Pular para o conteúdo

Golpes do Desenrola: veja como se prevenir

Compartilhe:
Imagem com um X vermelho representando os Golpes do Desenrola
IMAGEM - Divulgação

Mesmo depois do encerramento do programa, muitos criminosos ainda estão tentando aplicar golpes do Desenrola. Com isso, muitos trabalhadores estão tendo prejuízos e perdendo esses valores, que seriam para quitar suas dívidas e retirar as restrições no CPF.

Com o objetivo de facilitar a renegociação de dívidas em atraso, o programa Desenrola Brasil beneficiou milhares de brasileiros. No entanto, o programa chegou ao fim em maio, mas isso não impede a ação de bandidos, até agora.

Quer saber mais sobre esses golpes do Desenrola, além de conferir dicas para se prevenir? Então fique conosco até o final, e confira todas as informações mais importantes. Vamos lá?

Saiba mais sobre o fim do programa Desenrola Brasil

Em meados do mês de maio de 2024, o Governo Federal anunciou o fim do programa intitulado Desenrola Brasil. Contudo, essa iniciativa ainda é alvo de bandidos, que utilizam o programa para aplicar os chamados golpes do Desenrola.

Dessa forma, já se tem notícia de diversos cidadãos que, por conta desses golpes, perderam o dinheiro que seria usado para quitar suas contas e limpar seu nome.

Contudo, é sempre bom lembrar que o programa acabou. Ou seja, qualquer notificação ou tentativa de contato, em nome do Desenrola, é golpe e você deve tomar cuidado.

Golpes do Desenrola

O principal objetivo dos criminosos, com os golpes do Desenrola é roubar valores em dinheiro dos cidadãos brasileiros. Além disso, essas pessoas também podem roubar dados e informações pessoais das vítimas.

No entanto, a melhor forma de se prevenir é ter em mente que o programa já acabou em 20 de maio de 2024, além de procurar entender bem como esses golpes funcionam.

Como esses golpes funcionam?

Como já vimos, o programa já chegou ao fim. Sendo assim, se você receber qualquer tipo de contato em nome dele, é possível que seja um dos golpes do Desenrola, ou seja, qualquer que for a proposta, tenha em mente que ela não é válida.

Geralmente, as vítimas recebem um email, um SMS ou até mesmo ligações, com uma suposta oferta atrativa, para quitar as dívidas e limpar o nome. Tome cuidado, pois qualquer notícia recente,circulando na internet sobre esse assunto, é falsa.

Porém, vale destacar que o Governo Federal ainda está oferecendo a oportunidade de renegociação de dívidas, por meio de um pacote de benefícios para MEI, com o Desenrola Pequenos Negócios. Porém, essa iniciativa está disponível apenas para os empreendedores.

No caso do Desenrola Pequenos Negócios, as chances de renegociação se destinam ao micro, pequeno e médio empreendedor de todo Brasil. Mas, para aderir ao programa, é necessário que esses cidadãos façam o acordo diretamente com o banco.

Como se prevenir dos golpes do Desenrola?

Segundo a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, a principal forma de se prevenir contra os golpes do Desenrola, é nunca realizar qualquer pagamento antecipado, com relação a quitação de dívidas em aberto. E isso vale para qualquer tipo de acordo.

Além disso, sempre confirme se você está falando e negociando com a empresa correta. Certifique-se de que o contato, como número de telefone ou email realmente pertence aquela empresa em específico.

Além disso, outra orientação da Febraban é que nunca devemos clicar em links desconhecidos ou suspeitos. Afinal, é por meio desses links que os criminosos conseguem roubar seus dados e informações pessoais.

De acordo com o laboratório de pesquisa da UFRJ, o Netlab, que foca a circulação de informações na internet, somente entre os meses de julho e agosto de 2024, mais de 640 anúncios fakes estavam circulando online, utilizando o nome do Desenrola Brasil. Além deste, outro importante programa do Governo também foi alvo desses criminosos, o Voa Brasil.

Sendo assim, caso você suspeite de golpes do Desenrola, ou de qualquer outro programa do Governo Federal, procure os canais de comunicação da Caixa Econômica Federal, ou de qualquer outro banco, além de agências do Procon, para obter ajuda e orientação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.