Como encontrar professores particulares na internet

Compartilhe:
professores particulares
IMAGEM: photography33/Depositphotos

Aprender nunca é demais. Professores particulares é uma das mais eficientes metodologias pedagógicas disponíveis. É caro? Não, o custo benefício vale à pena. No geral é mais caro do que uma sala de aula onde tem um professor para 40 alunos, mas é muito mais barato e eficiente do que você imagina.

Algumas histórias comuns:

  • Seu filho não consegue passar de ano, está tendo dificuldades em matemáticafísicaportuguêsbiologia ou história.
  • Você vai viajar, gostaria de dar um up no seu inglêsitalianoalemãofrancês ou hebraico
  • Quer cozinhar algo específico, um cookie, um bolo, um molho de macarrão diferenciado, e as receitas da internet não estão ajudando
  • Está no meio de uma planilha de Excel, um documento de Word ou fazendo uma apresentação em PowerPoint e travou em como utilizar uma fórmula, formatar um parágrafo ou inserir um vídeo
  • Não encontra um bug no meio do Java, Python ou C# e precisa entregar um exercício ou programa para o dia ou a semana seguinte

Poderíamos citar mais um monte de exemplos em administração de empresasaplicativos mobilecrochêanatomia, musculação, biologia,  probabilidade e estatística, entre milhares de especialidades oferecidas no profes.

A resposta geral é: existem diversos locais e opções onde você encontra bons professores particulares. Todos possuem seus benefícios e dificuldades. Vamos citar aqui os mais comuns.

Continue depois da publicidade

1. Facebook

É bastante comum as pessoas terem amigos com filhos de idades próximas, logo pedir indicação de professor particular no Facebook. Funciona bem.

Você verá que a seção de comentários (comments) rapidamente crescerá para pelo menos 20 indicações, as vezes mais de 100. Mas este é um dos problemas: como discernir os bons dos ruins? Indicação é importante, porém empatia com aluno, conhecimento dos conceitos necessários é também muito importante na escolha de um professor particular. Portanto, a indicação acaba sendo muito genérica.

Outro ponto é: por onde começar? Em ordem de comentários? O que fazer depois do 10º comentário? Não haverá tempo para responder a todos (eles irão querer saber quem é o aluno, qual disciplina tem dificuldades, objetivos etc). Mesmo que use copy-paste, que consiga direcionar todos os contatos para seu inbox do Messenger, do WhatsApp ou para o seu telefone, sua vida ficará um tanto quanto impraticável.

E tem um outro pormenor: nenhum sigilo. As vezes os pais não querem divulgar publicamente a situação escolar dos filhos. Ao postar no Facebook, fica claro que o filho não está indo bem no colégio, e isto é uma questão pessoal, da família.

Continue depois da publicidade

Finalmente, o que fazer se um dos professores for seu amigo? Conhecido de um parente? Como dizer “não”? Como falar “já encontrei” antes de tê-lo contatado sem ofendê-lo?

Veja também:

6 dicas valiosas para estudar online de forma mais fácil

5 dicas para ler mais livros no dia a dia

Memorize mais rápido qualquer coisa com o ANKI

Continue depois da publicidade

2. Indicações da própria escola

No desespero de encontrar um professor e entender que a escola já conhece seu filho, perguntar na secretaria se eles têm indicação é uma boa pedida. Sem contar que a maioria destes professores já conhece a didática e o assunto do colégio.

O problema é que, caso o colégio tenha uma mensalidade alta, você se sentirá refém do valor do professor, que não economizará no preço oferecido.

Outro ponto é que estes professores, que geralmente são poucos, possuem uma agenda muito apertada. Você patina, patina, liga, fala somente quando ele não está dando aula e quando consegue, acaba tendo que procurar outro professor ou acomodar seu filho ou sua filha em horários que não gostaria (tarde da noite ou durante o horário de almoço).

3. Indicações de amigos

Ligar ou mandar um WhatsApp para um amigo ou uma amiga e perguntar se esse conhece algum professor de geografia. Esse tipo de recurso possui um grau de eficiência muito baixo, até menor do que o do Facebook. Na maioria dos casos a resposta é não, quando é sim, você terá que ligar para o professor e ver se o valor é compatível com o que deseja gastar e, se sim, se a agenda permite acomodar mais um aluno no horário e local que ambos desejam. Zero eficiência!

