Pular para o conteúdo

Carros isentos do IPVA: veja quem terá direito

Compartilhe:
Homem dirigindo um carro popular representando os Carros isentos do IPVA
IMAGEM - Chat GPT

Você já se perguntou quais os carros isentos do IPVA para o ano que vem? Para quem tem um veículo automotor o imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um compromisso obrigatório a cada ano.

Porém, em alguns casos, é possível se ver livre deste gasto. A saber, o valor pode variar de estado para estado, além de estar diretamente ligado ao valor venal do veículo e contribuir para obras de infraestrutura, saúde e educação nos estados do Brasil. 

Quer saber mais sobre carros isentos do IPVA e se você precisará, ou não, pagar o imposto em 2025? Basta ficar com a gente e acompanhar a leitura até o final, pois vamos te contar tudo sobre esse assunto tão importante!

Carros isentos do IPVA: quem pode ter isenção no ano que vem?

No ano que vem, vários carros isentos do IPVA não precisarão arcar com os custos do imposto anual. No entanto, esses veículos precisam seguir alguns critérios que os estados brasileiros estabelecem.

É o caso da idade do veículo, que geralmente isenta do imposto, carros com mais de 10 ou 20 anos de fabricação. Em São Paulo, por exemplo, todos os veículos com idade superior a 20 anos não precisarão pagar o IPVA ano que vem. Já no Rio de Janeiro a isenção é para quem possui carros com mais de 15 anos de fabricação.

Outro caso de carros isentos de IPVA são os movidos a eletricidade, ou os chamados carros híbridos. A saber, os estados adotam essa medida a fim de incentivar os proprietários a adotar tecnologias sustentáveis.

PCDs que possuem veículos com adaptações para suas condições físicas também podem ter direito à isenção. Também no caso do Estado de SP, por exemplo, esses proprietários não precisarão pagar o imposto em 2025.

Por fim, veículos utilizados para trabalho como taxista além de transportes escolares também estarão isentos do imposto em alguns estados. No Estado do Ceará, tanto os taxistas quanto quem transporta passageiros de moto, estarão livres do pagamento.

Carros isentos do IPVA para proprietários portadores de doenças

Uma outra opção de carros isentos do IPVA é o caso de proprietários que possuem algumas doenças específicas. Contudo, para ter direito à isenção é necessário conferir se o estado onde você mora possui a opção.

Entre essas doenças, podemos destacar o Mal de Parkinson, AVC, proprietários paraplégicos, ou quem teve um dos membros amputados. Quem sofre de paralisia cerebral, neuropatias causadas por diabetes, nanismo, artrose, proprietários com espectro autista ou câncer também podem ficar livres do pagamento do IPVA de 2025.

Outras doenças também dão direito a carros isentos do IPVA. Para conferir a lista completa, acesse o site do Detran do seu estado e procure pela opção entre “isenção do IPVA”.

Como solicitar a isenção?

O processo para pedir a isenção do IPVA no ano que vem pode ser diferente nos estados do país. No entanto, geralmente esse processo exige alguns passos. Confira mais detalhes:

  1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e confira as orientações para fazer a solicitação;
  2. Junte todos os documentos que poderão ser necessários no processo, que podem incluir comprovantes da idade do seu veículo, como CRLV, por exemplo. No caso dos veículos movidos por eletricidade ou híbridos, você pode precisar da nota fiscal, e para quem é portador de deficiências é necessário apresentar um atestado médico, além de documentos pessoais, do veículo e um comprovante de residência;
  3. Então, você vai precisar preencher um formulário de solicitação junto à Secretaria da Fazenda do Estado. Você pode encontrar esse formulário no site da instituição;
  4. Depois de fazer o preenchimento do formulário e anexar todos os documentos exigidos, é hora de enviar o seu pedido para que a Secretaria da Fazenda analise.

Dessa forma, basta esperar por uma resposta da instituição, se você precisará, ou não pagar o imposto. A saber, o prazo varia bastante de estado para estado e, em alguns casos, esse prazo pode chegar a 60 dias. 

Então, faça o seu pedido o quanto antes, saiba mais sobre os carros isentos do IPVA e evite qualquer problema com o pagamento desse imposto obrigatório anual. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.