Como criar um site - dicas valiosas
IMAGEM: Sentavio/Depositphotos | EDIÇÃO: Proddigital

Diante da possibilidade de obter sucesso ou ganhar dinheiro na Internet, é comum surgir a dúvida: como criar um site?

A resposta para essa dúvida está no post que a Hostinger preparou exclusivamente para o nosso blog. Confira as dicas logo abaixo.

Entenda as possibilidades para criar um site

Hoje em dia, a criação de um site não exige tantos conhecimentos complexos sobre programação. Com um pouco de pesquisa, é possível ter acesso a plataformas e sistemas online que possuem caráter intuitivo, bem no estilo “arrasta e solta”.

Por meio dessas plataformas e construtores de sites, você tem todas as condições de ter o seu próprio projeto na internet sem necessitar gastar uma fortuna para criar um site completo.

Como qualquer outro tipo de projeto, a construção de um site envolve uma série de etapas. É interessante conhecer e saber quais são essas etapas. Acompanhe logo abaixo e consiga criar um site hoje mesmo.

Conhecer bem o próprio projeto

Qual será o propósito do seu site? Será divulgar a sua empresa? Será para vender algum determinado produto? Enfim, ao responder com clareza tais perguntas, você terá uma noção melhor de como desenvolver o seu trabalho.

Vale salientar também algumas considerações relevantes em relação sobre o que é site, um blog e uma loja virtual.

Sendo assim, um site geralmente apresenta perfil mais estático e é ideal para conteúdos de caráter institucional. Isso inclui empresas, instituições governamentais e também estabelecimentos comerciais.

Um blog, por sua vez, é ideal para a propagação de conteúdo dos mais diversos. Por isso, esse tipo de projeto é mais adequado para publicações frequentes e em diferentes formatos.

Os blogs são mais dinâmicos e demandam atualização constante, bem como permitem postagem que utilizam todos os recursos de convergência de mídias que a internet atualmente permite.

Já uma loja virtual, de acordo com o que o próprio nome indica, é o meio ideal para quem quer investir no e-commerce. Atualmente existem plataformas adequadas para a criação de lojas virtuais.

Enfim, seja uma loja, um blog ou um site, é fundamental que, por trás deles, exista um bom trabalho de divulgação e atualização, permitindo com isso que eles atinjam o público ideal.

Dica da Hostinger: Fazer um planejamento, mesmo que básico, pode aumentar as chances de sucesso do seu projeto e evitar problemas na criação do site e até mesmo com a escolha da hospedagem.

A plataforma certa

Depois de estar ciente a respeito das características e do propósito do seu projeto online, chega a etapa que é escolher a plataforma que vai permitir criar um site.

Hoje em dia, existem à disposição dezenas de plataformas destinadas à construção de sites na internet. Cada uma delas conta com suas próprias características e especificações de uso.

Construtores de sites

No estilo “arrasta e solta”, podemos citar o Wix, o Weebly, Jimdo, Zyro.

São plataformas mais direcionadas a usuários iniciantes, que não querem perder tempo programando páginas e desejam colocar conteúdos online da maneira mais prática possível.

Esse tipo de ferramenta exige menos conhecimentos técnicos em desenvolvimento web, sendo ainda indicado para quem não está familiarizados com ferramentas mais profissionais.

WordPress

O WordPress é o “queridinho” quando o assunto é criação de sites. Por ser de código aberto, a plataforma é inteiramente gratuita e conta com mais recursos e funcionalidades, sendo ideal para dar um perfil mais profissional ao seu projeto.

Entre as características que tornam o WordPress bastante recomendado está o fato de que ele é intuitivo, de fácil personalização e conta com vários plugins para qualquer finalidade que quiser realizar com seu site.

Obtenção de um domínio e hospedagem

Qualquer projeto com pretensões profissionais envolvendo internet deve contar com um domínio e hospedagem. O domínio é o seu endereço na internet.

Dependendo do propósito do seu site, o domínio pode ser “.com”, “.org”, “.net” ou alguma extensão condizente com o seu negócio. É ideal que o domínio seja sempre um nome curto e de fácil memorização.

Dica da Hostinger: Evite extensões incomuns como “.ninja” ou “.vip”, pois pelo desconhecimento os usuários podem confundir o seu site ou não se sentirem confiantes em acessá-lo.

Já no caso da hospedagem, ela também é importante, pois define onde estarão armazenados os conteúdos da página do seu site, blog ou loja virtual.

Por isso, é fundamental contratar uma empresa especializada em hospedagem de sites. A Hostinger, por exemplo, apresenta planos variados e vantajosos para qualquer tipo de negócios.

Por outro lado, a partir do momento que o seu negócio avançar e conquistar um alto número de tráfego para o seu site, você pode adotar um plano com mais recursos.

A criação do site

Depois de todas as etapas anteriores devidamente definidas, chega a hora de colocar a mão na massa e construir o seu site. Para isso, você deve começar efetuando a instalação da plataforma escolhida.

Caso a opção seja o WordPress, você deve optar por um template (modelo de página) que tenha relação com o perfil do seu projeto. As alternativas que o WordPress oferece são bem variadas.

Além disso, lembre-se de efetuar a instalação de alguns plugins que podem ser úteis posteriormente. Existem plugins variados como os  que bloqueiam spams nos comentários, bem como aqueles destinados a tornar o carregamento do seu site mais rápido.

Dica da Hostinger: Cuidado com a instalação de alguns plugins, pois eles podem causar erros no site, lentidão ou deixar o site offline. Isso é causado por alguma incompatibilidade, mas a desinstalação dele, na maioria das vezes, resolve o problema.

Conclusão

Por tudo isso, não é um equívoco afirmar que atualmente ter um site é algo fácil. Ao escolher a plataforma mais adequada e uma boa empresa de hospedagem, o seu projeto na internet tem tudo para gerar bons resultados.

E então, se você tem uma ideia para criar um site, já está na hora de deixar a teoria para trás e colocar tudo em prática. E com os serviços de hospedagem da Hostinger você consegue obter sucesso na internet investindo poucos recursos.

Está esperando o que para começar seu site hoje mesmo?

curso de bateria online - bruno graveto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here