No final de 2024, o Governo Federal anunciou a transformação de cargos ociosos em 155 novos postos para preenchimento no próximo concurso Diplomata. Essa medida foi implementada no âmbito do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e visa otimizar a alocação de recursos humanos, de modo a tornar o serviço público mais eficiente e alinhado com as necessidades atuais do Estado.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou que a transformação de cargos obsoletos em funções mais úteis é “um passo importante para um governo eficiente e um país mais justo”.
Portanto, isso significa que o próximo certame deve oferecer mais vagas para esse cargo tão importante e disputado.
Requisitos e benefícios: o que esperar do próximo concurso diplomata
O próximo concurso para a carreira de diplomata, sinalizado no final de 2024, promete ser uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público federal.
Os requisitos para participar do concurso incluem a conclusão de um curso de graduação em qualquer área, com emissão de uma instituição de ensino que tenha credenciais pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é necessário ser brasileiro nato, ter idade mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso dos homens, com as obrigações militares.
A seleção deve ocorrer em duas fases. Dessa forma, a primeira fase consistirá em uma prova objetiva com questões de:
- Língua Portuguesa;
- História do Brasil;
- História Mundial;
- Geografia;
- Língua Inglesa;
- Política Internacional;
- Economia;
- Direito.
Já a segunda fase compreenderá provas escritas das mesmas disciplinas, além de um idioma adicional, que pode ser Língua Espanhola ou Língua Francesa.
Os benefícios para aqueles que passarem no concurso são bastante atrativos. Isso porque a remuneração inicial é de R$ 21.926,98, incluindo o auxílio-alimentação de R$ 1 mil.
Sem contar que a carreira diplomática oferece a oportunidade de representar o Brasil no exterior, participar de negociações internacionais e contribuir para a formulação da política externa do país.
Com a transformação de cargos ociosos em novos postos, o próximo concurso Diplomata deve ser uma excelente chance para quem busca uma carreira com bons salários, muitas viagens e oportunidades de crescimento.
Como foi o último certame?
O último concurso para a carreira de diplomata, realizado em 2024, foi organizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr) e pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O edital saiu em julho de 2024, oferecendo 50 vagas para o cargo de Terceiro Secretário.
Já o processo seletivo em si ocorreu em duas fases. A primeira fase consistiu em uma prova objetiva com questões de múltipla escolha. Por outro lado, a segunda fase incluiu provas escritas das mesmas disciplinas, além de um idioma adicional.
As provas objetivas foram em setembro de 2024, enquanto as provas escritas ocorreram em outubro do mesmo ano.
Assim, o concurso atraiu um total de 8.525 candidatos, todos competindo pelas 50 vagas disponíveis.
O resultado final saiu em dezembro de 2024. Após isso, os aprovados receberam convocação para a avaliação biopsicossocial e para o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, realizados em Brasília.
Ainda não há uma data prevista para sair o edital do novo concurso diplomata. Mas agora podemos esperar que saiam mais vagas do que o de 2024, com a vindoura reformulação de 155 cargos ociosos.