O prazo de acompanhamento de saúde do Bolsa Família foi prorrogado. Anteriormente iria até o mês de dezembro de 2024, porém, continuará até o dia 17 deste mês de janeiro de 2025.
Se você é beneficiário ou beneficiária do Bolsa Família e quer saber mais sobre as datas e como fazer o seu acompanhamento, então continue a leitura. Vamos te passar todas as informações para que você fique por dentro de todos os detalhes. Confira agora mesmo.
O que é acompanhamento de saúde do Bolsa Família?
O acompanhamento de saúde do Bolsa Família é um dos principais requisitos do programa que serve para dar o acesso e a manutenção da saúde básica das famílias que recebem o benefício.
O monitoramento acontece com a vacinação, pré-natal para gestantes, e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos, com a pesagem.
Esse acompanhamento acontece por meio das equipes de saúde dos municípios, que verificam se as famílias estão seguindo as orientações de saúde previstas no programa, como manter o cartão de vacinação atualizado e realizar consultas médicas regulares.
Qual o novo prazo de acompanhamento de saúde do Bolsa Família?
O novo prazo de acompanhamento de saúde do Bolsa Família é o dia 17 de janeiro de 2025. Sendo assim, você tem até esta data limite para ir até a UBS da sua região realizar o acompanhamento, seja pesagem, conferência do cartão de vacina e outros.
O processo é bem simples e rápido e é necessário para que se mantenha o benefício assistencial recebido pelos brasileiros que precisam. Sendo assim, por conta da estimativa alta de pessoas que ainda não fizeram sua atualização, o Governo resolveu estender o prazo.
O que acontece se não fizer o acompanhamento de saúde?
Se não realizar o acompanhamento de saúde do Bolsa Família, o benefício pode ser suspenso, causando transtorno para os que recebem o dinheiro mensalmente. Portanto, procurar a UBS e fazer o procedimento é muito importante.
Vale lembrar que a pesagem é obrigatória para crianças até 7 anos, e para mulheres entre 14 e 44 anos de idade. Além disso, as gestantes precisam realizar os exames de pré-natal como requisito para se manterem no programa.
Se o benefício for suspenso, será preciso fazer uma regularização dos critérios para poder receber novamente o Bolsa Família. Portanto, não deixe de cumprir o prazo até dia 17 de janeiro e fique em dia com o Governo.
Agora você já sabe qual o prazo de acompanhamento de saúde do Bolsa Família. Vá o mais rápido possível a uma UBS com seus documentos, se informe no CRAS e não perca seu benefício assistencial.