O que é Cartão SD
Imagem: Recklessstudios - Pixabay

Importantíssimo hardware principalmente para celular, o cartão SD salva a vida de muita gente oferecendo maior armazenamento de dados. Mas apesar de ser muito utilizado no cotidiano e muito conhecido, ainda há dúvidas que rondam estas duas letras.

Então, que tal continuar lendo este artigo e saber mais sobre esse hardware?

O que é Cartão SD?

Cartão SD (Secure Digital Card), também conhecido como cartão de memória ou cartão de memória flash, é um dispositivo de armazenamento de dados através de memória flash. Possui criptografia que permite a segurança dos dados armazenados. E é amplamente utilizado em celulares, computadores, mp3, câmeras digitais, videogames e ect.

Com o surgimento em 2000, o Cartão SD foi formado pelas empresas Panasonic, Toshiba e SanDisk. Esse dispositivo tem três características principais:

  • criptografia, que mantém dados seguros e faz gestão de direitos autorais;
  • bom desempenho em transferência de dados;
  • trava física que evita que os dados sejam excluídos acidentalmente.

Atualmente a tecnologia SD é gerenciada pela SD Association.

Com o surgimento de novas tecnologias e a evolução cada vez mais rápida de aparelhos móveis (smartphones, tablets, câmeras digitais, etc), as pessoas necessitam de mais opções de armazenamento de dados. Daí, surgiu o Cartão Micro SD, que, apesar do nome e do tamanho físico, oferece ao usuário mais capacidade de armazenamento de dados, chegando a comportar até 1 TB de memória.

Basicamente, o cartão SD transfere e armazena informação. O usuário não precisa de fonte de energia para manter os dados intactos. Além de que o Cartão é móvel e portátil e compatível com a maioria dos aparelhos portáteis.

Como funciona um Cartão SD?

O Cartão SD depende dos chips de armazenamento da memória flash, é assim que pode guardar dados. Ele possui uma placa de circuito que faz uso de corrente eletrônica para conseguir armazenar arquivos e, mais tarde, torna-los recuperáveis através de leitores de SD.

A memória Flash faz um procedimento de gravação e leitura de dados, que contém dois lados: um é responsável pela leitura de dados e o outro armazena informações.

Tipos de Cartões

Cartão SDHC de alta capacidade:

É um cartão SD com mais capacidade que o convencional, sendo mais utilizado em câmeras digitais, pois possui velocidade em transferências de dados.

Cartão XQD:

A capacidade de armazenamento chega até 2 TB. É um cartão mais avançado, feito para profissionais, já que os mesmos necessitam de velocidade.

Compact Flash:

Geralmente usado em câmeras, sua capacidade chega a 256 GB.

Há vários outros tipos de cartões e eles vêm evoluindo cada vez mais, com mais velocidade e capacidade de armazenamento. É sempre necessário inovações para os usuários.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui