Com a banca organizadora definida, o concurso da Policia Penal de Goiás promete atrair a atenção de muitos candidatos, que sonham em fazer parte dessa instituição tão importante no estado de Goiás.
Serão 1.600 vagas disponíveis, com salários atrativos, para uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.
Contudo, assim como ocorreu em outras edições do certame, a concorrência deve ser acirrada este ano. E isso vai exigir esforço e disciplina dos candidatos que almejam ocupar uma vaga.
Pensando nisso, preparamos este guia, para você que vai participar do concurso e não sabe ainda por onde começar sua preparação. Então, continue conosco e confira as informações sobre as provas além de algumas dicas para se preparar!
Saiba mais sobre o concurso da Policia Penal de Goiás
O concurso da Polícia Penal de Goiás é uma grande oportunidade para os concurseiros que desejam ingressar nessa carreira tão importante.
Esse ano, serão 1.600 vagas disponíveis, com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os salários iniciais oferecidos são de R$ 5.971,42, mas com o passar do tempo e a progressão de carreira, os vencimentos podem chegar a R$14 mil por mês.
Sendo assim, o concurso da Polícia Penal de Goiás é uma ótima opção para quem está em busca de uma carreira longa, sólida e estável dentro do sistema prisional da região.
Para esta edição do certame, a instituição escolheu, e já contratou, o Instituto Brasileiros de Formação e Capacitação, ou IBFC, como banca organizadora. Assim, ela será a responsável pela maioria das etapas eliminatórias.
Ademais, no edital oficial do concurso da Polícia Penal de Goiás, está descrito que a validade do processo seletivo será de 2 anos. Contudo, existe a possibilidade de prorrogação, pelo mesmo período.
Para que o tempo de validade das contratações seja prorrogado por mais 2 anos, é necessário que atenda a todos os critérios que o órgão público estabelecer. Além disso, o tempo máximo de validade do certame será de 4 anos.
Assim sendo, com um processo seletivo rigoroso, é muito importante que os candidatos estejam bem preparados para enfrentar as diversas etapas e garantir sua aprovação.
O que esperar na prova?
Ao se preparar para o concurso da Polícia Penal de Goiás, é importante ter em mente os principais temas que costumam cair nas provas.
Afinal, é comum que a banca aborde questões sobre Direito Penal, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Legislação Específica, além de outros tópicos importantes para quem vai atuar na área de segurança pública.
Além disso, é imprescindível se atualizar sobre as notícias e eventos recentes que possam impactar o trabalho da Polícia Penal.
O concurso para a Polícia Penal de Goiás está previsto para acontecer ainda em 2024, com 1.600 vagas para o cargo de policial penal.
Dessa forma, as disciplinas que a banca vai exigir nas provas podem variar, mas com base no último concurso, que ocorreu em 2019, podemos destacar os seguintes conteúdos:
Conhecimentos Gerais
Em Conhecimentos Gerais, é possível que caia questões de Língua Portuguesa, que podem englobar gramática, interpretação de texto e redação.
Ademais, em 2019, também houveram questões de Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica de Goiás. Assim, os candidatos tiveram de responder a perguntas sobre aspectos importantes sobre o estado.
Raciocínio Lógico, com questões de lógica e matemática também podem ser cobradas. Além de Ética no Serviço Público, sobre princípios éticos e conduta no serviço público.
Conhecimentos Específicos
Na última edição do concurso da Polícia Penal de Goiás, os candidatos também tiveram de responder várias questões sobre Conhecimentos Específicos do cargo.
Dessa forma, entre os tópicos mais frequentes, que podem cair na prova desta edição do certame, podemos destacar:
- Direito Constitucional: Com normas e princípios da Constituição Federal;
- Direito Administrativo: Questões sobre as regras da administração pública;
- Direito Penal: Conceitos e legislação penal;
- Direito Processual Penal: Sobre os procedimentos e normas processuais;
- Lei de Execução Penal de nº 7.210/1984: Sobre as regras de execução das penas;
- Direitos Humanos: Princípios e garantias fundamentais.
Como se preparar para o concurso da Polícia Penal de Goiás?
Como já vimos, o concurso da Policia Penal de Goiás promete ser um processo bastante concorrido, reunindo centenas de candidatos. Afinal, a carreira é bastante estável e promissora, além de oferecer um salário atrativo.
Sendo assim, bem como ocorre em qualquer outro concurso público, é necessário estar bem preparado, para garantir uma boa colocação e a conquista de uma das 1.600 vagas disponíveis.
E, por isso, listamos a seguir algumas dicas e estratégias simples, mas que farão toda a diferença na hora de estudar para as etapas do certame. Confira!
1. Elabore um cronograma de estudos
O primeiro passo para uma boa preparação para o concurso da Polícia Penal de Goiás, é organizar um cronograma. Afinal, essa é a forma mais eficiente de contemplar todo o conteúdo programático.
Então, depois de saber tudo o que você precisa estudar, organize seu tempo de forma eficiente, distribuindo as disciplinas de acordo com suas dificuldades e prioridades.
2. Utilize um material de qualidade para estudar
Apostar em um bom material de estudos também é muito importante para garantir uma preparação mais adequada para o concurso da Policia Penal de Goiás.
Afinal, com materiais desatualizados, por exemplo, você pode acabar cometendo erros simples, mas que farão a diferença em sua pontuação final.
Então, sempre busque por apostilas, livros e videoaulas atualizadas e confiáveis, de preferência que abordem os temas pertinentes ao concurso. Uma boa dica é procurar em bibliotecas, ou mesmo online, materiais específicos para esse tipo de prova.
3. Faça simulados para o concurso da Policia Penal de Goiás
Fazer simulados regularmente é uma ótima opção para quem precisa testar seus conhecimentos, além de identificar suas áreas de maior necessidade de estudo.
Sendo assim, sempre que tiver a possibilidade, faça simulados e responda a questões de provas anteriores, para garantir que nada vai pegar você de surpresa no dia do concurso.
4. Participe de cursos preparatórios
Uma outra dica interessante para quem vai prestar o concurso da Policia Penal de Goiás é, sempre que possível, fazer sua matrícula em cursos específicos para o certame em questão.
Afinal de contas, esse tipo de curso pode oferecer algumas orientações mais direcionadas e especializadas. Dessa forma, você poderá estar mais preparado para diferentes situações no dia dos exames. Saber como estudar direito para concursos ajuda muito e um cursinho pode ajudar com essas disciplinas jurídicas.
5. Fique sempre motivado ao se preparar para o concurso da Policia Penal de Goiás
A jornada de estudos pode te trazer inúmeros desafios, por isso, é muito importante sempre manter a motivação. Estabeleça metas alcançáveis e celebre suas conquistas ao longo do caminho.
Separe também, algum tempo durante a semana para descansar e recarregar suas energias. Você pode optar pelo descanso, ou mesmo sair para espairecer com seus amigos.
Seja como for, tirar um tempo para relaxar e se manter sempre positivo, também faz toda a diferença para quem vai prestar concurso da Polícia Penal de Goiás.
Conclusão
Se preparar para o concurso da Polícia Penal de Goiás requer muita dedicação, disciplina e foco. E, com uma estratégia de estudos bem definida e seguindo algumas dicas, você estará mais preparado para enfrentar esse desafio e conquistar sua vaga na instituição.
Lembre-se de revisar constantemente o conteúdo, se manter sempre atualizado e acreditar no seu potencial. Boa sorte na sua jornada rumo à aprovação! e até a próxima!