Se você quer saber o que estudar para concurso público, saiba que preparamos um conteúdo recheado de informações para você que está iniciando neste mundo. O universo dos concursos pode ser bem confuso para aqueles que estão no início da jornada, afinal, existem muitas matérias diferentes, cargos e isso tudo pode confundir o estudante.
Sendo assim, é muito importante contar com uma boa fonte de informações para auxiliar neste processo que pode ficar ainda mais longo sem as dicas certas.
Hoje, vamos te mostrar na prática o que estudar para concurso público, como iniciar seus estudos da forma certa e ainda responder outras dúvidas comuns de quem está neste foco. Acompanhe em seguida.
O que estudar para concurso público?
Você deve estudar diversas matérias, como português, matemática, matérias jurídicas como Direito Administrativo e Constitucional, legislações locais e outros. Em alguns concursos há cobrança de informática e atualidades, por exemplo. Portanto, é preciso sempre ler o edital de cada concurso para entender o que é cobrado no caso específico.
Como são muitas matérias e geralmente bem densas no seu aprofundamento, é muito importante estudar com afinco para compreender os conceitos em diversas vertentes e evitar cair nas famosas “pegadinhas” dos concursos.
De todo modo, é bom ter em mente que a resposta para o que estudar para concurso público pode ser subjetiva, visto que existem inúmeros cargos e vagas disponíveis para se concorrer, a depender da sua escolaridade e outros fatores. Você deve sempre ler o edital inteiro para saber o que cai e o que estudar especificamente para este cargo.
Mas será que existem matérias que mais caem em concurso? Sim e vamos destrinchar algumas delas para você em seguida. Assim, você poderá ter uma boa noção de como conseguir iniciar sua escalada para o sucesso na sua prova.
Matérias jurídicas
A base de praticamente todo concurso público são as matérias jurídicas. As principais e mais cobradas são Direito Administrativo e Direito Constitucional, no entanto, a depender do cargo, você pode encontrar outras matérias.
- Cargos policiais: Direito Penal, Processual Penal, legislações penais extravagantes, jurisprudências e criminologia costumam ser as mais cobradas;
- Cargos jurídicos: Direito Administrativo, Constitucional, Lei de Improbidade Administrativa, Licitações e Contratos, Direito Civil, Processual Civil, Pena e Processual Penal, Direito Tributário e legislações são as mais cobradas nesses casos;
- Concursos para cargos da educação: Legislações educacionais como a LDB e o ECA e legislações locais;
- Concursos para saúde: Legislação do SUS, Direito Administrativo, Direito Constitucional e legislações locais;
- Cargos administrativos: Os mais cobrados são Direito Administrativo, Constitucional, Civil, Processual Civil, legislações referentes ao órgão e Lei de Improbidade Administrativa.
Lembre-se de que as informações acima não são uma receita de bolo, afinal, cada concurso tem o seu edital próprio e tudo pode ser diferente a depender do caso. Sendo assim, você deve sempre verificar o respectivo documento e estudar as legislações pedidas.
No entanto, de forma geral, essas matérias costumam aparecer mais em cada um dos concursos destes nichos.
O que estudar para concurso público em matérias básicas
O comum em praticamente todos os concursos é a cobrança de matérias básicas, que são português, matemática, raciocínio lógico e informática. Sabemos que nem todos os concursos cobram matemática ou informática, no entanto, ao construir a sua base, é importante passar por todas essas matérias, já que a maioria cobra.
Atualidades
Alguns concursos costumam cobrar atualidades em suas provas. Ali, você deverá responder questões referentes a acontecimentos do dia a dia no Brasil e no mundo. Procure sempre estar bem informado pelos canais de TV e notícias e sites confiáveis.
Específicas do cargo
Por fim, as matérias específicas do cargo fecham o conceito de o que estudar para concurso público. A depender do cargo que você pretende concorrer, existem matérias específicas, como a matéria que o professor irá lecionar, a especialidade do médico, dentre outras.
Sendo assim, nos cargos especializados, é comum que se tenham essas matérias que apenas este profissional precisa já que tem a ver diretamente com a função que irá performar quando for admitido.
Precisa ter faculdade para fazer concurso público?
Nem sempre. Existem diversos concursos para todos os níveis, desde fundamental incompleto até curso superior completo. Sendo assim, você deve apenas escolher aquele concurso que se enquadra nos seus objetivos e escolaridades.
É claro que, se você tiver especialização e faculdade, poderá então se inscrever em concursos que paguem melhor e que tenham uma carga horária muito mais vantajosa. Nesse caso, tudo vai depender unicamente do seu objetivo.
Para os concursos de carreiras jurídicas, por exemplo, como procurador, juiz, oficial de justiça e defensor público, deve-se ter a formação completa em Direito.
Já para cargos administrativos, na maioria dos casos o ensino médio completo já basta.
Existem outros cargos que podem exigir apenas o ensino fundamental completo, como por exemplo porteiros, vigias, inspetores de alunos, copeiros, motoristas, dentre outros. Lembrando que isso não é uma regra, e cada órgão tem a liberdade de definir a escolaridade que se pede.
