O desconto no primeiro imóvel pode ser a saída para quem sonha com a casa própria e vamos falar sobre isso durante a matéria. Afinal, qual o valor da economia obtida na aquisição da sua casa de acordo com as atuais regras? Veremos tudo sobre o assunto para que todos possam se programar para adquirir a tão sonhada casa própria. Confira:
Veja critérios e valor do desconto no primeiro imóvel
O desconto no primeiro imóvel pode chegar a 50% do total e isso e o que muita gente sonha para adquirir a casa própria. Afinal, ninguém gosta de pagar aluguel se pode comprar sua própria casa e algumas mudanças nas regras de aquisição do Minha Casa Minha Vida podem facilitar o acesso à primeira residência por tais pessoas.
A redução no valor do imóvel vale para todo o país e se aplica para o programa Minha Casa Minha Vida também. Veja alguns critérios e qual o valor da economia que estão atrelados ao programa de habitação mais popular do Brasil durante a leitura desta matéria. Afinal, qualquer trabalhador almeja pela sua própria casinha e o Governo Federal trabalha para facilitar essa compra.
Visto que, o pagamento de imposto, da entrada e das despesas com documentos aumentam o valor inicial para aquisição de um imóvel. A somatória desses fatores pode chegar à bagatela de 50% do valor total da aquisição. Mas, existe a possibilidade adquirir desconto no primeiro imóvel por meio dessas taxas. Ou seja, apenas quem deseja adquiria a primeira residência poderá ter acesso ao benefício.
Entenda o que encarece o primeiro imóvel
A casa própria é o sonho de quase todos os trabalhadores que desejam adquirir o primeiro imóvel para fugir do aluguel. No entanto, muitos se deparam com pagamento de documentações que fogem do orçamento como:
- Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
- Escritura Pública;
- Registro do imóvel;
- Taxa de interveniência;
- Taxa de evolução da obra.
No entanto, pouca gente sabe que existe uma lei federal de 1973 que concede desconto de 50% em taxas de tabelionato e registro de imóvel. Essa redução é aplicada em imóveis que sejam adquiridos por meio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) que, por sua vez, utiliza recursos do FGTS ou da poupança da Caixa.
O comprador precisa, portanto, exigir o documento que comprova que a aquisição do imóvel está sendo feita por meio do SFH. Desse modo, basta apresentar esse comprovante na hora de registrar o imóvel para adquirir o desconto no primeiro imóvel por meio do programa Minha Casa Minha Vida.
Redução no crédito de financiamento da casa própria
O desconto no primeiro imóvel que foi anunciado acima vale apenas para residências que tenham valor máximo de 1,5 milhão de reais. A partir de primeiro de novembro, a CEF (Caixa Econômica Federal) anunciou uma redução no limite de crédito para o financiamento de casa própria por meio do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Mas, convenhamos que o primeiro imóvel da maioria dos brasileiros não excede esse montante.