Com certeza você já se deparou em uma situação que precisava de algum meio visual para apresentar algo, seja uma apresentação, palestras, trabalho de escola e por ai vai, sem dúvida usar recursos visuais ajuda bastante quando estamos apresentando algo, um desses recurso é o famoso slide, aqueles que passam em telão de apresentação, e é isso que vamos aborda aqui neste artigo, a criação de slide usando um software poderoso no mercado, o Powerpoint!

Baixe para Windows
BAIXAR
Baixe para iOS e Android.

Por que vou querer usar slide?

Já deu pra notar que quase toda apresentação usa slide, isso se deve ao fato do slide ser mais simples de trabalhar, tanto pro lado profissional ou não os slides são um quebra galho quando você quer comunicar uma ideia com imagem para alguém, além dele ser bem dinâmico tendo aí suas animações, transição, efeito sonoro entre outras coisas mais.

O que é Powerpoint?

Você provavelmente já ouviu falar dele, o Powerpoint é um software de criação de slider já bastante famoso, tendo aí mais de 30 anos no mercado! Pertencente ao pacote Office da Microsoft, ele está disponível para Windows, Mac, Android e IOS, tem também a possibilidade de executar o Powerpoint no linux usando o Wine!

O Powerpoint conta hoje em dia até mesmo com recurso 3D, sendo possível colocar objetos 3D e animações, fora outras diversas possibilidade com os recursos existentes no programa, ele é simples, prático, performático e profissional, ele também possui o “Ideas” que te dá uma ideia na hora de fazer o designer.

Obs: Deixamos algumas dicas de apresentação no final do artigo!.

Como usar o Powerpoint

O primeiro passo é instalar o Powerpoint na sua máquina, após a instalação execute o programa em seu computador e faça a instalação interna do software no seu computador.

Após a instalação, procure por “Powerpoint” em seu computador e inicie ele.

Uma vez iniciado vou lhe apresentar algumas funcionalidades dele.

powerpoint tela inicialEssa é a tela inicial do programa, na parte superior temos as ferramentas que utilizamos nele, explicarei elas mais abaixo. Na parte inferior temos os comentários e por padrão no lado direito temos a lista de slider e no meio temos os slides a ser editado, o slide Título.

Essa é a página inicial, aqui que vamos adicionar os elementos na tela, Desde slide, a formatação do texto.

    • Colar: Serve para você colar uma foto ou um texto, tudo que estiver no seu “Copiar” do computador vai ser colado com essa opção.
    • Novo Slide: Clicando nela irá adicionar um novo slide, mas se clicar na seta abaixo dele você pode selecionar que tipo de slide quer colocar
    • Layout: Serve para mudar o estilo do slide.
    • Redefinir: É para você redefinir o estilo do slide.
    • Seção: Você pode modificar as seções do slide

Aqui é para parte do texto, mas especificamente quando estamos escrevendo um texto.

  • Fonte: Podemos mudar a fonte do texto, tamanho, cor, espessura, e designer de escrita.
  • Parágrafo: podemos desde formata o texto para ele ser uma lista ordenada ou não, até dizer se o texto vai ser centralizado, ou vai ficar encostado na direita, ou na esquerda, e até mesmo definir a distância entre as linhas do texto.

    • Desenho:
      • Formas:  podemos escolher uma forma seja redonda, quadrada, retangular e etc para pôr no slide.
      • Organizar: Você pode organizar essas formas colocadas no slide.

E nas demais propriedades após essas duas áreas você pode colocar o estilo no texto.

    • Edição: 
      • Localizar: Serve para localizar determinado texto.
      • Substituir: Serve para substituir um texto por outro texto, ou uma palavra etc.
      • Selecionar: Aqui é como o cursor do mouse vai se comportar, seja para selecionar ou remover itens do texto.

Nessa Aba de inserir como o próprio nome já diz você pode inserir algo, desde tabelas a imagens, sons e gráficos.

    • Tabelas: Pode inserir tabelas.
    • Imagens:  Inserir fotos, logo e qualquer outro tipo de imagem.
    • Ilustração:  Inserir gráficos, formas e SmartArt.
    • Links: Linkar algo ou adicionar um link em botão ou imagem.

    • Texto: Você pode adicionar caixa de texto ou um rodapé, cabeçalho etc.
    • Símbolos: Adiciona símbolos matemáticos entre outros.
    • Mídia: Para adicionar música ou efeitos sonoros.

Designer no powerpoint

Aqui vamos mexer com o designer do slide.

    • Configurar Página:  Aqui podemos configurar as proporções de tamanho do slide e as formas dele.
    • Temas: Você pode escolher qual tema quer aplicar no seu slide, e no canto dessa área você ainda tem a opção de escolher modificar algo do tema escolhido, os temas são diversos para você escolher qual combina mais com você, ou pode criar ou seu próprio tema usando objetos e formas.
    • Plano de Fundo: Aqui você defini o estilo do plano de fundo que pode ser uma imagem ou alguma coisa desse tipo ou se quiser ocultar os gráficos  do plano de fundo.

