São cada vez mais as pessoas que têm problemas com os cartões de crédito, porque foram roubados ou extraviados. São cada vez mais usuais as queixas devido a fraudes nos cartões de crédito.
Nesta matéria vamos explicar-lhe como deve proceder em caso de lhe roubarem ou extraviarem o cartão, ou até mesmo em caso de você ou perder.
Como proceder em caso de perda, extravio ou roubo evitando fraudes nos cartões de crédito
É importante ter noções de como deve proceder no caso de perda, roubo ou extravio do seu cartão de crédito, pois estas dicas vão ser essenciais para evitar fraudes nos cartões de crédito.
- Deve contactar com a maior brevidade possível a entidade emissora ou o próprio banco (deve ter consigo o nº do cartão assim como o número de conta que está associada ao mesmo);
- Faça uma participação à polícia e solicite sempre uma prova da participação (em muitos casos se tiver um seguro associado ao cartão, podem-lhe solicitar esta prova para poderem proceder à ativação do mesmo).
É importante salientar que após o cancelamento do cartão, todos os movimentos que ocorram são da inteira responsabilidade da entidade emissora, no entanto, caso os mesmos sejam realizados antes da comunicação de furto/extravio você apenas é responsável por um determinado valor.
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Como se proteger de fraudes nos cartões e crédito através de procedimentos de segurança
Antigamente, a maioria das fraudes com cartões de crédito ocorria fisicamente (o cartão era roubado ou extraviado e os burlões faziam movimentos bancários ou levantamento do mesmo através de multibancos). No entanto hoje em dia, com o desenvolvimento das novas tecnologias, existem cada vez mais fraudes a ocorrem através da internet.
Desta forma vamos dar-lhe dicas específicas para se proteger em cada uma das situações mencionadas, roubo físico/extravio do cartão ou fraude dos cartões de crédito online.
Roubo/extravio do cartão
- Quando tiver de trocar de cartão, fique atento ao prazo indicado pelo banco, caso o cartão não chegue dentro do prazo indicado, deverá contactar a entidade emissora;
- Assine sempre o cartão e destrua o antigo quando o mesmo estiver fora da data de validade;
- Memorize o código PIN (evite andar com ele na carteira ou em algum lugar de fácil acesso);
- Não utilize códigos PIN padrão (por exemplo: 1234, 0000, 1111);
- Não dê o PIN a ninguém, especialmente se estiver no meio da rua;
- Quando realizar o pagamento tenha cuidado para verificar se o mesmo não é clonado e apenas repita a operação se o terminal POS der uma mensagem de compra anulada;
- Caso o cartão fique preso em alguma caixa ATM deve contactar sempre o banco com a maior brevidade possível;
- Caso viaje é importante que guarde todos os extrato de transações para poder posteriormente confirmar se está tudo ok, ou se houve alguma utilização fraudulenta do seu cartão;
- Mensalmente deve receber um extrato do seu cartão, é importante que o confira sempre de forma a poder alertar o banco de qualquer utilização anormal;
- Nunca forneça qualquer tipo de informação bancária pelo telefone (por exemplo em ações de telemarketing). Apenas indique qualquer dado solicitado se tiver sido você a iniciar a conversação.
Fraude nos cartões de crédito online
- Seja prudente nos pagamentos através da internet, fazendo compras só em estabelecimentos credíveis;
- No caso de precisar de realizar algum pagamento online prefira outras alternativas ao cartão de crédito (por exemplo paypal ou um MBNet de uma única utilização);
- Ignore mensagens de correio eletrónico, supostamente do emissor do cartão, pedindo-lhe para aceder a um determinado link (pois através deste link os burlões conseguem ficar com os seus dados e a partir dai utilizar o cartão);
- Crie senhas difíceis de serem descobertas;
- Mantenha sempre o bloqueador de pop-ups ativo;
- Para evitar fraudes (e qualquer outro tipo de problemas) deve ter sempre um anti-virus credenciado no seu computador;
- Evite aceder a dados bancários através do seu telemóvel, pois muitas vezes os dados ficam memorizados na cache do mesmo, permitindo um fácil acesso em caso de roubo do mesmo;
- Tenha sempre ativo um alerta de transação (por mail ou SMS);
- Caso receba emails falsos, alerte a entidade emissora do cartão sobre os mesmos;
- Nunca responda a emails com pedidos de informações bancárias;
Embora as dicas que lhe damos aqui possam ser bastante simples, muitas pessoas não as utilizam, ficando desta forma mais expostas a qualquer tipo de fraude. Esperamos que com este artigo ter captado a sua atenção para que se proteja deste tipo de fraudes nos cartões de crédito.
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