Os beneficiários do maior programa de transferência de renda do Governo Federal vem se questionando se acabou o retroativo do Bolsa Família. Assim, quem estava na expectativa de receber um valor maior, por conta dos acumulados, descobriu que o Governo não realizou os repasses.
Recentemente, o programa vem passando por algumas mudanças. E isso preocupa os beneficiários, que aguardavam o recebimento de valores referentes a períodos de bloqueio ou suspensão. Afinal, com as novas regras, isso pode não acontecer.
Quer saber mais sobre o retroativo do Bolsa Família? Então não deixe de acompanhar a leitura até o final, pois separamos tudo o que você precisa saber sobre isso. Boa leitura!
O que é o retroativo do Bolsa Família?
O retorno do Bolsa Família refere-se a um valor acumulado de benefício. Ou seja, quando o beneficiário passa por um período de suspensão ou bloqueio, o valor se acumula e, geralmente, é pago integralmente, quando o mesmo volta a receber o benefício.
Dessa forma, esse valor costuma ser muito bem-vindo para quem depende do benefício. Afinal, durante os períodos de corte, as famílias, muitas vezes, ficam sem meios de prover sua subsistência.
No entanto,com as recentes reformulações e cortes no programa, pode ser que esse valor não chegue nas contas desses cidadãos. Afinal, o Governo não fez os últimos repasses, referentes ao retroativo do Bolsa Família.
Como ter acesso ao retroativo do Bolsa Família?
Como vimos, o retroativo do Bolsa Família diz respeito aos valores referentes às parcelas do benefício, em períodos de corte ou suspensão. Ou seja, somente quem passou por esse tipo de período, pode receber o retroativo.
No entanto, somente depois de regularizar a situação que levou à suspensão ou bloqueio do Bolsa Família, é que o beneficiário poderá receber esses valores. Assim, é necessário atualizar o cadastro ou voltar a cumprir os requisitos do programa.
Depois de regularizar suas pendências e voltar a cumprir os critérios de elegibilidade do programa, o retroativo do Bolsa Família pode ser liberado. Contudo, é necessário acompanhar o pedido de perto, para garantir o recebimento.
Cortes no programa podem acabar com o retroativo?
Sim, é possível que os recentes cortes no programa deem um fim ao pagamento do retroativo do Bolsa Família. Ou seja, é provável que os critérios e regras para receber o valor fiquem mais rígidos daqui em diante.
Dessa forma, é importante manter uma comunicação aberta e constante com os órgãos responsáveis pelos pagamentos, como o CadÚnico e a Caixa Econômica Federal, por exemplo.
Além disso, ficar atento às regras e cumprir com todas elas também é importante para evitar surpresas desagradáveis e manter o recebimento do benefício.
O retroativo do Bolsa Família é um valor de grande importância para quem é beneficiário. Afinal,ele garante o suprimento das despesas e demais gastos da família, mesmo depois de um período sem o recebimento das parcelas.
Entretanto, com o pente fino, além dos cortes no Bolsa Família, alguns beneficiários já relataram dificuldades para receber. Porém, vale destacar que esses cortes não estão diretamente relacionados a isso.
Para receber o valor, é necessário ir pessoalmente até uma unidade do CRAS mais próximo e pedir a correção de dados ou atualizar seu cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.
Com isso, você pode voltar a receber o benefício e também ter acesso ao retroativo do Bolsa Família, referente ao tempo que ficou sem receber. Até a próxima!