Pular para o conteúdo

Como evitar cair em golpes bancários?

Compartilhe:
Imagem ilustrativa mostrando um celular representando Como evitar cair em golpes bancários
IMAGEM - Chat GPT

Você sabe como evitar cair em golpes bancários? Você assiste aos noticiários diariamente e percebe que os golpes e fraudes acontecem diariamente no Brasil, não é mesmo? Os criminosos utilizam diversas formas de enganar as pessoas e acabam conseguindo em algumas ocasiões, infelizmente. Leia esta matéria até o fim para conhecer dicas que podem te salvar dos golpistas que tentam levar seu dinheiro de todas as formas:

Veja como evitar cair em golpes bancários

Infelizmente, algumas pessoas já sofreram muito por não saber como evitar cair em golpes bancários e sofreram roubos por criminosos de todos os cantos do país. Por isso, listamos algumas dicas que podem te ajudar a se livrar desses bandidos que utilizam todas as maneiras possíveis de roubar seu dinheiro. Confira:

Desconfie de ofertas muito boas

Muitas vezes, os golpistas utilizam a ganância e o ego das pessoas para aplicar seus golpes. Para isso, eles tentam atrair as vítimas oferecendo propostas que não podem ser recusadas como investimentos de retorno alto e rápido com baixo risco. Esses criminosos utilizam a pressão emocional para fazer com que as pessoas tomem decisões de maneira impulsiva.

Isso não acontece apenas com pessoas que são desinformadas sobre o mundo dos investimentos. Afinal, os golpistas conseguem enganar até pessoas mais instruídas sobre o mercado financeiro. Para isso, eles usam termos técnicos e linguagem de vendedor para induzir as vítimas aos golpes que serão aplicados.

Sempre verifique a fonte antes de informar qualquer dado pessoal

Outra forma de evitar cair em golpes bancários consiste na verificação da fonte antes de informar qualquer dado pessoal. Infelizmente, muita gente oferece dados como CPF, número de telefone e e-mail sem verificar quem está do outro lado da linha em uma ligação. Mas, as instituições sérias não pedem esses dados por telefone. Caso tenha dúvida, pesquise se o número ou e-mail são oficiais da empresa que deseja entrar em contato. Se possível, tente resolver o problema pessoalmente com a empresa.

Cuidado com boletos estranhos

O golpe do boleto falso é muito comum e tem se tornado cada vez mais popular por causa da incapacidade de algumas pessoas de verificar a idoneidade do documento. Por isso, uma das formas de como evitar cair em golpe bancário dessa natureza é ficar atento antes de realizar o pagamento para que o dinheiro seja enviado para o destinatário correto.

Além disso, recomenda-se que o boleto venha diretamente pelo site oficial da empresa ou que tenha tido envio pelo e-mail oficial de tal instituição.

Ative autenticação de dois fatores

Uma das formas de como evitar cair em golpes bancários é a ativação da autenticação de dois fatores. Essa camada extra de proteção garante que as pessoas estejam mais seguras para realizar transações de maneira digital. O usuário da plataforma precisa colocar a senha e confirmar a operação com outro tipo de código. Para isso, você deve utilizar aplicativos de autenticação em vez do SMS para garantir ainda mais segurança e impedir que golpistas consigam realizar seus crimes.

Nunca clique em links estranhos

Por fim, lembre-se de que uma das melhores formas de evitar cair em golpes bancários é nunca clicar em links estranhos. Muitas vezes, os golpistas criam links de pagamentos que enviam depois para suas contas e entram em contato para que você realize o depósito. Portanto, desconfie de qualquer link e sempre procure outra forma de pagar suas dívidas com alguma empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.