Qual será o futuro da mobilidade urbana no Brasil
Imagem: Behance/Pinterest

Os carros voadores e altamente tecnológicos são esperados desde o começo do século. Neste artigo, mostraremos as perspectivas para o futuro da mobilidade urbana no Brasil.

Há tempos que a mobilidade urbana deixou de ser apenas uma preocupação governamental para se tornar um assunto discutido por pessoas de diferentes classes e profissões. Afinal, ela é a responsável por tornar o dia a dia de milhões de brasileiros mais eficiente.

Atualmente, ideias como os carros elétricos, por exemplo, que pareciam ser possíveis apenas em produções de ficção científica estão se tornando realidade. E isso se deve ao grande investimento que o mercado automotivo e de transportes vem recebendo.

No entanto, nem só de carros particulares vive a mobilidade urbana de um país, existem muitos outros meios de transporte que são, ou podem ser utilizados para tornar a locomoção da população mais fluida e acessível.

Neste artigo, além de conhecer melhor o futuro da mobilidade urbana no Brasil, veremos quais serão os meios de transporte que contaram com novidades nos próximos anos.

Carro Voador da Pal-V.
Carro Voador da Pal-V. – Foto: Thiago Lavado/G1

Quais as perspectivas para o futuro da mobilidade urbana no Brasil

Em grandes centros urbanos, muitas pessoas já fazem uso de meios de transporte como as bicicletas de aluguel, oferecidas por grandes empresas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que tornam os trajetos mais curtos mais ágeis.

Além delas, nos últimos anos os patinetes elétricos ganharam um espaço considerável entre os meios de transporte para percorrer trajetos mais curtos. E atualmente são uma das principais tendências de transporte para os próximos anos.

Outro meio de transporte que tende a se popularizar ainda mais e ampliar a concorrência são os carros por aplicativo. Atualmente, muitos aplicativos como o Uber e o 99 estão surgindo no mercado brasileiro, o que é muito bom para o consumidor, visto que com o aumento da concorrência, surgem preços mais competitivos.

Além dos carros de aplicativos serviços voltados a caronas também estão ganhando espaço, especialmente nos grandes centros urbanos, onde o número de veículos nas ruas diariamente é imenso, e os índices de poluição são assustadores.

Frotas de ônibus, trens e metros mais modernos, econômicos e livres de poluentes também estão nos planos de muitas cidades brasileiras.

Tendências tecnológicas

Além das tendências para o futuro da mobilidade urbana no Brasil, vale a pena falar um pouco também sobre as possibilidades voltadas as tecnologias automotivas que estão surgindo no mercado, como os carros elétricos, por exemplo, veículos completamente livres da emissão de poluentes.

Atualmente já existe até o seguro auto para carro elétrico, que é diferenciado devido as coberturas do modelo.

Outra tecnologia que já está sendo testada são os carros autônomos, veículos que se dirigem sozinhos, uma tecnologia que, apesar de não parecer em um primeiro momento, pode ajudar muito a melhorar a qualidade da mobilidade nas cidades.

Os carros voadores, também já estão sendo testados, o que nos mostra que em um futuro talvez não tão distante assim, tanto nossos hábitos de locomoção, como nossas leis te trânsito e serviços como seguro de automóvel sofrerão mudanças importantes.

Fontes:
Smartia | Seguroauto | Revista Galileu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

8 − 4 =