O disco rígido é uma peça fundamental do nosso computador, onde armazenamos e organizamos todos os nossos arquivos. Com um gerenciador de partição de disco rígido podemos mudar o uso do seu espaço e desfragmentar a partição para que possamos melhorar o desempenho do nosso computador. Para nos ajudar nessa tarefa, contamos com ferramentas como o MiniTool Partition Wizard, sobre a qual falaremos hoje.

BAIXAR
Compatível com Windows 10/8.1/8/7/Vista/XP

Principais recursos do MiniTool Partition Wizard

Com esta ferramenta poderosa podemos repartir nosso disco rígido de tal forma que possamos dividi-lo em várias partições para que possamos manter os dados organizados de forma acessível dentro da capacidade do disco, bem como criar, fundir, formatar, converter, redimensionar e deletar as partições.

Com o MiniTool Partition Wizard também podemos clonar todo o nosso disco rígido ou selecionar partições, para que possamos substituir ou atualizar o disco sem causar perda de dados. Também será possível migrar os dados do sistema operacional junto com suas configurações para um novo disco rígido, evitando ter que reinstalar todo o sistema operacional. Além disso, poderemos recuperar as partições que apagamos ou perdemos no espaço em disco não alocado e, dessa forma, evitar uma perda inesperada das partições.

MiniTool Partition Wizard: diferenças entre suas versões

Este gestor de partições tem uma versão gratuita um pouco limitada, mas também duas versões pagas, a Professional Edition com todas as opções que incorpora e a Server Edition, destinada a servidores. Vamos ver quais são as características de cada um.

Funções encontradas no assistente de partição MiniTool:

  • Redimensione, mova, copie, junte, crie, apague, verifique, oculte ou explore partições;
  • Clone disco;
  • Gerencie volumes dinâmicos;
  • Migre o sistema operacional para SSD ou HDD sem reinstalar o Windows;
  • Converta o disco do sistema entre MBR e GPT;
  • Reorganize os discos virtuais dos espaços de armazenamento do Windows;
  • Crie um disco de inicialização WinPE para resgatar o Windows com falha;
  • Redimensione partições de forma inteligente;
  • Formate e particionar nunca foi tão fácil;
  • Compatível com Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista, XP.

O uso desse software é bastante simples. Assim que o executarmos, aparecerá o seu menu principal de onde teremos diferentes opções. No canto superior direito temos as opções de Clonar, Migrar sistema operacional, Recuperar partição, um Criador WinPE e Ferramentas.

O MiniTool Partition Wizard é um gerenciador de partições, com o qual podemos criar e modificar partições para obter o máximo do nosso disco rígido. Ele foi projetado para ser usado por todos os tipos de usuários e empresas. Além de poder alterar o nome e sua letra de identificação, também se encarrega de proteger os dados mais importantes antes de possíveis falhas que possam ocorrer na formatação do disco.

Gerenciador de partições no MiniTool Partition Wizard Free 12.1
Gerenciador de partições no MiniTool Partition Wizard Free 12.1

Na parte central aparecem os diferentes tipos de disco que temos em nosso sistema, indicando seu Tipo, Sistema de Arquivo e Capacidade. Se clicarmos em qualquer um deles com o botão direito, aparecerão as diferentes opções que podemos realizar com ele, como Atribuir ou mover, Atribuir espaço, Clonar, Mesclar, Formatar ou Alterar rótulos, entre outros.

Opções para realizar no disco rígido com o MiniTool Partition Wizard
Opções para realizar no disco rígido com o MiniTool Partition Wizard

Todas as funções são tão simples como selecionar aquela que queremos executar e deixar-nos guiar pelo assistente que nos solicitará os dados. Se quisermos limpar uma unidade, devemos inserir o rótulo da partição, o sistema de arquivos, bem como o tamanho do cluster e clicar em OK.

Limpar disco rígido com o MiniTool Partition Wizard
Limpar disco rígido com o MiniTool Partition Wizard

Como baixar e comprar

Baixar MiniTool Partition Wizard em sua versão gratuita é tão fácil quanto acessar seu site. O arquivo de instalação pesa apenas 2,0 MB e é rápido e facilmente instalado em nosso computador. Antes de iniciar a instalação, ele nos perguntará se queremos optar pela versão gratuita ou se preferimos atualizar diretamente para uma das versões pagas.

Dadas as limitações da versão gratuita, vale a pena pensar em adquirir as versões pagas, se acreditarmos que vamos aproveitar todas as funções que elas incorporam. Desta forma, podemos comprar a Professional Edition por USD $ 39, bem como a Server Edition por USD $ 159. Ambos têm atualizações vitalícias gratuitas.

Alternativas para o assistente de partição MiniTool

O MiniTool Partition Wizard é uma boa ferramenta para gerenciar partições de disco rígido, mas se você quiser encontrar outra opção, pode escolher uma das alternativas: GParted, [email protected] e Paragon.

E você, já usou esse software? O que achou? Diga aí nos comentários abaixo e ajude a todos que estão em busca de um gerenciador para particionar disco rígido.

BAIXAR
Compatível com Windows 10/8.1/8/7/Vista/XP

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui