O que é URL?
Imagem: Kaspri/Depositphotos

Dentre tantas siglas e abreviações para definir certas ferramentas da Internet, é normal a confusão em saber alguns conceitos. Mas você sabe o que significa a tão falada URL? Continue no artigo e aprenda o que é URL e a importância dessa sigla.

Embora seja algo simples, é primordial saber exatamente o que é e como funciona a URL, pois assim é possível prevenir golpes, saber compartilhar e acessar conteúdos de forma facilitada e mais.

O que é URL?

A sigla URL vem de “Uniform Resource Locator”, que em português significa “Localizador Uniforme de Recursos”. Em outras palavras, URL nada mais é do que um endereço ou localizador de alguma página ou site na Web. Através deste endereço, a página ou o site é acessada de forma simples, sendo facilmente memorizada.

Estrutura de uma URL

Basicamente a estrutura de uma URL é formada por Scheme, Subdomain, TLD e Second-level domain.

Calma que esses nomes podem ser complicados mas seus conceitos são simples!

Scheme

Scheme é um protocolo necessário para o servidor entender que se trata de um site ou blog. Ainda não entendeu?

Um exemplo bem comum é aquelas letras que aparecem em sites e blogs: “http://” e “https”, saiba a diferença entre os dois aqui.

Há outros protocolos como ftp://, mailto:// e mais.

Subdomain

O subdomínio é como um site dentro de um site. Explicando melhor, seria como uma página que faz parte do site, por exemplo: “blog.meusite.com”. No caso “blog” seria o subdomínio.

Second-level domain

O Domínio de Segundo Nível é a parte mais importante da URL, pois é por onde nós sabemos, realmente, o “nome” do site. Por exemplo, quando vamos entrar num site, nós sempre escrevemos na pesquisa o nome desse site, como google, youtube e por aí vai. Então, em um endereço de site meusite.com, o nome “meusite” seria o second-level domain.

TLD

O Top-Level Domain (domínio de nível superior) é mais conhecido como extensão. Nada mais é que a parte final de uma URL. Pode ser “.com”, que é destinado a sites comerciais; “.org” para ONG’s; “.gov” para organizações governamentais. No Brasil é muito utilizado o “.com.br”. Então, em um endereço meusite.com, a parte “.com” seria o TLD.

Diferença entre URL estática e URL dinâmica

Agora que aprendermos como é formada uma URL, vamos agora aprender o que é URL estática e dinâmica.

URL estática é aquele endereço que permanece inalterado e é permanente, mesmo se acessada por usuários diferentes. Por exemplo, “www.google.com” é um endereço estático, já que ele se mantém igual para todos.

Já a URL dinâmica, como o próprio nome diz, muda e possuem parâmetros que podem gerar páginas diferentes.

Diferença entre URL, domínio e site

A URL é o acrônimo de Uniform Resource Locator (localizador uniforme de recursos), também é conhecido como “endereço da web”. É basicamente o endereço que digitamos na barra de endereço do navegador como, por exemplo, www.meusite.com.br.

Domínio é o nome do site. É o mesmo que second-level domain, assim como aprendemos acima. Basta ver o que há depois de “www.” (que é considerado um subdomínio) e saberá qual é o domínio de determinado site ou blog. Por exemplo, www.meusite.com.br, o “meusite” é o domínio.

Site é a página mágica que aparece assim que é digitada a URL. É o espaço onde está armazenado o domínio.

Como um exemplo prático, imagine uma empresa. O domínio seria o nome dessa empresa, a URL seria o endereço dessa empresa e o site seria o estabelecimento dessa empresa.

História da URL

A URL é uma invenção de Timothy John Berners-Lee, criada em 1990. Inicialmente, esta ferramenta era usada para localizar determinados arquivos na Web, mas atualmente, após os desenvolvedores notarem todo o potencial desta invenção, é usada para endereçar arquivos em geral (sites, blogs, e-mails, etc).

Inclusive, o mesmo criador da URL inventou o famoso sistema World Wide Web ou www. Para os íntimos.

Conseguiu aprender claramente o que é URL e como ele é importante para a estrutura de acesso à web? Deixe o seu comentário aqui abaixo.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui