Você já se perguntou como funciona a nota do Enem? O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, deve ter a aplicação das provas já no próximo mês de novembro, o que tem gerado dúvidas e muitas expectativas para os estudantes.
Dessa forma,espera-se que mais de 5 milhões de estudantes brasileiros, que já realizaram suas inscrições, façam as provas. E, como muitos desses cidadãos são novos participantes, ainda existem muitas dúvidas sobre como funciona a nota do Enem.
Sendo assim,se você vai fazer a prova e quer entender melhor esse assunto, basta ficar com a gente até o final, para não perder nenhum detalhe importante. Vamos lá?
Saiba mais sobre o Enem
O Enem é uma das principais maneiras que os estudantes brasileiros têm de conseguir uma vaga em uma instituição pública ou privada, de ensino superior.
E este ano, o que chamou a atenção foi o grande número de candidaturas, que ultrapassou os 5 milhões de brasileiros, quebrando o recorde dos últimos 4 anos.
Entre esses candidatos, muitos farão as provas pela primeira vez, o que aumenta ainda mais a importância de entender como funciona a nota do Enem. Vale lembrar que o sistema de correções segue um método próprio e, para o INEP, a quantidade de questões que o candidato acerta, não é o fator mais importante na gora de corrigir as provas objetivas.
Edição do exame deste ano: saiba mais
A prova objetiva do Enem de 2024, deverá contar com um total de 180 questões. Além disso, também será cobrada uma redação dos candidatos que, por sua vez, já teve a Cartilha da Redação, com correções de textos, dicas e resposta a algumas dúvidas, divulgada pelo INEP.
A primeira prova deverá acontecer em 03 de novembro. Assim, nessa ocasião, os estudantes deverão responder a 90 questões, das quais serão:
- 45 questões de Linguagens (Português, Literatura, Língua Inglesa e Espanhol);
- 45 questões de Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia);
- Redação.
Já no segundo dia de exames, previsto para o dia 10 de novembro, os candidatos deverão responder a:
- 45 questões de Matemática; e
- 45 questões de Ciências da Natureza.
Geralmente, o primeiro dia de provas do exame dura em média 5 horas e mais, sendo um período maior de aplicação. Já no segundo dia, a duração deverá ser maior, chegando a 5 horas, para que os candidatos respondam a todas as perguntas da prova.
Como funciona a nota do Enem?
Atualmente, é o INEP quem é o responsável pela correção das provas. Assim, para saber como funciona a nota do Enem, é necessário entender que a instituição aplica a chamada TRI, ou Teoria da Resposta ao Item.
Nessa teoria, tenta-se estabelecer uma relação entre as chances que o participante tem de acertar a resposta de uma questão, seu nível de conhecimento sobre o tema e as especificidades da questão.
Ou seja, a quantidade de questões que um estudante acerta não conta muito nesse caso. Mas sim, quais as questões ele acertou.
Então, de qualquer forma, saber mais sobre como funciona a nota do Enem e se preparar da melhor forma possível, é a melhor chance que os estudantes têm, de conseguir uma boa pontuação. Até a próxima!