Hiperlink - O que é e para que serve
Imagem: royalty/Depositphotos

Se você já acessou algum site da World Wide Web então deve ter reparado que dentro de algum texto, que contém algumas partes, geralmente marcadas com um cor diferente, onde ao clicá-lo você é redirecionado para uma outra página, seja desse mesmo site ou de outro site terceiro. Por é! Esse pequeno texto clicável é chamado de hiperlink.

Vamos ver abaixo mais detalhes sobre o que significa hiperlink. Continue lendo!

O que é o Hiperlink?

Antes de mais nada um Hiperlink é exatamente o mesmo que um link, ligação ou hiperligação dentro de um hipertexto, apesar de ser chamado de forma diferente. É simplesmente uma forma de referenciar algo e com a finalidade de ligar um documento a outro documento ou de ligar uma página a outra.

Basta clicar sobre o texto clicável com o mouse e o usuário irá ser redirecionado imediatamente para essa referencia.

sistema-link
Vários documentos sendo conectados por hiperlinks.

O usuário pode ser conduzido para um lugar dentro da mesma página, no mesmo site ou até para outro site ou aplicativo.

Sob o mesmo ponto de vista o objetivo é permitir que o usuário consiga navegar por várias páginas cruzadas, isto é, basta clicar num hiperlink para se mover para a página pretendida.

O hiperlink foi recurso bastante inovador pois antes dele apenas era possível navegar através de sistemas lineares, em que para chegar à ultima página era necessário passar por todas as outras, sendo impossível “saltar” até a página final.

Atualmente com o Hiperlink o usuário através de um simples clique consegue abrir uma página à sua escolha e é rapidamente redirecionado para lá.

hiperlink-vs-linear
Fonte: Reprodução/Carlos Ascensão

Como diferenciar um hiperlink no texto?

Antes de mais nada é necessário saber como diferenciar um hiperlink num texto, o que é bastante fácil. Geralmente os hiperlinks são mostrados ao usuário em cor azul e/ou sublinhados. Por vezes podem ser exibidos em outras cores, mas em quase todos os casos a cor é o azul.

A forma mais comum de apresentação de um hiperlink com ligação a URL é a seguinte: https://proddigital.com.br/

Apesar de também podem aparecer de forma implícita como neste exemplo: Proddigital

No entanto ao passar o seu cursor do mouse por cima desses hiperlinks o curso irá se tranformar numa mão e o texto irá ficar mais escuro ou sublinhado, dependendo do seu navegador web.

hiperlink
Exemplo de um hiperlink

Se você já tiver clicar nesse hiperlink a cor irá mudar e ficar mais escura, de forma a permitir ao usuário diferenciar quais as ligações que já abriu.

Onde pode ser usado?

Um exemplo é quando você abre um e-mail e necessita de clicar sobre um hiperlink para conseguir finalizar o registro ou acessar a um determinado conteúdo.

Por vezes existem textos em Word que possuem um índice com vários hiperlinks com o propósito de ser mais fácil de acessar a um conteúdo específico em textos grandes.

É uma forma de enviar o usuário para outra página rapidamente, similarmente a um atalho.

Exemplo do uso de hiperlink em imagens

Pode ser usada para acessar a URL, imagens, documentos, aplicativos e muitas outras soluções.

Como criar?

Um hiperlink pode ser criado de vários jeitos e em diferentes aplicativos. Isto é, pode ser criado usando o Word para criar uma ligação entre páginas, ou pode ser criado num blog ou página para criar uma ligação entre dois sites diferentes.

Assista ao vídeo abaixo para aprender a criar e remover hiperlink usando o Word.

História do Hiperlink

O termo hiperlink foi criado por Ted Nelson em 1965. O inventor se inspirou no livro “As We May Think“(1945) que contava uma história na qual era possível conectar duas páginas de informação e depois pular de uma página para a outra.

O que Ted Nelson fez foi trazer esse conceito descrito no livro para o contexto do computador aplicando essa base em várias sequências de texto. Em 1968 foi implementado o primeiro modelo desta tecnologia de hiperlink dentro de um único documento.

ted-nelson
Fonte: Reprodução/Sodiummedia

Apenas mais tarde este sistema foi implementado para conectar parágrafos em documento separadas.

No ano de 1983 foi criado o sistema HyperTIES que foi usado para produzir o primeiro jornal eletrônico do mundo. Esta mesma tecnologia em 1988 possibilitou a criação do primeiro livro eletrônico do mundo (“Hypertex Hands-On!”).

Por fim em 1987 foi lançado para o Apple Macintosh um programa que permitia a hiperligação entre várias páginas em um documento. Esta tecnologia surgiu mais tarde no Microsoft Windows 3.0 na suas páginas de ajuda.

Conclusão

Em síntese o hiperlink veio transformar a forma como hoje em dia se acessa a diferentes páginas, pois é algo que os usuários fazem todos os dias com bastante facilidade.

No passado era bem difícil de “saltar” entre páginas o que dificultava a leitura de grandes páginas com bastante texto.

O hiperlink facilitou bastante a forma como usamos a Internet e da forma como nos movemos nas páginas do computador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dez − 3 =