A nova regra do saque aniversário deve trazer algumas mudanças para a modalidade. Afinal, o principal objetivo dessas alterações é tornar o acesso ao fundo mais fácil para os trabalhadores.
Com isso, espera-se que esses cidadãos tenham mais liberdade e autonomia para gerir esse valor, que é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada do país. Ou seja, com a possibilidade de retirar parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço uma vez por ano, os brasileiros podem ter um respiro, no mês de seu aniversário.
Quer saber mais sobre a nova regra do saque aniversário? Basta ficar com a gente até o final para não perder nenhum detalhe!
Saiba mais sobre a nova regra do saque aniversário do FGTS
Com a nova regra do saque aniversário, espera-se que os trabalhadores tenham mais vantagens nessa modalidade de saque. Afinal, esses cidadãos podem ter acesso ao valor, sem precisar dar uma justificativa para o uso, como é o caso do saque do FGTS para compra de imóvel, por exemplo.
Além disso, com as mudanças, também é possível retirar o valor integral disponível em conta, no caso de demissão sem justa causa. O processo de saque também ficou mais simples, já que o trabalhador pode solicitar a retirada através do app do FGTS.
Com isso, a partir da nova regra dessa sistemática de saque, os trabalhadores terão mais facilidade para utilizar o dinheiro que, na verdade, é um direito seu.
Como solicitar o saque?
Como já vimos, a solicitação, com a nova regra do saque aniversário é bastante simples e rápida. Ou seja, você precisa, em primeiro lugar, fazer o download e a instalação do aplicativo FGTS em seu smartphone.
Depois de instalar e abrir o app, faça login em sua conta, com o número de seu CPF e senha. Na tela inicial, clique em “Saque Aniversário”;
No entanto, lembre-se que, depois de optar por essa sistemática, você deverá permanecer nela por 24 meses. Ou seja, nesse período, não poderá voltar para outra sistemática, como o saque de rescisão.
Mudanças com a nova regra do saque aniversário
O principal impacto da nova regra do saque aniversário é que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador poderá retirar o valor integral do fundo, além das indenizações por rescisão de contrato de trabalho.
Com isso, o intuito é dar os mesmos direitos aos trabalhadores que fizeram a escolha pela modalidade, dos trabalhadores que se mantiveram na sistemática de saque-rescisão.
O saque aniversário do FGTS traz vantagens, com o acesso a uma parte do valor anualmente, no mês de nascimento do trabalhador. Contudo, essa modalidade ainda é motivo de algumas críticas.
Ou seja, alguns especialistas discutem a possibilidade de enfraquecimento da proteção financeira dos cidadãos. Principalmente se ficarem desempregados de forma inesperada.
Com isso, surgem muitas discussões, a respeito da necessidade de extinção do saque aniversário. Nesse caso, os trabalhadores voltariam a acessar o valor total das contas somente em situações de demissão sem justa causa.
Entretanto, isso iria eliminar a chance de retirar uma parte do valor todos os anos. E isso pode ser útil para se planejar financeiramente.
Dessa forma, é importante ficar atento a votação para a proposta que introduz a nova regra do saque aniversário, em que os trabalhadores ficarão livres para sacar todo o FGTS, em caso de demissão sem justa causa, mesmo nessa sistemática.
Vale lembrar que essa proposta está sendo analisada pelo Ministério do Trabalho, porém, ainda não se sabe qual o prazo para uma decisão definitiva.