Pular para o conteúdo

O que estudar para passar no concurso dos Correios?

Compartilhe:
Imagem de um homem que estudou para passar no concurso dos correios
IMAGEM - Pcess609

O concurso dos Correios está confirmado para 2024! Ao todo, devem ser disponibilizadas mais de 3 mil vagas para os cargos de Agente, Analista e para a área de Saúde e Segurança do Trabalho (SESMT). Entender o que estudar para passar no concurso dos Correios é o primeiro passo para conquistar uma vaga.

O próprio diretor da autarquia, Fabiano Silva dos Santos, já anunciou que o primeiro edital deve ser para a área de SESMT, o qual já tem até banca definida: o IADES. Já as demais áreas devem ter a banca definida até agosto, e o edital deve sair até setembro. Além disso, os candidatos aprovados devem começar a ser chamados já em dezembro desse ano. Ou seja, quem quiser uma carreira na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a hora é agora!

No entanto, vale lembrar que essa vontade é a de muitos. Então, é preciso se preparar com muito afinco se quiser passar no concurso, que é um dos mais populares do setor público no Brasil.

Para te ajudar a entender o que estudar para passar no concurso dos Correios, hoje trouxemos um guia com dicas de estudo, informações e insights que podem fazer toda a diferença na sua preparação. Leia com atenção até o final, pois essas dicas podem te ajudar a mudar de vida!

É difícil passar no concurso do correio?

É difícil passar no concurso dos Correios, dependendo do ponto de vista. Sem dúvida nenhuma é um certame muito disputado. Para se ter uma ideia, a última grande edição, em 2011, por exemplo, teve 1.120.393 candidatos inscritos para disputar um total de 9.190 vagas. Ou seja, foram pouco mais de 121 pessoas disputando cada vaga.

Assim sendo, é sim um concurso desafiador. Por outro lado, ele é considerado um dos “menos difíceis” de passar, digamos assim. Isso se deve a diversos fatores, como:

  • Regime celetista: os servidores dos Correios não têm a mesma estabilidade que de outras autarquias, o que faz com que concurseiros mais experientes não se interessem tanto assim. Com isso, a concorrência pode ser menos acirrada, quando comparamos a outros concursos;
  • Menor complexidade: principalmente para os cargos de nível médio, não são tantas matérias assim. Nas provas de 2011, por exemplo, foram apenas 3 matérias para nível médio: Português, Matemática e Informática.

É claro que isso não significa que você pode negligenciar sua preparação. Na verdade, é um incentivo a mais para você se dedicar, pois pode ser mais fácil se sobressair no concurso dos Correios do que em outros certames.

Qual foi a nota de corte Correios no último certame?

A nota de corte Correios no último grande certame foi de 60 pontos de um total de 100. De fato, é uma nota média, e outra prova de que é preciso se dedicar bastante, mas que esse é um concurso com grandes chances de aprovação. A saber, existem concursos públicos cuja nota de corte é 95 pontos. Então, relativamente falando, esse é um dos melhores nesse sentido.

Nota de corte é uma pontuação que determina quem são os candidatos realmente aprovados em um concurso. Como você deve saber, todo certame tem uma pontuação mínima, a qual o candidato precisa atingir para passar. No entanto, atingir essa pontuação não significa que a pessoa será automaticamente contratada para o cargo. Afinal, há outros fatores além do desempenho do candidato a serem levados em conta, como o número de vagas disponíveis e a pontuação dos demais participantes.

Dessa forma, a nota de corte diminui a quantidade de candidatos na disputa. Por exemplo, como a nota de corte dos Correios era de 60 pontos, todos os que marcaram até 59 estavam automaticamente eliminados. E só os que fizeram acima disso ficaram na disputa.

O que estudar para passar no concurso dos Correios?

O conteúdo programático de um concurso só é totalmente conhecido quando sai o edital. No entanto, as instituições costumam seguir um padrão no que exigem dos candidatos.

Como vimos, o concurso dos Correios tem uma complexidade menor que outros concursos, e não são muitas as disciplinas cobradas.

A julgar pelos últimos certames, como vimos na edição de 2011, somente 3 matérias caíram na prova: Matemática, Língua Portuguesa e Informática. Já na edição de 2017, que foi bem menor (88 vagas apenas, mais cadastro reserva), as disciplinas cobradas na prova objetiva foram:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico e Matemático;
  • Noções de Informática;
  • Legislação aplicada aos Correios;
  • Conhecimentos específicos.

Portanto, você pode estudar essas matérias, se quiser se adiantar e começar a preparação antes mesmo do conteúdo programático ser divulgado.

Dicas de estudo para sair na frente da concorrência no Concurso dos Correios

Já vimos que a concorrência pelas vagas na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é grande, certo? E que, embora esse seja um concurso menos complexo, é necessário dedicação para não ser eliminado logo de cara pela nota de corte.

