de Fortaleza a Jericoacoara
Lagoa do Amâncio, Jericoacoara, Ceará - Imagem: Hoteis.com

Jericoacoara também conhecida como Jeri, é uma pequena vila muito agradável que fica na cidade de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará. Essa cidade nordestina é um ótimo destino para quem procura areia, rede e bom descanso. Neste artigo, apresentamos diversas opções de passeios de Jericoacoara, suas principais praias e lagoas, e como ir de Fortaleza a Jericoacoara.

Jericoacoara e Fortaleza: faça duas viagens em uma

Uma viagem para o Ceará garante que você conhecerá belas praias e paisagens, e que voltará para casa energizado. Se você ainda não visitou esse estado e tem um tempo para viajar, uma boa opção é programar uma viagem conjunta de Jericoacoara e Fortaleza! A distância entre elas é de aproximadamente 300 km, que podem ser percorridos de maneiras diferentes.

Fortaleza e Jeri têm suas atrações e belezas próprias, mas existem muitas outras praias belíssimas na costa oeste do Ceará que valem a pena serem conhecidas.

Neste artigo, vamos falar de algumas dessas praias e de algumas de suas atrações. Dependendo do tempo disponível para sua viagem, você pode programar algumas paradas no trajeto de Fortaleza a Jericoacoara e assim, fazer duas viagens em uma.

Veja agora as dicas de viagens para Jericoacoara e Fortaleza que separamos para você!

Como ir para Jericoacoara de Fortaleza

Caso você já esteja em Fortaleza e queira visitar Jericoacoara, ou se você estiver planejando sua viagem para esses dois lugares, existem algumas alternativas diferentes de transporte. Aqui, vamos mostrar algumas vantagens e desvantagens de cada opção de transporte de Fortaleza até Jericoacoara.

  • Ônibus

Existem ônibus que saem, todos os dias, de Fortaleza com destino a Jijoca ou Preá. Há horários de manhã, de tarde e também de noite. Chegando em Jijoca ou Preá, o passageiro faz uma troca de veículo e pega uma “jardineira”, que é um carro de tração 4×4, para então seguir até Jericoacoara. É preciso trocar de veículo, pois o ônibus não tem estrutura para atravessar as dunas de areia.

Essa é a alternativa de transporte que demora mais tempo, com cerca de 6 a 7 horas de viagem, mas é a de menor preço.

Veja também: Dicas para ter uma boa uma viagem de ônibus

  • Transfer

Outra opção de transporte de Fortaleza até Jeri é utilizando um transfer em veículo 4×4, que leva o passageiro direto até seu hotel ou pousada. Esse serviço pode ser contratado e você pode escolher um veículo particular ou compartilhado. A viagem dura cerca de 4 horas.

O valor desse tipo de traslado é maior em relação ao ônibus, mas há veículos que transportam até 8 pessoas, sendo conveniente caso você viaje com um grupo de amigos ou familiares. Além disso, é possível combinar o horário com o motorista do transfer, de acordo com a chegada do seu voo a Fortaleza.

  • Avião

Caso prefira fazer a viagem até Jericoacoara de avião, é possível desembarcar no Aeroporto Regional de Jericoacoara, de sigla JJD, que fica na cidade de Cruz. Do aeroporto até a vila de Jeri há ainda um trajeto de cerca de 40 minutos de viagem, que pode ser feito com aluguel de transfer 4×4.

Para chegar no Aeroporto Regional de Jericoacoara, você pode pegar um voo que sai do Aeroporto Internacional de Fortaleza, de sigla FOR. Há opções de voos diretos até a cidade de Cruz, a depender da cidade de destino, mas a oferta de voos é menor e mais cara.

Veja também: Dicas para ter uma boa viagem de Avião

  • Helicóptero

Uma outra opção de traslado que sai de Fortaleza a Jericoacoara é o helicóptero. Das alternativas que trouxemos aqui, é a de viagem mais rápida, com cerca de 50 minutos. Além disso, a comodidade de utilizar helicóptero é maior, já que ele pode deixar o visitante logo ao lado do hotel ou pousada em que vai se hospedar.