O que estudar para concurso público municipal?
Você deve estudar, além das matérias básicas, as legislações municipais como Lei Orgânica da cidade, Estatuto do Servidor do município, regimento interno do órgão em que vai trabalhar, conhecimentos do município, história do município, bem como qualquer legislação relevante para o cargo que for prestar concurso.
Por exemplo, se você for estudar para um concurso de fiscal de posturas, precisará, além das matérias acima, de estudar o Código de Posturas Municipal e, em alguns casos, até mesmo o Código de Obras da cidade.
Sendo assim, para saber exatamente o que estudar para concurso público municipal, você deve se basear no cargo pedido e no que diz o edital.
Nem todo concurso municipal irá pedir conhecimentos locais, mas a lei orgânica é praticamente uma regra nessa esfera administrativa, portanto, tenha atenção a este ponto.
O que estudar para concurso público federal?
Além das matérias básicas, você deve estudar o Estatuto dos Servidores Federais, bem como os regimentos internos do respectivo órgão em que for atuar. Sendo assim, observe o que diz o edital em relação a estas legislações federais. Fora isso, atente-se às legislações que são específicas do cargo e que podem ser diferentes no que tange à esfera Federal.
Vale pontuar que os concursos Federais, como o Concurso Unificado, costumam ser mais pesados no quesito de cobrança, visto que eles geralmente têm salários melhores e muito mais atrativos.
Como iniciar o estudo para concursos?
Você precisa construir uma boa base, focar numa carreira e montar uma rotina de estudos diária, constante e que tenha muitos exercícios. Manter o foco no início é fundamental, e para isso evite ambientes com distrações.
Vamos conferir em seguida um guia simples e prático para você montar sua estratégia rumo à aprovação. Confira.
Prepare a base
Depois de saber o que estudar para concurso público, é muito importante preparar a sua base. Sendo assim, foque primeiramente em construir uma sólida estrutura em matérias como:
- Português;
- Matemática;
- Raciocínio lógico;
- Informática.
Acredite, isso fará total diferença na sua preparação, principalmente se você ainda não tem domínio dessas matérias. Assim, foque boas horas do dia nestas disciplinas e faça muitos exercícios para conseguir melhorar seu entendimento e aumentar sua taxa de acertos.
Vale dizer neste ponto que focar em manter-se atualizado é primordial e já corta caminho caso sua prova de escolha tenha a disciplina de atualidades.
Escolha uma carreira
Muitas pessoas fazem qualquer concurso e esperam passar, mas saiba que esta é uma estratégia completamente falha. Escolha uma carreira e foque seus estudos nela até conseguir a aprovação. É muito mais fácil fazer isso, já que serão sempre praticamente as mesmas matérias e, com o tempo, ficará tudo mais fresco na sua cabeça.
Se você “pula de galho em galho”, sempre terá novos conceitos para aprender e não conseguirá se manter bom em nenhum. Sendo assim, escolha um cargo e foque nele até a aprovação, realizando um estudo focado e estratégico nas disciplinas mais cobradas.
Por exemplo, se você quer ser técnico judiciário, foque nas matérias pedidas em editais anteriores e mantenha-se apenas estudando estas disciplinas. Você obterá a aprovação muito mais rapidamente.
Prepare um horário por dia
O estudo deve ser uma rotina fixa. Portanto, separe o horário do dia em que você está mais bem disposto para conseguir um bom rendimento na hora de estudar. Isso vai ajudar muito com que você consiga reter mais o que é estudado, aumentando muito o seu rendimento.
Se ajudar, faça uma planilha de horários e se fixe nisso para conseguir alcançar o habito mais facilmente.
Realize exercícios e simulados
De nada adianta assistir aulas e ler apostilas se você não estudar por meio de questões. Sendo assim, ao saber o que estudar para concurso público, você também vai saber como focar suas questões apenas para estas matérias, dentro dos tópicos cobrados no seu edital.
O ideal é que você faça baterias de questões todos os dias para reter a matéria e exercitar seus conhecimentos. Nos fins de semana, monte um bom simulado e faça um apanhado dos seus erros.
Monte um caderno de erros
No caderno de erros, você irá anotar as questões que fez e que errou, bem como a solução correta e sua justificativa. Pode anotar também o que te levou a errar e o conceito correto. Acredite, isso ajuda muito a fixar a matéria e pode ser uma virada no jogo de estudos para concurso.
Não se desanime
A dica mais importante de todas é essa: não desanime. A jornada de estudar para concursos por vezes é árdua e até mesmo solitária. Além disso, é pesada, já que estudar por horas a fio ainda mais após jornada de trabalho, pode ser muito desafiador.
No entanto, vale a pena se manter firme no propósito e levando em consideração as dicas passadas hoje, o seu rendimento vai ser muito melhor e mais bem direcionado.
Agora que você já sabe o que estudar para concurso público, as principais matérias e ainda aprendeu algumas dicas, organize seus estudos e aproveite para comentar conosco suas principais dúvidas a respeito do tema.