Para quem pergunta onde usar a nota no Enem no exterior, saiba que as opções são várias. Afinal, atualmente mais de 30 instituições contam com estudantes do Brasil que utilizam esse sistema.
A saber, ainda é possível utilizar a sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio para preencher uma vaga em um curso superior, e até para cursar uma universidade fora do país. Muitas instituições de ensino possuem acordo com o MEC, que visa facilitar o acesso a essas vagas.
No entanto, vale destacar que todos os custos associados ao estudo, como alimentação e moradia, são de responsabilidade do estudante e de seus familiares. Mas também existe a possibilidade de pedir benefícios assistenciais do Governo Federal, a fim de dar continuidade na sua graduação. Continue conosco até o final e entenda mais a respeito desse assunto tão importante. Vamos lá?
Onde usar a nota do Enem no exterior?
Uma das melhores opções para usar a nota do Enem no exterior é por meio do Enem Portugal. A saber, essa instituição oferece a possibilidade de alunos brasileiros estudarem universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, de diversas regiões do país.
Cada instituição de ensino tem autonomia para definir os requisitos na hora de selecionar os alunos brasileiros por meio do Enem. Dessa forma, a nota do exame pode ser somente uma das etapas de seleção, ou a única.
Com isso, quem optar por estudar em Portugal deve ter em mente que terá algumas despesas que o Governo não vai cobrir. Além disso, antes de enviar sua candidatura à vaga, é importante buscar informações a respeito do curso e da atuação no Brasil após a formatura. Isso porque a validade do diploma está sujeita às leis do nosso país.
Opções de instituições para usar a nota do Enem no exterior
Como já mencionamos, o Enem Portugal é a melhor opção para você, que deseja saber onde usar a nota do Enem no exterior. Afinal, são várias as instituições de ensino portuguesas com acordos com o Ministério da Educação, para receber nossos estudantes que desejam cursar o ensino superior fora do país.
Alguns exemplos mais comuns são:
- O Instituto Português de Administração de Marketing, o IPAM;
- O Instituto Politécnico de Porto, o IPP;
- A Universidade da Beira Interior, a UBI;
- A Universidade Católica Portuguesa, a UCP;
- A universidade europeia; entre outras.
Como me candidatar?
No site do Ministério da Educação, você poderá encontrar uma lista completa com todas as opções de instituições onde você pode usar a nota do Enem no exterior. Por lá, estarão disponíveis todas as instituições que fazem parte do acordo do MEC com o Enem Portugal.
Depois de conferir a lista encontrar a instituição em que você deseja estudar em Portugal, o próximo passo será enviar a sua candidatura. No entanto, é importante que você tenha em mente que cada instituição possui regras e etapas distintas para o envio da inscrição.
Dessa forma, o ideal é acessar o site oficial da instituição ou entrar em contato por e-mail, mensagem ou ligação, para obter todas as informações a respeito desse processo. Somente assim será possível concluir todas as etapas de forma correta, e garantir a sua candidatura em uma das vagas disponíveis para usar a nota do Enem no exterior. Até a próxima!