Pular para o conteúdo

Como pegar empréstimo pelo programa Acredita?

Compartilhe:
Logo do Programa Acredita
Programa Acredita - Divulgação

Se você é um microempreendedor, trabalhador rural ou autônomo, pode estar se perguntando como pegar empréstimo pelo programa Acredita. Afinal, essa iniciativa visa ajudar os pequenos empreendedores a alavancar seus negócios, seja por meio de microcrédito, seja por facilidade na negociação de dívidas.

Para te ajudar com isso, hoje trouxemos um guia simples sobre o assunto. Assim, se você deseja aproveitar esse programa para crescer, não deixe de ler até o final.

O que é o programa Acredita?

O programa Acredita é uma iniciativa do Governo Federal lançada em abril de 2024 com o objetivo de apoiar microempreendedores individuais (MEIs), bem como micro e pequenas empresas em todo o Brasil. Além disso, há áreas do programa dedicadas a trabalhadores informais, autônomos e pequenos produtores rurais.

Veja a seguir quais são os pontos principais.

Crédito diferenciado

O programa oferece linhas de crédito com taxas de juros diferenciadas para atender às necessidades dos pequenos empreendedores. Isso inclui microcrédito orientado para usuários do CadÚnico e uma linha especial de crédito, chamada ProCred 360, para MEIs e microempresas.

Renegociação de dívidas

Além do crédito, o Acredita permite a renegociação de dívidas para MEIs, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte por meio do programa Desenrola Pequenos Negócios.

Dessa forma, além de ajudar empresas a crescer e evoluir, o objetivo da iniciativa também é auxiliar na regularização.

Securitização e investimento

O programa ainda amplia o papel da Emgea (Empresa Gestora de Ativos) permitindo que ela atue como securitizadora no mercado imobiliário. Isso significa que a Emgea pode transformar ativos financeiros, como empréstimos imobiliários, em títulos negociáveis no mercado. 

Esses títulos são vendidos a investidores, liberando capital para os bancos e estimulando o crédito imobiliário. Assim, se possibilita aumentar as concessões de crédito imobiliário a taxas acessíveis para a classe média.

O Programa Acredita institui o Eco Invest Brasil para esse papel, a qual é uma empresa que visa promover investimentos sustentáveis e verdes no país.

Como pegar empréstimo no programa Acredita?

Para pegar empréstimo no programa Acredita, é preciso entrar em contato com as instituições financeiras parceiras do Governo e solicitar. A saber, essas instituições receberão subsídios públicos, além de apoio do Fundo Garantidor de Operações (FGO) como incentivo à concessão do crédito.

Aliás, a previsão é de que a partir de julho de 2024, os bancos cadastrados no programa já poderão começar a liberar empréstimos por meio do programa Acredita. Esses valores podem variar de R$ 6 mil a R$ 21 mil.

Quais bancos participam do programa Acredita?

Dentre os principais bancos que participam do programa Acredita estão: a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco da Amazônia (Basa).

O programa é dividido em várias áreas, como o Desenrola Pequenos Negócios, para negociação de dívidas, a renegociação de pendências com o Pronampe e Linhas de Crédito Sebrae. Para poder participar do programa, é preciso cumprir alguns requisitos, dependendo da área que se deseja participar, como:

  • Famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, trabalhadores rurais e pequenos empreendedores;
  • MEIs, micro e pequenas empresas;
  • Trabalhadores autônomos e informais, dentre outros.

Algo interessante sobre o programa é o foco nas mulheres empreendedoras, sendo que 50% das concessões devem ser para elas. 

Gostou de saber mais sobre o programa Acredita? É algo novo e muitas informações e novidades devem sair em breve, então, volte sempre para saber mais, pois traremos em primeira mão para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.