Search
Close this search box.

Atualização de dados do Bolsa família: confira os prazos e como fazer

Compartilhe:
Imagem que representa a atualização de dados do Bolsa Família
Bolsa Família - Divulgação

A atualização de dados do Bolsa Família é uma obrigação para os beneficiários do programa, principalmente para aqueles cuja família conta com crianças de até 7 anos. O objetivo desse procedimento é garantir a continuidade do benefício, que envolve a verificação de informações de saúde das crianças. 

Portanto, cumprir essa exigência é fundamental para evitar a suspensão dos pagamentos e assegurar que o suporte financeiro que o Governo oferece por meio do programa, continue a ser um recurso disponível para as famílias necessitadas. 

Quais os prazos para a atualização de dados do bolsa família? 

Para manter o benefício do Bolsa Família ativo, é obrigatório que os responsáveis atualizem os dados de saúde de seus dependentes de até 7 anos duas vezes por ano. 

De acordo com as informações do Governo, os beneficiários devem realizar a primeira atualização nesta semana, que é a primeira semana de julho. Vale ressaltar que esse prazo foi prorrogado, visto que antes os beneficiários deveriam realizar a atualização até o fim do mês passado. 

Continue depois da publicidade

A saber, os beneficiários devem fazer a segunda atualização até dezembro deste ano. É importante ficar atento a esses prazos uma vez que o não cumprimento pode resultar em consequências sérias para os beneficiários. 

Como fazer a atualização de dados do Bolsa Família?

Para fazer a atualização de dados do Bolsa Família, os responsáveis pelo cadastro devem comparecer em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município em que residem. A saber, não é necessário agendar uma consulta médica, pois basta levar a criança para uma avaliação rápida. 

Na UBS é necessário apresentar um documento com foto e solicitar o acompanhamento nutricional da criança. Então, durante essa visita os profissionais de saúde irão medir o peso e a altura da criança, e registrar essas informações no cadastro da família. 

Além da UBS algumas cidades também oferecem a possibilidade de realizar essa atualização diretamente na Secretaria de Saúde. É recomendável que os responsáveis verifiquem a disponibilidade deste serviço na localidade para facilitar o comprimento dessa exigência do programa. 

Continue depois da publicidade

Quem precisa atualizar os dados de saúde do Bolsa Família?

Segundo as informações do Governo Federal, todas as famílias que possuem dependentes de até 7 anos devem realizar a atualização de dados do Bolsa Família. Dessa forma, o titular do benefício, que geralmente é o pai ou a mãe da criança, é o responsável por levar ao posto de saúde para o acompanhamento nutricional. Vale ressaltar que esta medida é parte das condicionalidades do programa, que visa garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos beneficiados. 

Além dos responsáveis pelas crianças, também é importante que todos os beneficiários do programa estejam cientes dessa obrigação e cumpram os prazos. Afinal, a atualização regular dos dados de saúde é uma forma de assegurar que as crianças estão recebendo os cuidados necessários. E que o benefício continue a ser pago sem interrupções, contribuindo assim para a qualidade de vida das famílias que o programa atende. 

O que acontece se não atualizar?

O não cumprimento da atualização de dados do Bolsa Família dentro dos prazos pode acarretar bloqueio do benefício. Assim sendo, caso os dados de saúde não sejam atualizados até a primeira semana de julho ou até dezembro, no caso da segunda atualização, a família corre o risco de ter o pagamento suspenso até a realização da exigência. Isso significa que haverá uma interrupção no benefício temporariamente, e isso pode causar dificuldades financeiras para a família. 

Para evitar essa situação é fundamental que os responsáveis fiquem atentos aos prazos e realizem a atualização conforme necessário. Vale lembrar que é possível reverter o bloqueio do benefício checando o status no app do programa ou do CadÚnico, e se dirigindo até o CRAS da cidade para comprovar que ainda cumpre os requisitos de elegibilidade.

Lembre-se: a atualização de dados do Bolsa Família é uma medida essencial para assegurar que as crianças beneficiadas estejam recebendo acompanhamento nutricional necessário.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.