Hoje nós vamos contar para você o que é NFT. Essa sigla, que significa Non-fungible Token, que, quando traduzido para o português, significa Tokens não-fungíveis, tem um significado muito importante no mundo digital e está ganhando cada vez mais espaço, ainda mais hoje em dia, que vivemos em um tempo muito globalizado e tecnológico.
Para ajudar você a entender melhor sobre esse assunto, que está em praticamente todas as coisas que vemos na internet, nós separamos algumas das principais informações para te passar.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para conferir todas as informações e novidades do NFT!
O que é NFT?
No mundo da tecnologia, é muito comum ouvirmos e vermos a sigla NFT, mas muitas pessoas nem sequer sabem o que ela significa.
Na verdade, NFT é a sigla usada para denominar “non-fungible token”, que traduzido para o português significa “token não-fingivel”.
Esse termo é usado quando tratamos de um ativo digital, que é baseado em blockchain, que por sua vez, representa objetos reais.
Se pegarmos o significado de token como um símbolo e aplicarmos a ele o conceito de fungibilidade, que é um atributo de bens adquiridos e que tem a possibilidade de substituição por outros bens similares, podemos facilmente ter um entendimento a respeito do NFT como um bem diferenciado que possui dados que fazem dele único, ou não fungíveis ou substituíveis.
Como cada ativo NFT possui uma informação diferente gravada nele, esse ativo é único, diferente dos demais e é justamente por isso que eles não podem ser substituídos.
Ademais, eles não podem ser trocados por outros iguais, simplesmente porque não é possível que existam dois ativos NFT iguais. Em suma, é como estar diante de uma obra de arte.
Qual a relação entre NFT, blockchain e criptomoedas?
Conforme já dissemos anteriormente, o mundo dos serviços tecnológicos está se desenvolvendo em uma velocidade muito alta e todas as áreas da economia já estão aderindo a esse conceito.
Para entender melhor qual é a relação entre NFT, blockchain e criptomoedas, primeiramente é preciso que você saiba mais sobre cada uma delas.
Veja abaixo uma explicação detalhada sobre cada uma dessas tecnologias e como elas se encaixam:
Tecnologia de blockchain:
A tecnologia de blockchain é conhecida por ser parecida com alguns trabalhos pecuniários como fintech, que nada mais é do que empresas ou startups prestadoras de serviços financeiros 100% digitais.
Para esse tipo de serviço, a tecnologia é o principal fator que diferencia as empresas de blockchain das que são tradicionais neste setor.
Além disso, esse tipo de serviço financeiro 100% tecnológico abriu caminho para uma nova indústria: os tokens artísticos.
Criptomoedas:
Como todos já devem saber, os tokens são um termo utilizado para representar algum serviço ou bem dentro do mundo digital.
Isso significa que a tecnologia de blockchain deu origem a criação das criptomoedas, que são uma espécie de dinheiro digital usados para todos os tipos de transações tecnológicas.
Mas, além de fazer com que essas transações digitais fiquem mais rápidas e seguras, as criptomoedas também fazem com que o gasto duplo dos valores reais sejam prevenidos, pois na internet é muito simples realizar cópias de dados, alterá-los ou trocá-los.
É aí que a tecnologia do blockchain entra em ação, pois é por meio desse sistema que essas fraudes podem ser identificadas e bloqueadas.
Mas afinal, quem está por trás desse sistema conferindo as informações?
Acontece que a tecnologia de blockchain se assemelha como um livro público de contabilidade, que contém todas as informações sobre as transações de criptomoedas feitas. É um sistema 100% tecnológico, onde o acontecimento de erros são praticamente impossíveis, e isso faz com que cada transação tenha sua própria digital, sendo impossível realizar alterações depois de finalizadas.
NFT:
Os mecanismos tecnológicos tendem a avançar a cada dia, e, depois do surgimento da tecnologia de blockchain e das criptomoedas, um novo programa sobreveio e elevou o nível desses dois recursos para as alturas em qualidade e segurança.
Depois que o NFT foi aplicado ao uso das criptomoedas e da tecnologia de blockchain, a lista de maneiras de se utilizar a tecnologia passou a ser praticamente infinita, tanto que passou a ter relação com outros tipos de metaverso e criptomoedas, que foi anunciado recentemente pela gigante industrial Meta, que atualmente é dona de alguns dos principais meios de comunicação no mundo todo, como o Facebook e Whatsapp.
Para que NFT é usado?
Agora que você já entendeu o que é um ativo NFT, é hora de saber para que eles são usados.
Na prática, quando um registro NFT é feito, ele faz com que basicamente qualquer coisa do mundo digital se torne um ativo único, com exclusividade e autenticidade seguras através de uma rede blockchain que não muda nunca.