Devido ao conforto da viagem, é a alternativa mais cara de traslado até Jeri. Mas, durante o trajeto aéreo, é possível observar e admirar a bela costa oeste do Ceará.

Paradas durante a viagem de Fortaleza até Jericoacoara:

Apesar de Jericoacoara ser o destino da sua viagem, e ter lugares lindos para ver, na costa oeste do Ceará há outras atrações e praias que valem a pena conhecer. Caso você viaje até Jeri com carro ou um 4×4 particular, pense em incluir alguns desses destinos no seu itinerário.

  • Lagoinha

Lagoinha, Paraipaba - Ceará
Imagem: Érica Andrade / Pinterest

Lagoinha está localizada no município de Paraipaba, a 95 km de Fortaleza. Lá existem várias opções de restaurantes, caso queira fazer uma pausa na sua viagem, e também há um mirante. Em Lagoinha é possível fazer passeios de quadriciclo ou de buggy, que podem ser alugados com motoristas. Além da praia, os atrativos de lá são as diversas lagoas de água doce, que costumam se formar entre os meses de julho e agosto.

Durante o passeio de quadriciclo ou de buggy, você pode conhecer as famosas Lagoa do Jegue e também a Lagoa das Almécegas, onde é possível fazer um passeio de catamarã.

  • Guajiru

Guajiru, Trairi - Ceará
Imagem: The Coral

A praia de Guajiru está localizada no município de Trairi, que fica a cerca de 120 km de Fortaleza. Guajiru é um local bastante procurado para praticar kitesurf. Lá é possível alugar equipamentos para se aventurar nesse esporte, e caso você nunca tenha praticado o kitesurf, pode também fazer aulas para aprender o básico.

Em Fortaleza, há saída diária de ônibus com destino a Trairi. Chegando em Trairi, é preciso pegar outro ônibus ou uma van até Guajiru. Se você gosta de tranquilidade, esse é um ótimo lugar para se visitar, pois a praia é pouco frequentada por turistas.

  • Flecheiras

Flecheiras, Trairi - Ceará
Imagem: Praia das Flecheiras

Flecheiras também está localizada no município de Trairi. Flexeiras, como você também pode encontrar na internet, fica a mais ou menos na metade do caminho até Jericoacoara. Assim como em Guajiru, Flecheiras tem praias para praticar kitesurf, principalmente em agosto, setembro e outubro, quando os ventos são mais fortes.

As principais atrações de lá são as piscinas naturais, que têm águas rasas e surgem durante a vazante da maré. Flecheiras é uma vila de pescadores, e é possível fazer passeios de barco. A reserva desses passeios pode ser feita em algumas pousadas e barracas próximas à praia.

  • Lençóis baleienses

Lençóis baleienses, Itapipoca - Ceará
Imagem: Ceara Praias

A praia da Baleia fica a 55 km do município de Itapipoca e a cerca de 200 km de Jericoacoara. Esse nome foi dado por causa de uma história de que, há muitos anos, uma grande baleia havia encalhado nesta praia. Pensava-se que era uma lenda, mas anos atrás uma ossada grande foi encontrada após uma forte maré.

Próxima à praia há a Lagoa do Mato, que é cercada de dunas. Em época de chuvas, as águas se acumulam entre as dunas e formas pequenos oásis; por lembrar os “lençóis maranhenses”, aqui se formam os “lençóis baleienses”.

  • Icaraizinho de Amontada

Icaraizinho de Amontada - Ceará
Imagem: Fabiobarros / Wikipédia

Também conhecida como praia Icaraí de Amontada, ela é uma pequena vila de pescadores. Localizada a cerca de 150 km de Jericoacoara, Icaraizinho de Amontada é um ótimo lugar para você descansar. Lá você também pode presenciar um belo pôr do sol à beira do Rio Aracatiaçu, no topo de uma duna.

Assim como em outras praias do Ceará, é possível fazer um passeio de buggy para conhecer as dunas e piscinas naturais desse lugar.

Passeios em Jericoacoara

Depois de ter curtido a estrada ou seu voo até Jericoacoara, chegou a hora de explorar esse lugar maravilhoso! Separamos aqui os principais cartões postais de Jeri, que você não pode deixar de conhecer.

