Sair do país de origem é uma experiência que permite descobrir muitas novidades, ampliar a cultura e se sentir relaxado, seja qual for o destino ou a duração da viagem. No entanto, estas sensações só são possíveis se não vierem acompanhadas de sérios imprevistos que, se não fosse pela contratação de um seguro viagem internacional, causariam o sentimento oposto nos viajantes.
Estar assegurado contra todo o tipo de circunstância é um fator essencial para realizar uma boa viagem. Desde o momento em que o turista embarca no avião ou no navio, até o desembarque novamente em território brasileiro, ele está sujeito a riscos, que podem ser desde a queda do avião, extravio de bagagem, ficar doente, sofrer um acidente e outros contratempos.
A vantagem de possuir uma cobertura contra todos estes problemas é evitar desembolsar ainda mais durante o passeio, já que, na maioria das vezes, as viagens exigem um rígido planejamento financeiro, mas acabam acontecendo com um orçamento limitado, sem considerar os gastos extras, principalmente cifras elevadas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o valor médio de uma internação hospitalar é de quase US$ 2 mil!
Cobertura muito além da saúde
A cobertura do seguro viagem internacional depende do plano que o turista está contratando, e a melhor opção para ele é a que tem o perfil da viagem que vai realizar. Dessa forma, uma viagem para praticar uma escalada ao Monte Everest com certeza vai precisar de um plano que cubra acidentes por esportes radicais. O contrário também é válido para outras atividades que forem executadas no período, e só o agente poderá indicar a escolha ideal para cada turista.
Com tantas opções no mercado e valores tão distintos, quem está planejando viajar precisa ficar de olho nas diferenças entre as empresas, já que os contratos não possuem um padrão. Para incluir todo o tipo de cobertura disponível, o valor será mais alto, enquanto que um plano básico e barato pode não ser o ideal para o passeio que será realizado, por isso, além de pesquisar o preço, é preciso fechar o negócio com uma empresa séria, evitando o risco de cair em golpes e ser abandonado em um momento de necessidade.
Veja também:
Entre as possibilidades que as seguradoras oferecem em seus planos, é possível contratar:
Assistência Médica
Seja devido a uma doença, a condições pré-existentes ou a acidentes, essa é uma cobertura essencial, válida apenas para os casos de emergência, pois não é permitido que os viajantes busquem tratamentos de saúde no exterior com o seguro viagem internacional.
Invalidez por acidente
Caso o turista fique temporariamente ou de forma permanente inválido no decorrer da viagem, a seguradora o indeniza de acordo com o valor do contrato.
Cobertura em farmácias
Não é válida para os medicamentos de uso contínuo, mas se a pessoa que está viajando necessitar de um remédio devido a uma doença ou um acidente, o produto será pago pela empresa com a qual o negócio foi fechado.
Serviços odontológicos
Tanto por motivos cirúrgicos ou estéticos, a cobertura odontológica pode cobrir o tratamento com o dentista de acordo com o valor contratado pelo paciente.
Visita
Se o viajante estiver sozinho e não possuir conhecidos no país enquanto estiver em estado de saúde delicado, um familiar pode sair do Brasil para acompanhar os procedimentos e tratamentos imediatamente graças à cobertura do seguro.
Hospedagem
Se for necessário ficar em repouso após a alta do médico, o segurado e seu acompanhante podem se hospedar em um hotel recomendado pelo serviço contratado.
Retorno não programado
Se a passagem de volta não estiver mais valendo, é possível que o viajante e seu familiar retornem para casa sem pagar nada para adquirir novos bilhetes.
Morte acidental
A possibilidade mais desagradável durante a viagem também pode ser coberta pela seguradora, que oferece para a família do falecido o custeio dos trâmites legais.
Assistência para funeral
No caso de morte, a empresa contratada auxilia com o retorno do corpo e com o pagamento das despesas referentes ao funeral e ao enterro.
Assistência Jurídica
Se o viajante tiver problemas com a justiça local, for roubado ou furtado, perder os documentos e cartões, entre outras situações, a seguradora soluciona o problema sem acabar de vez com o passeio.
Adiantamento de fiança e advogados
Caso a situação saia do controle e o turista acabe atrás das grades, a empresa envia um advogado para resolver e realiza o pagamento da fiança para que o viajante siga em liberdade. No entanto, esses valores devem ser ressarcidos após o retorno.
Extravio de bagagens
Muito frequente de acontecer, principalmente nos voos internacionais, o seguro fornece um valor para adquirir os pertences essenciais enquanto a mala do turista é localizada e despachada para o endereço de destino.
Acompanhamento de crianças
Quando uma criança menor de idade precisa viajar sem a companhia dos pais ou responsáveis, é possível solicitar um acompanhante no aeroporto e no voo para que o trajeto seja mais seguro.
Esportes
Muito utilizada por atletas e aventureiros, eles podem ficar seguros contra os problemas provocados pela prática de esportes radicais.