Assim, se tornou possível comercializar diversos produtos digitais, como músicas, obras de arte digitais, itens de games e inúmeras outras possibilidades, pois como são únicos, em tese apenas o usuário que comprar esse produto digital terá o direito oficial garantido de usá-lo.
Ademais, o uso desse tipo de tecnologia faz com que o NFT seja imutável e não-fungível, o que significa que é algo que não pode ser “gasto” ou consumido, o que consequentemente o torna eterno.
Podemos ver o uso desses ativos na prática, nos chamados jogos NFT, que dão recompensas a seus usuários em forma de itens raros, que podem ser comercializados pelos donos, por possuírem poucas peças disponíveis em alguns universos, o que também ocorre no mundo das obras de arte digitais, a boa e velha oferta e procura.
Quem são os vendedores de NFT?
Os vendedores de NFTs geralmente são lojas digitais que disponibilizam os mais variados produtos com a garantia de exclusividade que o registro tecnológico proporciona para seus compradores.
Com o avanço desse instrumento de marketing, todas as grandes marcas mundiais estão aderindo ao mercado do NFT. Hoje em dia, você já pode encontrar produtos certificados dos mais variados gêneros.
Os itens mais vendidos são obras de arte, músicas, itens do mundo da moda, jogos e até publicações históricas nas redes sociais.
Isso significa que é possível comercializar de tudo no mercado de NFT.
Confira abaixo algumas das lojas virtuais de NFT mais acessadas e utilizadas no mundo todo:
- OpenSea;
- Rarible;
- Mintable;
- Binance NFT;
- SuperRare.
- Além disso, como já citado acima, algumas marcas mundialmente famosas também já aderiram à comercialização de produtos com identificação digital de exclusividade NFT.
- Tais como:
- Nicke;
- Dolce & Gabbana;
- Gucci;
- Adidas;
- Tommy Hilfiger;
- Balenciaga, entre outras.
Quem são os compradores de NFT?
É claro que qualquer pessoa do mundo pode visualizar obras de arte, imagens e músicas que valem muito dinheiro na internet. No entanto, é a propriedade sobre elas que agrega valor ao produto.
Com NTFs, quem compra um produto digital não só tem a propriedade dele, mas com a tecnologia de blockchain ele se torna o proprietário público e transparente daquele produto.
Desde os usuários iniciantes, que especulam e compram alguns ativos NFT, esperando que se valorizem, até os grandes proprietários de valores absurdos em criptomoedas, que desejam “patrocinar obras de artes digitais”, existe todo tipo de pessoas interessadas nesses ativos.
Há algum tempo atrás, era possível encontrar quem disse que as artes digitais eram simples demais, ou não possuíam apelo suficiente. Entretanto, agora, a agitação e popularização desse tipo de ativo fez com que novos nomes alcançassem a fama no mercado de arte digital.
Por ser uma tecnologia nova e com possibilidade de se colecionar, a febre dos ativos NFTs tem aumentado mais e mais a cada dia. Por conta disso, colecionadores do mundo todo tem buscado esses ativos. Em muitos casos eles tem fama de serem extremamente raros e limitados, o que aumenta ainda mais o frenesi em encontrá-los.
Quais os tipos de NFT?
Já sabemos que os token representam os direitos de propriedade, ou de acesso, a diversos tipos de ativos digitais. Por conta disso, existem diferentes tipos de NFTs e cada um possui um propósito e uma função específica.
Veja a seguir, alguns dos principais tipos de NFTs, que você pode encontrar hoje em dia na internet:
- Arte: Esse NFT representa especificamente obras de arte, como por exemplo modelos em 3D, ilustrações, GIFs e até vídeos. Esses ativos são geralmente negociados em plataformas específicas, como o Super Rare, por exemplo;
- Músicas: Esse NFT possibilita que se possa vender músicas digitais online. Algumas plataformas específicas para esse tipo de ativo permite que os artistas criem arquivos colecionáveis para os clientes. Isso acaba fazendo com que tenham um controle maior sobre sua arte;
- Itens de jogos: Esses NFTs são popularmente usados para representar personagens ou objetos dentro do jogo, além de outros aspectos;
- Moda: Esses são os NFTs mais peculiares, pois representam peças de vestuário digitais, além de algumas coleções inteiras e exclusivas;
- Identidade: o objetivo dessa NFT é retratar algumas informações pessoais de seu proprietário, como perfis online, por exemplo.
Agora que você já entende o que é NFT, pesquise mais a respeito desses ativos e entenda o valor que eles têm no mundo digital!