Como a carreira de Willian na Premier League se desintegrou

Compartilhe:
Willian Borges da Silva - jogador de futebol
Imagem: Divulgação

Por um tempo, Willian tinha forjado uma reputação como um dos jogadores mais consistentes da Premier League. Excitando-se em um time do Chelsea que venceu a primeira divisão inglesa em duas ocasiões durante o tempo em que o brasileiro esteve no clube, o jogador se encantou com a fidelidade do Stamford Bridge com suas habilidades sedosas e valiosas contribuições em grandes jogos.

Mas à medida que Willian foi ficando mais velho, seu valor para o Chelsea diminuiu, até que ele acabou se juntando ao Arsenal em uma transferência gratuita no verão de 2020, mas é justo dizer que os Gunners não viram a melhor versão de Willian. Ele parecia desinteressado, até o ponto de deixar o clube por mútuo consentimento no final da janela de transferência do verão de 2021.

Existe o perigo de que a mal sucedida temporada final de Willian na Premier League defina seu legado, mas é importante lembrar como ele era bom quando estava em pleno fluxo no Chelsea. Marcando 63 gols em um total de 339 partidas pelo Blues, Willian rapidamente se tornou o favorito dos fãs em Stamford Bridge, ajudando-os a conquistar o título nas temporadas 2014-15 e 2016-17, ao se estabelecerem como favoritos firmes para o jogos de amanhã.

O que tornou Willian tão perigoso foi a pura variedade de seu jogo. Em um momento, ele podia dirigir poderosa e diretamente pelo flanco, antes de entregar um cruzamento de qualidade na caixa, no seguinte, ele podia ir em uma corrida de seda e tecelagem, batendo os jogadores com facilidade antes de terminar no canto inferior com suprema elegância. A amplitude do talento de Willian fez dele um pesadelo para os defensores da oposição lidarem com ele.

Continue depois da publicidade

Depois de tantos anos de sucesso no Chelsea, a influência do brasileiro começou a diminuir, e ele se tornou um titular menos regular para os Blues. Dito isto, ele foi muito utilizado por Frank Lampard quando a lenda do Chelsea se tornou gerente para a temporada 2019-20, mas ficou claro que Willian não era mais o jogador que ele já havia sido.

É por isso que alguns o consideravam estranho quando o Arsenal o assinou em um lucrativo contrato de três anos aos 32 anos de idade. Estava claro que Willian já estava em declínio, mas o chefe do Gunners Mikel Arteta sentiu claramente que o brasileiro poderia revitalizar sua carreira no Emirates Stadium.

As coisas não funcionaram dessa maneira, pois Willian parecia desinteressado durante toda sua única temporada no norte de Londres. Um jogador que antes era um terror para os defensores agora parecia desprovido de confiança, crença e vontade de ter sucesso. Não ajudou que o Arsenal estivesse lutando, sem imaginação em sites como o Betfair, e eventualmente Willian parecia preferir estar em qualquer outro lugar do que jogando pelos artilheiros Arteta.

Agora de volta ao Brasil com o Corinthians, Willian estará ansioso para ir à frente de sua primeira temporada completa de volta ao clube em 2022. Ele será lembrado com muito carinho pelos torcedores do Chelsea, mesmo que sua carreira na Premier League tenha dado um mergulho no final.

Quando olharmos para os melhores jogadores da Premier League dos anos 2010, Willian estará lá em cima, tendo marcado muitos gols de craque em seu tempo. Esses são os momentos que os torcedores de futebol mais se lembrarão de seu tempo na Inglaterra, mesmo que não tenha sido um final totalmente feliz.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.