Todos nós sabemos que as proteínas são muito importantes para a regeneração dos tecidos musculares, e devemos ingerir diariamente a dose recomendada (homens – 56 gramas e mulheres – 46). No entanto existem muitas pessoas que acham que estas apenas são possíveis de encontrar nos alimentos de origem animal, no entanto esta afirmação não é verdadeira. Nesta matéria vamos mostrar-lhe 10 alimentos de onde pode obter proteína sem ser de origem animal.

10 alimentos que contêm proteínas e você nem sabia

1 – Feijões

Meia chávena tem 7 gramas de proteína e cerca de 105 calorias. Seja preto, vermelho, branco ou amarelo, são ricos em proteína e fibras, com pouca ou nenhuma gordura. Há tantas receitas deliciosas onde os pode usar.

2 – Brócolos

Uma chávena contém 3 gramas de proteína e cerca de 20 calorias. Tem ainda um alto teor de fibras, vitaminas A, C e K. Além de que comer brócolos não engorda e tem receitas muito gostosas que pode fazer.

3 – Grão de bico

Meia xícara contém 7 gramas de proteína e 145 calorias. Para além de serem uma fonte de proteína, são ricos em fibras, pobres em gorduras e constituem fontes sólidas de minerais como ferro, zinco e vitamina B. E existem cada vez mais receitas maravilhosas que pode fazer com grão de bico (desde saladas, humus, ou até servir como acompanhamento).

Veja também:

Receitas Mágicas – 12 Mil Receitas

Alimentação saudável – Qual a importância

8 piores alimentos para a nossa saúde

6 dicas incríveis para controlar o apetite

4 – Tofu

Meia xícara contém 10 gramas de proteína e 90 calorias. Versátil e pobre em gorduras, este produto oriundo da soja pode ser cozinhado como substituto dos produtos de origem animal, como carne e ovos.

5 – Sementes de cânhamo

Um colher de sopa contém cerca de 5 gramas de proteína e 40 calorias. Estas sementes são fonte de proteínas completas e minerais essenciais como zinco, magnésio e ferro. São também ricas em ómega 3 e ácidos gordos essenciais. E são doces, podendo substituir o açúcar no café da manhã e no meio do dia.

6 – Leite de Soja

Cada copo tem 8 gramas de proteína e cerca de 110 calorias. O leite de soja tem o maior número de proteínas de todos os leites vegetais (como o leite de amêndoa ou o leite de arroz). Não contém gordura saturada, ao contrário do leite de vaca. Nem lactose.

7 – Aveia

Meia xícara contém 5 gramas de proteína e 150 calorias. Mais rica em proteína e mais pobre em carboidratos que a maioria dos grãos integrais, a aveia também ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, impedindo quebras de energia. É um ótimo alimento para colocar no seu café da manhã para começar o dia logo cheio de energia.

8 – Quinoa

Tem 4 gramas de proteína por cada meia xícara e cerca de 115 calorias. A quinoa é rica em proteínas e contém todos os aminoácidos essenciais ao seu biossistema. É também rica em fibras, ferro e magnésio. Conheça mais sobre essa poderosa proteína que é a Quinoa.

9 – Sementes de girassol

Cada quarto de chávena contém 6 gramas de proteína e 185 calorias. É uma enorme fonte de energia, proteínas, vitamina E e gordura insaturada, saudável para o coração. No entanto devido à quantidade de calorias por porção, você deve ter muita atenção para não comer em excesso.

10 – Sementes de chia

Duas colheres de sopa têm 4 gramas de proteína e 140 calorias. Trata-se de um superalimento, muito nutritivo, rico em proteínas, antioxidantes e fibras e que promove a sensação de saciedade.

Esperamos que tenha ficado com maior noção que não precisa ingerir apenas produtos de origem animal para ter as proteínas que necessita diariamente para a regeneração dos seus músculos. Qualquer questão deixa aí para a gente.



DEIXE UMA RESPOSTA

três × um =