Transição no powerpoint

Na área “Transição para este Slide” você definir o estilo como o slide será passado, existem diversas opções para escolher, e na área “Intervalo” você defini o efeito sonoro, duração e se deseja aplicar em todos aquelas configuração de transição.

animação no powerpoint

Aqui pode adicionar a animação que um elemento (texto, objeto e etc.) aparecerá na tela, inclusive a duração e o atraso, só não esqueça de selecionar o elemento.

apresentação de slider no powerpoint

Essa aba é mais para quando você for apresentar, não muito do que se falar, mas ali na área configura tem como gravar a apresentação do slide, e se aperta o f5 a apresentação já se inicia e o slider fica com a tela cheia, e apertando Esc ele sai do modo de exibição.

revisão no powerpoint

Na área “Revisão de Texto” você vai ter a possibilidade de usar a correção ortográfica, pesquisar palavra e usar o dicionário de sinônimo, no “Idioma” você pode traduzir o slide que está aberto caso você pegue ele de outra pessoa ou se você quer ter versão dele para outra língua, e também definir o idioma da apresentação, tem também como você adicionar um comentário na área seguinte, além de editar e excluir o comentário.

exibição no powerpoint

Essa aba ajuda na hora de editar os slides, Ele conta com ferramentas de régua, zoom, ajuste de tela e outros diversos recursos para ajudar a editar os slides.

editar forma dos slider no powerpoint

Nessa área “Modo de Exibição de Apresentação” você pode definir como você quer que fique os seus slider para editar, por padrão ele vem nessa primeira opção que os slider fica em ordem decrescente no lado esquerdo da tela.

exibicao parte 2

Na área “Mostrar” ele te dá três opções que facilita na hora de criar os slides, para deixar todos os elementos de forma sincronizada ou simétrica, e a na área zoom já é autoexplicativa, ele dar tanto Zoom na primeira opção e na segunda ele ajusta a tela novamente correspondente com seu computador.

formata no powerpoint

Quando você seleciona um elemento (texto, objeto e etc.) ou começa a escrever um texto, a aba formatar fica disponível para poder editar, podendo colocar bordas, preenchimento, e etc, se você selecionar um elemento e clicar com o botão direito do mouse ele também te dará essas opções.

Slider no powerpoint

Aqui no lado esquerdo temos os seus slides, você pode navegar entre os slides por ali,  funciona de forma decrescente (de cima para baixo), você ainda arrastar e soltar para modificar a ordem dos slides, além de apagar de duplicar.

Alguns comando do Powerpoint

Quando estiver no modo de exibição

F5 | entra no pode de exibição de slides, aperte Esc para fechar

    1. Ir para o próximo slide aperte “N”.
    2. Ir para o slide anterior aperte “P”.
    3. Ir para um slide específico aperte “G“, digite o número do slide, pressione a tecla Tab e pressione Enter.
    4. Ative ou desative as legendas aperte “J”.

Editar texto

    1. Recortar o texto selecionado aperte “Ctrl+X“.
    2. Copiar o texto selecionado aperte “Ctrl+C“.
    3. Colar text aperte “Ctrl+V“.
    4. Colar texto, não formatado aperte “Ctrl+Shift+V“.
    5. Inserir hiperlink aperte “Ctrl+K“.

Veja todos os comandos aqui [comandos powerpoint].

Mais sobre o Powerpoint

No Powerpoint você ainda pode salvar em PDF, algumas pessoas usam bastante ele para criar E-Book e Livros, e tem gente que faz até videos para Instagram usando o Powerpoint, são milhares de usuários espalhados pelo mundo, e uma baita comunidade usando ele, fora o suporte Office da Microsoft, vou deixar aqui um link para você ver a playlist completa do Powerpoint da Microsoft [playlist].

Separei algumas dicas na hora de criar sua apresentação tirada do site da Microsoft.

    • Uso do tamanho do texto de pelo menos 25.
    • Uso de tipos e espessuras uniformes de fontes.
    • Não sobrecarregar a apresentação, menos é mais. Manter a apresentação em 10 linhas por slide.
    • Ter um plano de fundo uniforme em todos os lugares e permitir um contraste de cores ideal para repassar sua mensagem da forma mais clara possível.
    • Ampliar as imagens ao máximo.

Transições interessantes

Com funcionários que passam boa parte do tempo no trabalho participando de reuniões e assistindo a apresentações é fácil se desligar. Criar transições de slides que envolvem é fundamental para o sucesso de qualquer apresentação. Escolha um software que ofereça recursos de transição atraentes, como os que dão a impressão de que seus objetos estão animados, surgindo e desaparecendo do quadro, por exemplo. A transição Transformar pode representar a diferença entre uma apresentação envolvente e uma apresentação comum.

Baixe para Windows
BAIXAR
Baixe para iOS e Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui