Partição de disco


Provável que seu computador já precisou de uma resetada por conta de falhas no sistema operacional ou por conta de vírus, e você perdeu tudo que tinha salvo nele, seus trabalhos e tudo mais de valioso que você guardou nele, mas hoje resolveremos esse problema!, usado uma técnica de partição de disco.

Partição de Disco ou particionamento de disco é dividir o HD(Hard Disk) em partes, basicamente ele vai dividir a memória em dois ou mais sendo reconhecido no computador como se fosse um novo HD, quando você parte o HD em pedaços o computador interpreta que cada pedaço é um HD diferente, assim sendo possível ter um sistema hierárquico de arquivo em cada pedaço.

Mas para que isso?

Suponhamos que você vai precisar formatar o seu computador porque houve algum tipo de erro que compromete todo sistema, você irá perder todos seus arquivos, mas se você tiver dividido o HD em dois e ter guardado os arquivos num pedaço separado do SO(Sistema operacional) você vai poder resetar apenas o pedaço do HD com o sistema operacional, e instalar novamente o sistema e ter todos os arquivos de volta.

Além de deixar o computador mais rápido na suas busca de arquivo, pois quando o computador precisar achar o arquivo ele vai ler o HD todo até achar o arquivo desejado, mas se estiver partido em partes o HD o computador só vai ter que procurar na parte do HD que se encontra o arquivo, isso vai deixar a busca por arquivos mais rápida!.

Existe também a questão de dividir o HD, e em cada parte divida ter um novo sistema operacional, que é chamado de multi boot .

Multi boot

Multi boot é quando você tem vários sistema operacional em um único computador, funciona assim, depois que você parte o HD em dois pedaços você instala em um pedaço o windows o no segundo pedaço o linux fedora, ou até mesmo ter dois windows, Windows 7 e Windows 10 no único computador.

A quantidade de sistema operacional num único em HD depende da memória dele, Quantos mais memória mas SO pode ser instalada, normalmente se usa o dual boot que consiste em um único computador com dois sistemas operacionais.

 

Como criar uma partição no seu HD?

Vamos começar criando a partição do HD usando 3 passos.

1 – Entrando no gerenciador de arquivo

Em seu computador entre no “Gerenciador de arquivo”.

Clique com o botão direito do mouse em “Este Computador” ou “This Computer”, selecione a opção “Gerenciar” ou “To manage”.

2 – Dividindo o HD 

Clique em “Gerenciamento de Disco”.

Clique com o botão direito na partição do seu HD, a qual tem a letra definida(C:, D:, E:, etc), selecione o quanto de memória você quer separar do seu HD principal, e aperte em “Diminuir”.

3 – Criando nova partição no HD

Veja que agora ficou uma parte não alocada no HD, aperte nela com o botão direito, e selecione a primeira opção “Novo Volume Simples…”, aperte no “Avançar” duas vezes.

Agora selecione qual letra você quer por na parte HD, e aperte em “Avançar”.

Essa parte é só o caso de você querer uma configuração diferente, caso não queira aperte em “Avançar ”.

Veja que agora em “Este Computador” existem dois HD, agora é so você guardar suas pastas e arquivos nele.

Nova ṕarticao de HD no windows

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui