Atualmente é difícil compreender como era a vida antes dos celulares e dos smartphones. E se hoje eles são compactos e práticos, nem sempre foi assim. A evolução dos telefones celulares é um dos principais marco nas comunicações.
Essenciais na vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo, além de uma potente maneira de comunicar-se com outros, o celular também é um meio de trabalho, estudo e lazer para muitas pessoas.
Linha do tempo
Primeira geração
A primeira geração de telefones celulares surgiu ainda nos anos 1980. Eles eram grandes e pesados, com recursos limitados e capacidade de fazer apenas chamadas de voz analógicas. Ainda assim, foram uma verdadeira revolução na comunicação, já que não era possível fazer as ligações sem fio e até então, todos os aparelhos eram fixos e com fio.
Segunda geração
A segunda geração (2G) de celulares é o que conhecemos por celulares dos anos 90, quando a tecnologia digital foi introduzida. As chamadas ficaram mais claras e de maior alcance; além de terem introduzido também as mensagens de texto por serviço de roaming – as famosas SMS.
Terceira geração
A chegada da terceira geração de celulares no início dos anos 2000 trouxe um avanço significativo. Agora os aparelhos eram moda e as pessoas do mundo todo estavam de olho nessa tecnologia. Os telefones 3G já eram um passo em busca de uma conectividade mais rápida, permitindo navegar na internet, enviar e receber e-mails, fazer videochamadas e transmitir mídia.
Quarta geração
Quando o 4G chegou com sua tecnologia, em meados de 2010, a telefonia celular teve um salto ainda maior. Houve um aumento na velocidade da conexão e os aparelhos traziam cada vez mais recursos tecnológicos: downloads mais rápidos, jogos online e aplicativos mais avançados.
Quinta geração
A recém-chegada quinta geração (5G) de telefonia móvel, o 5G, começou a ser implementada em alguns países a partir de 2019. Essa tecnologia oferece velocidades de dados extremamente rápidas e potencial de impulsionar a realidade virtual.
Os smartphones modernos oferecem uma ampla gama de recursos, como câmeras de alta resolução, assistentes de voz, reconhecimento facial, formas de pagamentos virtuais, armazenamento em nuvem e uma infinidade de aplicativos para diferentes fins.
Além de todas as mudanças tecnológicas, os telefones celulares também passaram por grandes mudanças no design; se antes eram grandes e pesados, hoje em dia são leves, com belíssimos designs e cores especiais. Essa evolução dos telefones celulares trouxe um deseja ainda maior nas pessoas em ter esse aparelho sempre próximo.