Continue depois da publicidade

E tal qual o Facebook, a família perde a privacidade. As vezes os pais não querem divulgar a situação escolar dos filhos.

4. Google

A eficiência aumenta muito, a privacidade também e você receberá a lista que o Google acha relevante.

Porém a efetividade ainda é duvidosa. “Preciso de um professor particular de história” não diz se prefere a domicílio ou online, muito menos se o nível é FundamentalMédioSuperior ou para passar no ENEM ou em um Concurso.

Um outro problema aparece: você terá propagandas de sites genéricos, professores particulares individuais e escolas de professores particulares (o que o Google chama de links patrocinados, aquelas indicações que aparecem no topo e do lado direito do seu browser).

Continue depois da publicidade

Os resultados com links patrocinadas não são os mais indicados, e sim a lista dos que pagarão para estar nas primeiras colocações. Alguns podem funcionar bem, mas na maioria dos casos você perderá tempo surfando nestes sites até descobrir se é o que você desejava.

5. Plataformas especializadas em professores particulares

Como por exemplo a nossa plataforma profes. É seguramente disparado a melhor alternativa. Desenvolvidas em anos de experiência pedagógica e tecnológica, elas possuem uma infinidade de professores a disposição para você investigar e escolher. Muitas, como o profes, permite que você personalize ao máximo sua busca ao mesmo tempo que te dá toda liberdade para não somente escolher o professor que lhe caiu bem, quanto permitir conversar com ele facilmente pela própria plataforma e tirar suas dúvidas.

Do ponto de vista de qualidade, a possibilidade de comparar professores, conhecer seu perfil e biografia detalhadamente e ler suas avaliações, numa plataforma grande, é garantia direta de qualidade.

Outra grande vantagem é para aquelas plataformas que permitem que você faça aulas online. A garantia de qualidade é quando a plataforma desenvolve um quatro didático eletrônico exclusivamente para esse tipo de aula (exemplo, quadro profes). Desta forma você pode até mesmo prescindir do deslocamento e ter aulas online pela plataforma, com uma tecnologia muito superior a programas como o Skype.

Continue depois da publicidade

Você está preparado para encontrar um professor via internet? Com plataformas como o profes, você pode fazer isso de forma segura sem sair de casa.

Disclaimer em nome da transparência: nós do profes somos uma plataforma especializada em aulas e professores particulares tanto a domicílio quanto online.
Veja tabela abaixo com os prós e contras das diversas formas de se encontrar um professor particular:

Local

Vantagens/ Benefícios

Desvantagens / Dificuldades

Facebook
  • Fácil
  • Rápido
  • Grande quantidade de indicações
  • Sem privacidade
  • Trabalhoso finalizar o processo de contratação
  • Pode ofender amigos
 Escola
  • Certeiro
  • Confiável
  • Já conhecem a pedagogia
  • Mais caro
  • Processo de conversar é difícil
  • Processo de acertar agenda moroso
 Indicação pessoal
  • Confiável
  • Alta qualidade
  • Mais caro
  • Processo de encontrar é moroso
  • Chance de acertar agenda é mínima
 Google
  • Fácil
  • Rápido
  • Grande quantidade
  • Qualidade duvidosa
  • Professores que comprar anúncios se destacam
  • Vai precisar conversar e detalhar a demanda e os objetivos
 Plataformas especializadas
  • Fácil
  • Rápido
  • Alta qualidade
  • Valor menor
  • Falta de costume para utilizar uma plataforma tecnológica
  • Não confiam em aulas online
  • Gostam de encontrar e contratar à moda antiga

Caso queira saber mais, veja os artigos “Quanto custa um professor particular” ou “Como contratar um professor particular”.

O importante é você conversar, testar e pesquisar para que se sinta confortável em encontrar um professor particular que atenda seus objetivos. Afinal, educação é um produto de seres-humanos, de empatia e não de prateleira.

2 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação
  1. Amei o artigo! Realmente faz um ótimo resumo de como o marketing digital ajuda a conectar tanto a alunos como professores na internet. Parabéns!

Deixe uma Comentário

Veja também:

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.