As atividades físicas sempre foram praticadas por pessoas que buscam melhorar o condicionamento físico e manter uma vida mais saudável. São diversos exercícios que permitem esse resultado.

Manter uma vida mais adequada trás diversas vantagens e evita o surgimento de muitas doenças. No entanto, muitas pessoas ainda não criaram este hábito, levando uma vida mais acomodada. O maior problema relatado pelas pessoas que são mais sedentárias é a falta de tempo. Por isso, hoje, vamos mostrar como manter a forma, fazendo as atividades físicas no cotidiano. Se você deseja aprender como criar uma boa qualidade de vida com as tarefas feitas no dia a dia, então fique atento às dicas que seguem abaixo.

Atividades físicas do dia a dia para a saúde:

Manter-se ativo não significa praticar apenas um esporte ou frequentar uma academia. Você pode obter uma vida mais saudável e um ritmo de exercícios, realizando pequenos movimentos de costume diário. De acordo com pesquisas feitas na Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, as atividades rotineiras são tão benéficas quantos outros exercícios como a musculação. Além de melhorar o condicionamento físico, ajuda a prevenir diversos problemas como o colesterol alto.

Assim, é recomendado que, aqueles que não podem frequentar uma academia pratiquem algumas atividades físicas caseiras para conquistar os objetivos esperados. Por isso, abaixo, listamos alguns movimentos tradicionais feitos atrás das atividades caseiras que podem contribuir para um bom resultado.

1- Levante-se da cadeira:

Ao realizar tarefas sentadas, levante-se de tempo em tempo, isso ajudará na perda da circunferência abdominal e a reduzir o índice da massa corporal. Sendo assim, mantenha um ritmo de levantamento ao menos a cada hora e dê uma caminhada pela sala, escritório ou quarto, fazendo alongamentos sempre que possível, pois assim, além da perda de gordura, você manterá os níveis apropriados de glicose no sague.

Levantando-se da cadeira
Levantando-se da cadeira

2- Faça alongamentos e movimentos quando estiver sentado:

Enquanto estiver sentado, trabalhando ou fazendo qualquer outra coisa, faça alguns movimentos abdominais, contraindo e relaxando seis vezes em seguida ao longo do dia, isso ajuda a fortalecer a musculatura da região e melhorar postura. Além disso, estique os joelhos, gire os pés e tornozelos, alongue os ombros, braços e pescoço para evitar problemas que possam surgir com o tempo.

Alongamentos e movimentos sentado
Alongamentos e movimentos sentado

3- Sempre que possível, faça caminhadas ou ande de bicicleta:

Sempre que você estiver indo a algum lugar, seja de casa para o trabalho ou ir pagar alguma conta, prefira andar a pé ou de bicicleta, assim você se manterá ativo. Estas atividades físicas equivalem a determinado tempo na esteira. Além disso, ande pela casa durante alguns minutos, assim você se manterá em movimento, adquirindo um bom hábito.

Andando de bicicleta
Andando de bicicleta

4- Suba e desça as escadas sempre que puder:

Subir escadas fortalece a musculatura das coxas e panturrilhas. Por isso, dê preferência para as escadas ao invés de usar os elevadores sempre que puder.

Subindo escada
Subindo escada

5- Dance enquanto estiver arrumando a casa ou cozinhando:

Dançar ajuda a desenvolver os músculos das pernas e a perder calorias, diminuindo as medidas abdominais. Por isso, sempre que estiver limpando a casa, cozinhando ou fazendo qualquer outra atividade doméstica, coloque uma música e dance. Assim, além de deixar as tarefas de casa mais divertidas, você estará praticando um exercício altamente recomendável.

Dançando na cozinha
Dançando na cozinha

6- Faça agachamentos:

Sempre que você pegar algo que caiu no chão ou for limpá-lo, aproveite para fazer agachamentos, utilizando apenas as pernas e não a coluna. Assim, você deixará suas pernas torneadas e mais definidas.

Agachamentos
Agachamentos

7- Lave suas roupas a mão:

Os braços também precisam ser fortalecidos, por isso, prefira lavar suas roupas à mão, sem a ajuda das máquinas. Isso fará com os músculos dessas regiões sejam trabalhados e desenvolvidos. Sempre que for lavar algo, opte por fazer isso utilizando as mãos e os braços para obter um resultado mais adequado.

Lavando roupas a mão
Lavando roupas a mão

8- Faça contrações de glúteo e abdominal:

Faça ao menos dez contrações no glúteo e no abdominal, contraindo e relaxando em sequência ao longo do dia. Dessa forma, essas regiões serão trabalhadas de maneira adequada, deixando ambas mais durinhas e definidas.

Contrações e relaxamentos abdominais
Contrações e relaxamentos abdominais

Fazendo essa sequência de atividades caseiras, você certamente conseguirá um bom resultado e manterá uma vida mais ativa, livrando-se do sedentarismo. No entanto, vale ressaltar que, para conquistar um corpo mais bonito, é fundamental praticar outros tipos de atividades físicas que sejam voltados especificamente para este objetivo.

Então vamos começar as atividades físicas em nosso cotidiano? Diga nos comentários abaixo quais os exercícios físicos você está fazendo no seu dia-a-dia. Depois inscreva seu email logo abaixo e curta nossa página no Facebook para ficar atualizado com mais dicas como essa.



11 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

11 − três =