O que é Notificação Push

Uma notificação push é uma mensagem enviada do servidor ou aplicativo para a interface do usuário. É uma janelinha que aparece na tela do computador ou dispositivo do usuário contendo uma mensagem (notificação, lembrete, promoção e ect).

Assim você fica atualizado de tudo o que ocorre nos seus aplicativos sem que você necessite de desbloquear seu celular ou até mesmo abrir um site.

push notificação
Janelas de Notificação Push

Como Funciona e Para que serve?

Esse recurso é utilizado para manter os usuários informados sobre novos conteúdos, vídeos, convites, promoções, alertas, reações a comentários e atualizações do site.

É ideal para que não seja necessário estar sempre acessando o determinado site para saber o que há de novidade. Assim que um push é enviado, uma janelinha pop-up irá aparecer no seu computador ou smartphone, mesmo que você não esteja com o site aberto (site que enviou a notificação push).

Para receber essas notificações push, o usuário precisa assinar para permitir o recebimento. Essa permissão é solicitada por sites que oferecem esse recurso, geralmente assim que abre um site que oferece esse recurso, uma janela parece te solicitando assinar as notificações.

Solicitação para envio de notificações push
Solicitação para envio de notificações push

Se uma notificação é permitida em um determinado navegador de internet (browser), será esse mesmo navegador o responsável por entregar as notificações, ou seja, será esse navegador que mostrará a janelinha pop-up.

E as permissões para receber notificações são individuais para cada dispositivo, ou seja, se você assina uma notificação no seu computador, você receberá notificações apenas no seu computador. Para receber notificações no seu celular, você precisa assinar também através do seu celular.

Veja também:

História da notificação push

Agora que você já sabe o que é notificação push necessita aprender um pouco da sua história. Esta funcionalidade foi desenvolvida pela Apple em 2009 e chama-se Push Notification Service.

apple-push

Em 2010, Google lançou seu próprio serviço, o Google Cloud to Device Messaging. Atualmente tem o nome de Firebase Cloud Messaging.

firebase-google-cloud

Em novembro de 2015, a Microsoft anunciou serviço o Windows Notification Service para realizar esses processos. Neste sistema operacional todas as atualizações, alterações e problemas do sistema são notificados através de notificações push, sendo possível desativar e ativar também.

windows-wns
Notificação push do Windows

Atualmente, os smartphones e até os aplicativos possuem esse recurso de notificação push para avisar os seus usuários sobre atualizações e outras informações pertinentes. E para encontrá-lo basta arrastar o dedo a partir da parte superior da tela do smartphone para baixo e você verá todas as notificações recebidas.

Como você pôde ver, esse recurso é muito utilizado hoje em dia. E é possível concluir que as notificações push são um excelente recurso para usuários que pretendem estar sempre atualizados.

Em síntese as notificações push são uma boa forma para o usuários estar sempre em contato com seus aplicativos e sites favoritos sem ter que passar horas atualizando o site, pois neste caso os usuários são notificados quando existem novidades referentes ao tema sem a necessidade de ter que ficar entrando no seu site preferido.

A notificação push é a forma como muitas das empresas se comunicam atualmente com seus clientes e já é vista como uma das melhores formas para captar a atenção dos usuários.

E aí, conseguiu entender o que é notificação push? Diga aí nos comentários abaixo. E se você já assinou notificações de algum site, então diga o que achou desse recurso? É útil para você?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui