Diferenças entre Pousadas, Hotéis e Resorts

No momento de buscar uma hospedagem num destino de viagem, os turistas devem ficar atentos ao tipo de estabelecimento que melhor se enquadra com o objetivo da estadia. Existem diversas opções de hospedagens espalhados pelo Brasil e pelo mundo. E para escolher a melhor hospedagem, é importante que se entenda a diferença entre pousadas, hotéis e resorts.

E para isso, os turistas precisam entender algumas diferenças básicas entre estes três tipos de estabelecimentos para não errar nas suas escolhas quando for planejar um viagem.

Em 2011, o Ministério do Turismo criou, em parceria com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia, uma classificação de meios de hospedagem. De acordo com essa norma, é possível diferenciar Pousadas, Hotéis e Resorts dentro de categorias específicas.

O sistema, chamado de SBClass, foi criado com o objetivo de aumentar a competitividade do setor hoteleiro no Brasil. A principal vantagem dessa classificação é que ela permite que o turista pague o preço justo no momento de escolher sua hospedagem.

Confira as diferenças entre Pousadas, Hotéis e Resorts

Segundo a classificação do Ministério do Turismo, as pousadas são empreendimentos horizontais, com, no máximo, 30 unidades habitacionais e 90 leitos. Nas pousadas, os serviços de recepção, alimentação e alojamento devem ser temporários. Esses estabelecimentos podem ser divididos por categorias que variam de uma a cinco estrelas.

Pousada
Pousada

Os hotéis são os estabelecimentos que oferecem serviço de hospedagem e recepção, com ou sem alimentação. Esses serviços de hospedagem são geralmente ofertados em imóveis verticalizados, como prédios com andares. Os apartamentos dos hotéis são unidades individuais para uso exclusivo dos hóspedes. A cobrança desse serviço deve ser feita pelo sistema de diárias. Os hotéis também podem ser classificados de uma a cinco estrelas.

Hotel
Hotel

Já os resorts são hotéis com características mais luxuosas. Um resort, obrigatoriamente, deve ter uma infraestrutura completa de lazer e entretenimento, com piscinas, saunas, serviços de estética, áreas de recreação e atividades físicas, e contato com a natureza. Esse empreendimento pode ter de quatro a cinco estrelas.

Resort
Resort

Seguindo a classificação fica mais fácil entender a diferença entre pousadas, hotéis e resorts e assim mais fácil de encontrar a hospedagem ideal em qualquer lugar do Brasil. Faça um orçamento de preços com os estabelecimentos para encontrar a opção mais viável para sua viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here