um equipamento caro se o formos comparar com um computador normal, e por isso a empresa Apple permite que estes equipamentos durem vários anos. Podemos encontrar um MacBook completamente funcional com mais de 5 anos de vida, se ele tiver uma manutenção de hardware e software boa e regular.

É por isso que a utilizarmos as boas práticas de manutenção do macOS, conseguimos aumentar a produtividade do nosso MacBook deixando ele bastante rápido.

Se você tem um MacBook antigo e pretende continuar a utilizar ele mais alguns anos, confira algumas dicas de melhoria de desempenho que você pode utilizar em seu MacBook.

Verifique os recursos

Você tem uma aplicação no MacBook chamada de Monitor de Atividade, pode ver quais são os processos que estão a conseguir mais recursos e há quanto tempo eles estão em uso. Através desta ferramenta você pode descobrir quais são os aplicativos que consomem mais recursos e tentar substituir eles por outro tipo de aplicativos menos pesados. Por exemplo, se você tem muitas janelas do Microsoft Word abertas, você pode utilizar o Word disponível na internet através de um browser e vai consumir menos recursos.

Se você encontrar um processo que está a consumir demasiados recursos, tem opção de parar esse processo para ganhar um pouco mais rapidez em seu MacBook.

Mantenha seus aplicativos atualizados

Quando os desenvolvedores de um aplicativo para MacBook lançam uma nova versão, muitas vezes essa versão é mais otimizada e mais leve, permitindo a você usar menos recursos utilizando os mesmos aplicativos. Algumas vezes por ano faça uma procura manual por todos os aplicativos que você usa e procure atualizações para eles.

Mantenha sempre o seu MacBook atualizado com as atualizações da Apple porque essas são as principais atualizações para manter a performance melhorada do seu MacBook antigo.

Elimine ficheiros desnecessários

É recomendado que você tenha um mínimo de ficheiros possíveis, para que os sistemas de cache do MacBook possam usar esse espaço em disco para colocarem ficheiros temporários em seu computador, porque isso vai ajudar na performance do sistema operativo.

Por isso, pode encontrar umas coisas aqui com dicas interessantes como estas para poder eliminar ficheiros desnecessários, começando sempre na pasta dos Downloads ou Descargas.

Reinicie o seu macOS

O sistema operacional deve ser iniciado periodicamente, não é aconselhável ter um sistema ligado durante várias semanas ou meses uma vez que pode deixar o seu MacBook lento. O ideal é iniciar uma vez por semana uma nova sessão, reiniciando o seu computador e permitindo assim que a memória seja novamente “lida” e os processos comecem de novo a correr sem frescuras.

Reduza efeitos visuais

Dentro das definições do sistema, e da opção acessibilidade, você pode reduzir os efeitos visuais do seu MacBook para que não tenham tantas sombras e o processamento das janelas que você tem abertas funcione mais rapidamente. São bastante bonitas as sombras, mas se você tem um MacBook antigo elas podem atrapalhar o seu funcionamento, e por isso têm que “sacrificar” o que é bonito pelo que é prático e útil para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.