  • Lagoa do Paraíso

Lagoa do Paraíso, Jericoacoara
Imagem: @fernandalarini / Instagram

É na Lagoa do Paraíso que você encontra as famosas redes molhadas, que ficam dentro das lagoas de água doce. Para chegar lá, você pode fazer reserva de buggy ou ir com uma caminhonete adaptada para transportar passageiros.

A Lagoa do Paraíso só pode ser vista em temporada de seca; em período de chuvas, ela se torna uma só com a Lagoa Azul e, juntas, elas formam a Lagoa de Jijoca. Lá é possível praticar caiaque e stand up paddle.

  • Praia da Malhada

Praia da Malhada, Jericoacoara
Imagem: Melhores Destinos

A praia da Malhada fica à direita da praia principal de Jericoacoara, e para chegar lá basta andar cerca de 500 metros. Essa é uma praia pequena, mais isolada e tranquila, sendo perfeita para aqueles que querem momentos de sossego. Na praia da Malhada não há locais para comer e se hospedar, mas é possível curtir nas águas das piscinas naturais.

É um local popular também entre surfistas e windsurfistas. Em tempos de maré baixa, a praia da Malhada fica no caminho para a Pedra Furada, da qual vamos falar mais adiante.

  • Lagoa da Tatajuba

Lagoa da Tatajuba, Jericoacoara
Imagem: Melhores Destinos

A lagoa da Tatajuba se encontra a, aproximadamente, 25 km de Jericoacoara. Para chegar lá, é preciso ir de buggy ou com um veículo 4×4. Na lagoa de Tatajuba é possível fazer passeio de jangada e escorregar num toboágua.

Há também o esquibunda, redes na água, além de ser possível alugar caiaque e stand up paddle. Em Tatajuba existem muitas barracas de descanso, e também restaurantes com variedade de comidas e bebidas.

  • Praia de Jericoacoara

Praia de Jericoacoara, Jericoacoara
Imagem: Sesc PR

A praia de Jericoacoara é também conhecida como a praia principal da vila de Jeri. Ela já foi eleita como uma das dez praias mais bonitas do planeta, em 1994, e é a mais famosa de lá. A praia principal fica logo em frente à vila de Jericoacoara, que tem suas ruas cobertas de areia.

Por causa da sua localização, a praia de Jeri dispõe de diversas opções de pousadas, hotéis e restaurantes, sendo um lugar com muita conveniência para passar seus dias de férias.

  • Duna do Pôr do Sol

Duna do Pôr do Sol, Jericoacoara
Imagem: Melhores Destinos

A Duna do Pôr do Sol fica ao lado esquerdo da praia principal de Jericoacoara. É no topo dessa duna que se vê o famoso pôr do sol de Jericoacoara, que ocorre diariamente por volta das 17h30.

Esse local costuma receber diversos turistas todos os dias, então é recomendado que você chegue 15 minutos antes para tirar fotos e apreciar esse acontecimento imperdível em Jeri. A duna do Pôr do Sol é facilmente acessada através de caminhada.

  • Pedra Furada

Pedra Furada, Jericoacoara
Imagem: Melhores Destinos

A Pedra Furada é uma das principais atrações de Jeri. Pode-se chegar lá fazendo uma caminhada de cerca de uma hora. Você pode andar pelo lado da água, mas vai depender da altura da maré. Para isso, verifique sempre o site da tábua das marés, ou então pergunte para algum pescador ou morador da região.

Você também pode seguir o caminho ao longo do Serrote, onde vai ter uma bela visão da costa e pode onde passará por penhascos rochosos. Entre 15 de junho e 30 de julho, é possível ver o sol se pôr no centro da Pedra Furada.

  • Mangue Seco

Mangue Seco, Jericoacoara
Imagem: Celso Tavares / G1

O Mangue Seco fica pelo lado oeste de Jericoacoara, e apesar do nome, é uma praia que fica em Guriú. Seu atrativo são as árvores e suas raízes que saem para fora da areia, que dão um aspecto bastante rústico à paisagem da praia. No Mangue Seco há alguns estabelecimentos, além de redes nas árvores.

