Pular para o conteúdo

Apagão em São Paulo pode render ajuda de custo aos afetados

Compartilhe:
Imagem de um apagão que ilustra o Apagão em São Paulo pode render ajuda de custo aos afetados
IMAGEM - Chat GPT

O apagão em São Paulo trouxe diversos transtornos para os moradores nos últimos dias. Porém, agora é possível que esses moradores recebam uma ajuda de custo, muito bem-vinda, por sinal.

Até o último dia 13 de outubro, domingo, mais de 900 mil paulistas, além de moradores da região metropolitana da capital, ainda estavam sem luz em suas casas. A Enel, responsável pelo fornecimento da região, confirmou esses dados, mesmo após um período de 48 horas sem chuvas fortes.

Então, se você mora nessa região e foi afetado pelo apagão em São Paulo, não deixe de acompanhar a leitura até o final para saber mais sobre a possibilidade de receber ajuda de custo. Vamos lá?

Saiba mais sobre o apagão em São Paulo 

De acordo com a Enel, concessionária de energia da capital paulista e da região metropolitana, até domingo, dia 13 de outubro, mais de 900 mil moradores ainda não tinham energia elétrica em suas casas. E, mesmo depois de 48 horas sem chuvas intensas, o serviço ainda não havia sido restabelecido.

Dessa forma, esses moradores já contabilizam inúmeros prejuízos, tanto financeiros, quanto pessoais. Afinal, nesses mais de 2 dias, os paulistas tiveram de ficar sem banho quente, sem geladeira, TV, ou qualquer outro aparelho que dependa de energia elétrica.

Além das casas, alguns estabelecimentos também sofreram os impactos da falta de luz. Há situações em que hoteis, restaurantes e bares tiveram que fechar, por conta da impossibilidade de operar sem energia por um período tão extenso.

E o apagão em São Paulo trouxe muito mais do que desconforto. Ou seja, muitos alimentos, remédios e outros itens que necessitam de refrigeração, também foram perdidos.

Ajuda de custo para os afetados pelo apagão em São Paulo 

Em alguns casos, é possível que quem sofreu os impactos do apagão em São Paulo receba uma indenização. Porém, vale destacar que isso só se aplica em alguns casos.

Por exemplo, a Fhoresp (Federação de Hoteis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo), já anunciou que pretende acionar judicialmente a concessionária de energia, a Enel. E isso será feito para que a empresa seja responsabilizada pelos prejuízos que o setor sofreu durante o período sem fornecimento de energia.

Contudo, além dos estabelecimentos comerciais, os consumidores diretos, moradores da região, também tiveram prejuízo. Afinal, esses cidadãos ficaram impedidos de utilizar qualquer eletrodoméstico, ou serviço que depende de energia, por um período de mais de 12 horas.

Além da capital paulista, outras cidades também ficaram sem luz, como é o caso de Cotia, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo.

Como pedir ajuda de custo?

Quem é morador da região e sofreu com o apagão em São Paulo, saiba que é possível pedir ajuda de custo, junto a Enel. Para tanto, será necessário seguir alguns passos:

  1. Entre com processo, acionando judicialmente a concessionária de energia;
  2. Através desse processo, você deverá explicar e comprovar que sofreu prejuízos, como por exemplo, medicamentos que perderam a validade, eletrodomésticos danificados, entre outros;
  3. Será necessário esperar para que um juiz avalie o caso. Ele vai considerar os direitos do consumidor, a fim de determinar um valor final para a indenização.

É importante deixar claro que não são todos os moradores que sofreram com o apagão em São Paulo, que poderão receber ajuda de custo. Afinal, nos próximos meses, a Enel pode liberar um desconto na conta mensal de luz dos consumidores, como forma de compensação. No entanto, lembre-se que isso não possui garantias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.