Muita gente se empolga e acaba esquecendo da possibilidade de cair em golpes no carnaval e foi pensando nisso que preparamos este artigo para falar sobre os mais comuns e como se prevenir contra eles. Portanto, veja até o final e entenda tudo sobre cobranças indevidas utilizando máquinas de pagamento ou furtos no meio da multidão. Afinal, este evento reúne milhares de pessoas no mesmo lugar e isso facilita a ação de alguns criminosos. Portanto, veja formas de prevenção contra golpes no carnaval a partir de agora:
Veja quais são os golpes no carnaval mais comuns e como se prevenir
Hoje em dia, as pessoas realizam transações financeiras de forma muito mais fácil do que antigamente. Afinal, muitos usam cartões com métodos de pagamento por aproximação pelo celular para facilitar a vida na hora de comprar qualquer coisa. No entanto, essa facilidade pode trazer muitos riscos para quem vai curtir eventos como o carnaval. Por isso, listamos os golpes mais comuns que são utilizados pelos criminosos para roubar as pessoas durante este evento. Confira:
Golpe da maquininha de cartão
Não é raro encontrar pessoas que caíram nos famosos golpes no carnaval aplicados com maquininhas de cartão. Neste caso, os criminosos digitam o valor maior do que aquele que deveria ser pago pelo folião. Este, por sua vez, está distraído com a festa e acaba não percebendo no momento em que realiza o pagamento. Neste caso, o comprador pode contestar a compra com a instituição financeira, mas a melhor forma de evitar esse tipo de golpe é redobrando a atenção na hora de curtir a festa.
Geralmente, os golpistas digitam rapidamente o valor superior adicionando alguns zeros à direita para que os compradores passem o cartão por aproximação antes que percebam o golpe.
Furto no meio da multidão
Multidões ficam aglomeradas em eventos comuns do carnaval e os golpistas aproveitam essa movimentação para gerar uma confusão de pessoas se empurrando propositalmente a fim de que um dos criminosos roube a carteira ou o celular dos foliões inocentes. Por isso, mantenha os pertences em locais seguros como doleiras e não guarde qualquer item de valor em bolsos traseiros.
Golpe do beijo
Não é raro encontrar pessoas que caíram no famoso golpe do beijo no carnaval. Neste caso, o criminoso aproveita o momento de distração em que está beijando a vítima para que outra pessoa curte seus objetos com facilidade. Por isso, os foliões devem utilizar uma cordinha ou usar capinhas seguras para evitar qualquer tipo de situação dessa natureza.
Furto de celulares na mão
O furto de celulares é um dos golpes no carnaval que são mais populares entre os criminosos nessas festas. Afinal, esses golpistas são muito rápidos para retirar o celular da mão das pessoas enquanto elas estão utilizando para tirar fotos ou gravar vídeos das festas. Por isso, os foliões devem tomar muito cuidado e observar quem está ao redor antes de expor o smartphone. Se possível, utilize o aparelho apenas em casos de extrema necessidade como para fazer ligações importantes.