Os balanços presos nas árvores chamam a atenção de turistas, que aproveitam para tirar lindas fotos nesse cenário de raízes aparentes. No caminho para o Mangue Seco, há ainda a opção de visitar um berçário de cavalos marinhos.

Dicas de viagem para Jericoacoara

Agora que você já sabe como se locomover de Fortaleza a Jericoacoara e conhece alguns dos principais destinos e atrações da costa leste do Ceará, falta saber algumas informações importantes para planejar sua viagem a Jeri.

  • Taxa ambiental

Para entrar em Jericoacoara é preciso pagar uma taxa ambiental, no valor de R$30, válida para até 7 dias de estadia. Caso você fique em Jeri por 9 dias, por exemplo, a taxa deve ser paga novamente. O pagamento pode ser feito pelo site da prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, ou logo na entrada a Jeri, num dos postos da prefeitura disponíveis.

O valor arrecadado com a taxa ambiental é destinado à conservação ecológica do Parque Nacional, além de ser utilizado para investir na vila de Jericoacoara e na estrutura do município.

  • Melhor época para conhecer Jericoacoara e Fortaleza

Como no Ceará faz sol e calor o ano inteiro, qualquer época é boa para ir a Jericoacoara e para Fortaleza. Em março e abril é a época de chuva, mas as chuvas de lá não costumam ser intensas. As altas temporadas são em julho e janeiro, que coincidem com o período de férias escolares.

Além disso, Jeri e Fortaleza enchem no período de festas de final de ano e no carnaval, sendo ótimo para quem curte bastante festa e a vida noturna no litoral!

  • Como se locomover em Jericoacoara

Como carros particulares não são permitidos a transitar por Jericoacoara, há outros meios de se locomover por lá. O mais famoso deles é o tour de buggy, que pode passar pelos pontos turísticos mais populares de Jeri. Você pode reservar um buggy e combinar trajetos e lugares para visitar com o próprio motorista.

Há também aluguel de bicicleta elétrica ou e-bike, que são usadas para se locomover em lugares em que não são permitidos veículos a motor ou quadriciclos. As e-bikes são usadas para trilhas e até dunas de areia. Além disso, existem cavalos que podem ser alugados.

  • Conheça outros pontos turísticos de Fortaleza

Fortaleza é uma cidade que combina o lado urbano e das praias, então há diversas opções de passeios e pontos turísticos para conhecer. A Avenida Beira Mar, que possui um calçadão, é a principal via de orla. Seu início fica na praia de Iracema e se estende até a praia do Mucuripe. Apesar de não serem as melhores praias para banho, vale a caminhada pelo calçadão e pela vista.

Durante a caminhada é possível visitar o Mercado dos Peixes, o Jardim Japonês e a Estátua de Iracema Guardiã. Você também pode conhecer as praias de Canoa Quebrada, Morro Branco e Praia das Fontes, muito famosas em Fortaleza.

Monte o seu roteiro de passeios de Fortaleza a Jericoacoara!

Agora que demos várias dicas e opções de lugares para visitar tanto em Jericoacoara, como em Fortaleza, chegou a hora de planejar a sua próxima viagem para o Ceará! Caso você vá de carro particular ou com um 4×4 alugado, ainda tem a opção de visitar praias lindas no trajeto entre Fortaleza e Jericoacoara, como Guajiru, Flecheiras e praia da Baleia. É possível fazer paradas para almoçar nesses lugares, ou então se programar para pernoitar.

Chegando em Jeri, paisagens exuberantes e que merecem muitas fotos aguardam por você. Quando pegar o buggy para algum passeio, fica à sua escolha: com emoção ou sem emoção. O mesmo vale para os destinos em Jericoacoara, já que há praias mais tranquilas, como a praia da Malhada, ou mais badaladas, como a praia principal de Jeri.

Gostou das dicas de passeios de Fortaleza a Jericoacoara? Não vá se esqueça de fazer reservas, pagar a taxa ambiental e levar um pouco de dinheiro. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui