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Logo do benefício INSS
Meu INSS - Divulgação

Saber como usar o Meu INSS é muito importante para quem precisa fazer solicitações de benefícios, acompanhar o andamento de pedido e utilizar outros serviços do Instituto Nacional do Seguro Social.

Tanto o site, quanto o aplicativo da autarquia foram projetados e lançados para facilitar a vida dos segurados, aposentados e pensionistas. Assim, saber como baixar, se cadastrar e utilizar os serviços disponíveis é essencial.

Pensando nisso, hoje preparamos um guia a respeito do portal, para ajudar você, que ainda tem dúvidas sobre como usar o Meu INSS. Assim, você vai entender para que ele serve, como abrir e utilizar sua conta, além de mais detalhes sobre os benefícios disponíveis.

Para quem já está apto a se aposentar, ou quem se enquadra nos critérios de elegibilidade para pensões ou auxílios do INSS, o Meu INSS tem diversas soluções a oferecer. Dessa forma, basta acessar o serviço para conferir as opções disponíveis e dar andamento a sua solicitação, ou mesmo verificar o status de pedidos já realizados.

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar a leitura até o final. Assim, você vai aprender, de uma vez por todas, como usar o Meu INSS sem complicações. Vamos lá?

Como usar o app do Meu INSS?

O aplicativo Meu INSS é uma ótima ferramenta para acessar serviços previdenciários de forma prática e rápida.

Assim, para saber como usar o Meu INSS, o primeiro passo é baixar o app na loja de aplicativos do seu celular. Depois da instalação, abra o aplicativo e clique em “Entrar”.

Você precisará informar seu CPF e a senha que cadastrou previamente no portal Gov.br. Aliás, caso ainda não tenha uma conta, será necessário criar uma, com seu nome completo, numero de CPF, número de telefone e outros dados pessoais.

Depois de fazer login, você terá acesso a diversos serviços, como consulta de extratos, dar entrada em benefícios e agendamento de atendimentos. O aplicativo também permite acompanhar o andamento de pedidos e calcular o tempo restante para a aposentadoria.

Para utilizar essas funcionalidades, basta navegar pelo menu principal ou usar a barra de pesquisa para encontrar o serviço que você precisa.

Para que serve o meu aplicativo Meu INSS?

O aplicativo Meu INSS serve para simplificar a vida dos cidadãos ao centralizar diversos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em um único lugar.

Dessa forma, com o app é possível consultar extratos de pagamento, verificar o tempo de contribuição, solicitar benefícios como aposentadoria, pensão por morte e auxílio-doença, além de agendar atendimentos presenciais.

Ao saber como usar o Meu INSS, você também pode acompanhar o andamento de solicitações e recursos, para que você tenha mais transparência e agilidade nos processos. Outra funcionalidade importante é a possibilidade de atualizar dados cadastrais e emitir certidões, como a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

Tudo isso pode ser feito diretamente pelo celular, sem a necessidade de deslocamento até uma agência do INSS.

Como acessar o Meu INSS pela primeira vez?

Depois de saber como usar o Meu INSS e acessá-lo pela primeira vez, você precisará seguir alguns passos simples. Confira:

  1. Faça o download do Meu INSS na loja de aplicativos do seu smartphone ou acesse o site oficial;
  2. Ao abrir o app ou site, clique em “Entrar com gov.br”. Você precisará informar seu CPF e criar uma senha;
  3. Caso ainda não tenha uma conta no Gov.br, clique em “Crie sua conta” e siga as instruções para se registrar;
  4. Durante o cadastro, você precisará de algumas informações pessoais, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Também será necessário validar seu cadastro respondendo a algumas perguntas sobre sua vida laboral e previdenciária.
  5. Depois de concluir o cadastro, você receberá um código de verificação por SMS ou e-mail. Insira esse código para ativar sua conta.

Assim que fizer o login, você terá acesso a todos os recursos do Meu INSS. Então, poderá consultar extratos, fazer solicitações de benefícios e agendar atendimentos.

O que é preciso para se cadastrar no Meu INSS?

Para se cadastrar e saber como usar o Meu INSS, entre no site ou faça o download do aplicativo Meu INSS na loja de aplicativos do seu smartphone. Então, selecione “Entrar com Gov.br” e, depois, a opção “Crie sua conta”.

Você deve fornecer algumas informações pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, entre outras. Além disso, será necessário responder a algumas perguntas, para validar sua identidade.

Assim, após preencher todos os dados, você vai receber um código de verificação por SMS ou e-mail. Insira esse código no campo indicado para concluir o cadastro.

Depois disso, crie uma senha segura, que você vai utilizar para entrar no Meu INSS.

Como criar uma senha do meu INSS?

Para criar uma senha e saber como usar o Meu INSS, acesse o site ou baixe o app em seu celular. Então, clique em “Entrar com Gov.br” e depois em “Crie sua conta”.

Informe seu CPF e preencha seus dados pessoais, responda também às perguntas de segurança para fazer a validação da sua identidade.

Agora, crie uma senha segura, que deve conter no mínimo 8 caracteres, incluindo letras maiusculas, minúsculas, números e símbolos. Confirme a senha e finalize o processo.

Como faço para entrar no site do meu INSS?

Para entrar no site do Meu INSS, o processo é bastante semelhante para saber como usar o Meu INSS, no app.

Sendo assim, abra o navegador e acesse o endereço meu.inss.gov.br. Na página inicial, clique em “Entrar com gov.br”. Assim, você será redirecionado para a página de login, onde precisará informar seu CPF e a senha cadastrada.

Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Crie sua conta” e siga as instruções para se registrar no portal do Governo Federal.

Durante o cadastro, você precisará fornecer seus dados pessoais e, depois de concluir o cadastro, você receberá um código de verificação por SMS ou e-mail.

Então, insira esse código para ativar sua conta.

Com a conta já criada, volte ao site do Meu INSS e faça login com seu CPF e senha.

Como usar o Meu INSS e ver se o benefício foi aprovado?

Para verificar se o seu benefício recebeu a devida aprovação, em primeiro lugar, você deve acessar o site, ou saber como usar o Meu INSS. Então, faça login com seu CPF e senha cadastrada no portal Gov.br.

Depois de fazer o login, vá até a página “Meus Benefícios”. Por lá, você vai encontrar uma lista dos benefícios ativos e dos que você solicitou.

Clique no benefício que deseja consultar para ver o status. E, se o benefício estiver aprovado, essa informação será exibida junto com detalhes adicionais, como a data de início do pagamento.

Além disso, caso o benefício ainda esteja em análise, o status refletirá essa situação. Você também pode ligar para a central de atendimento do INSS pelo telefone 135 para saber mais informações sobre o andamento da sua solicitação.

Quando o benefício é aprovado, o que acontece?

Quando o benefício é aprovado, o beneficiário recebe uma notificação pelo aplicativo Meu INSS, pelo site ou por correspondência. Assim, a partir desse momento, o INSS informa a data de início dos pagamentos e o valor mensal que você vai receber.

Você também vai receber orientações sobre como e onde sacar seu benefício, geralmente em agências bancárias com credencial da autarquia, como o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, por exemplo.

Além disso, ao saber como usar o Meu INSS, você pode acessar o extrato de pagamento pelo aplicativo. Afinal, no app constam todas as informações a respeito dos valores e datas de pagamento.

Sendo assim, é muito importante manter os dados cadastrais atualizados para evitar problemas na hora de receber o benefício.

E, caso haja qualquer dúvida, ou você precise esclarecer dúvidas, é possível entrar em contato com a central de atendimento do INSS, pelo número 135 ou ir presencialmente até uma das agências do INSS.

Como saber se eu tenho direito a algum benefício?

Para saber se você tem direito a algum benefício, o primeiro passo é acessar o site ou app Meu INSS. Então, faça login com seu CPF e senha cadastrada no Gov.br. Depois de completar o login, encontre e clique na opção “Simulação de Benefícios” ou “Consulta de Benefícios”. Assim, você pode verificar se atende aos critérios de elegibilidade, para receber benefícios como salário maternidade, auxílio-doença, auxílio reclusão, entre outros.

Além disso, você pode ligar para a central de atendimento do INSS pelo telefone 135 para obter mais informações sobre quais são esses critérios. Outra opção é consultar o Portal da Transparência, para conferir quais são os programas sociais disponíveis e seus requisitos.

Como puxar o benefício do INSS pelo CPF?

Para puxar o benefício do INSS pelo CPF, acesse o site ou aplicativo Meu INSS e faça login com seu CPF e senha. Após o login, vá até a seção “Meus Benefícios”.

Outra forma de puxar o benefício pelo CPF é ligar para o INSS, pelo número 135. Então, informe seu CPF e outros dados pessoais para que o atendente possa localizar suas informações.

Além disso, você pode consultar o benefício diretamente em uma agência do INSS, com seu CPF e um documento de identificação oficial com foto, como a Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação.

Como faço para ver o Extrato do meu benefício do INSS?

Para ver o extrato do seu benefício do INSS, faça login e vá até a seção “Extrato de Pagamento de Benefício”. Dessa forma, você pode visualizar todos os pagamentos que já recebeu, com informações como valores, datas e bancos onde os depósitos foram feitos.

Além do mais, se preferir, você pode baixar o extrato em formato PDF para imprimir ou salvar no seu celular ou computador. Essa funcionalidade serve para quem deseja manter um registro pessoal ou apresentar como comprovante de renda.

Vale destacar que você pode consultar o extrato a qualquer momento, o que facilita o acompanhamento dos seus benefícios.

Que horas o INSS deposita o dinheiro na conta?

Os depósitos do INSS geralmente ocorrem nas primeiras horas do dia, entre as 6 horas da manhã e as 8 horas da manhã . No entanto, esse horário pode variar a depender do banco e da região onde o beneficiário mora e recebe.

Também é importante ressaltar que os pagamentos do INSS ocorrem apenas em dias úteis. Assim, caso a data de pagamento caia em um feriado ou final de semana, a autarquia antecipa o depósito para o dia útil anterior.

Para garantir que o pagamento ocorra de forma correta, é necessário manter todos os dados cadastrais atualizados junto ao Instituto Nacional do Seguro Social. Você pode verificar se o pagamento foi feito, através do site ou ao saber como usar o Meu INSS.

Também dá para consultar as informações em caixas eletrônicos ou entrando em contato pelo telefone da Previdência Social, no número 135.

Como como usar o Meu INSS sem ser pelo Gov?

Atualmente, o acesso ao Meu INSS é de exclusivo pelo portal Gov.br, para dar mais segurança e proteção aos dados dos usuários. No entanto, se você não deseja utilizar o Gov.br, ainda é possível obter informações e serviços do INSS de outras maneiras.

Sendo assim, uma alternativa é ligar para o INSS pelo telefone 135. Esse serviço pode ser utilizado de segunda a sábado, das 7 horas da manhã às 22 horas da noite.

Com isso, você pode realizar consultas, obter informações sobre benefícios, realizar agendamentos e tirar todas as suas dúvidas.

Outra opção é comparecer pessoalmente a uma agência presencial do INSS. Contudo, é necessário agendar a visita pelo telefone 135 ou pelo próprio site do Meu INSS, para garantir o atendimento.

Ademais, nas agências, você pode pedir extratos, realizar consultas e receber orientações diretamente com os atendentes.

Agora que você já sabe como usar o Meu INSS, baixe o app e crie sua conta no Gov.br, para utilizar todos os serviços disponíveis. Até a próxima!

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