Por isso, se você quiser mesmo elevar as suas chances de ser aprovado, tem que levar a preparação a sério. Veja a seguir algumas dicas excelentes para te ajudar nesse propósito, agora que você já sabe o que estudar para passar no concurso dos Correios.

1. Comece estudar quanto antes

Como vimos, o edital dos Correios deve sair até setembro para os cargos de Agente e Analista. Já para a área de Saúde e Segurança do Trabalho, a publicação será ainda antes. Por outro lado, as contratações devem começar já em dezembro desse ano. Assim sendo, podemos presumir que, entre a divulgação dos editais e a aplicação das provas, devem-se passar, no máximo, 60 dias.

Se você deixar para começar os estudos apenas quando o edital sair, pode não conseguir assimilar todo o conteúdo e perder pontos para concorrentes mais adiantados. Portanto, comece a estudar agora mesmo, pois essa antecedência pode ser determinante para a sua aprovação.

Vale lembrar que esse padrão da publicação do edital pouco tempo antes da data das provas tem se tornado comum. Então, se você é um concurseiro prolífico, digamos assim, que participa de vários concursos ao longo do ano, uma dica de ouro é iniciar sua preparação quanto antes.

2. Mantenha o foco no principal

É claro que começar a estudar sem um conteúdo programático para seguir pode ser desafiador. Porém, para poder saber por onde começar, você deve olhar as edições anteriores e checar o que é exigido com mais frequência, e quais questões tem mais peso na nota final.

No caso do concurso dos Correios, as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Informática são os pilares, principalmente para os cargos de nível médio. E se você for concorrer a cargos de nível superior, estude os conhecimentos específicos da área em questão.

Em Língua Portuguesa, estude conhecimentos gerais, como ortografia, regras gramaticais, sintaxe e interpretação de texto. Enquanto isso, em Matemática, foque em raciocínio lógico e matemático, as quatro operações, frações, e regra de 3, que são algumas das áreas mais exigidas.

Viu como já há bastante o que estudar, mesmo sem ter o conteúdo programático oficial em mãos? Comece por aí e, depois de se sentir seguro com o básico, vai ficar mais fácil expandir para outras áreas.

3. Saiba dividir o seu tempo com sabedoria

O tempo é um fator fundamental em uma rotina de estudos, principalmente se você estuda, trabalha, enfim, tem pouco tempo livre para se dedicar. Assim, o ideal é dividir estrategicamente seu tempo entre as matérias.

Isso não significa dividir por igual, mas sim, de forma proporcional, deixando mais tempo para as matérias com mais peso.

Ao entender o que estudar para passar no concurso dos Correios, deve-se saber que a Língua Portuguesa é a mais cobrada, com maior número de questões nas provas objetivas, além de também ser importante, caso haja prova discursiva. Então, reserve pelo menos 40% do seu tempo para ela e divida o restante entre as outras.

É importante focar não só no estudo em si, mas na revisão e fixação também. Então, reserve tempo para revisar o que aprendeu, use flashcards e outras técnicas que ajudam a aprender mais em menos tempo. Além disso, após determinar em que áreas você tem mais dificuldade, dedique um tempo em sua rotina de estudos para a “recuperação”, período em que você vai focar principalmente nos conceitos em que não foi bem.

Mesmo que você tenha apenas meia hora por dia para estudar, aplique essa divisão de tempo estratégica. Ela fará toda a diferença no seu aprendizado e, claro, no seu resultado no dia da prova.

4. Foque na prática

Praticar com exercícios, simulados e edições anteriores do concurso dos Correios pode ser muito útil. Até bem mais útil que apenas ler os conteúdos de livros das matérias que você está estudando.

Na Internet, você encontra muitos desses materiais gratuitos e, se quiser alavancar suas chances de aprovação, considere investir em materiais pagos. Aliás, você sabia que os materiais, e-books, livros, cursinhos preparatórios, etc., para o concurso dos Correios são bem mais baratos que os de outros certames? Isso se deve à menor complexidade do certame, com matérias mais populares, digamos assim.

Então, é mais acessível adquirir esses materiais, o que é outra vantagem do concurso dos Correios. Uma dica é optar por livros, físicos ou eletrônicos, que ofereçam simulados e questões respondidas e comentadas. Com isso, você pode testar seus conhecimentos e ter um feedback instantâneo sobre seu desempenho, ao comparar suas respostas com o gabarito dos simulados.

Para simular as condições reais do dia da prova, marque o tempo e procure responder à quantidade média de questões do concurso. Na última edição, os candidatos tiveram 3 horas e meia para resolver 50 questões de múltipla escolha. Então, siga esse padrão para sentir como será a pressão do dia e aprender a dividir o tempo entre as questões. Quanto mais você focar na prática, mais familiarizado estará no grande dia.

Gostou de saber o que estudar para passar no concurso dos Correios? Agora coloque tudo em prática e lembre-se de voltar sempre, pois traremos em primeira mão, quando houver novidades a respeito desse certame!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.