Dicas de SEO: Como fazer seu site aparecer no Google

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Imagem: AllaSerebrina / Depositphotos

A disputa pelo topo do ranking em mecanismos de buscas é desafiadora. Isso acontece porque todas as empresas querem ser a primeira opção que aparece para seus clientes em potencial. Entretanto, nem todos os participantes sabem como alcançar a posição de destaque nos rankings de pesquisas. É nesse contexto que entra em cena a Search Engine Optimization.

Popularmente conhecido como SEO, esse termo se refere a otimização voltada para mecanismos de buscas. Essa abordagem de conteúdo tem sido amplamente utilizada pelas empresas com o objetivo de obter um ranqueamento natural em plataformas de pesquisa online.

Os interessados em fazer pesquisas por produtos ou serviços utilizando ferramentas digitais têm acesso a várias plataformas para realizarem suas buscas, mas o Google é a mais utilizada em todo o mundo. Dados da StatCounter revelam que a gigante norte-americana detém mais de 85% do percentual de mercado de ferramentas de busca online.

No caso do Brasil, dados da SimilarWeb revelaram que o Google é responsável por mais de 98% das buscas dos brasileiros. Isso evidencia o quão importante é saber como fazer o seu site aparecer nessa ferramenta de pesquisa online e aqui vão algumas dicas que você precisa considerar se quiser alcançar esse objetivo.

Experiência no site impacta nos rankings

Um fator fundamental no ranqueamento de sites em plataformas de buscas é a experiência dentro do site em questão. Elementos como velocidade e navegabilidade são pontos cruciais para que um website seja bem ranqueado no Google e em outras ferramentas de pesquisa online.

É nesse ponto que é essencial criar sites com uma ferramenta que permita o desenvolvimento de um site otimizado e que não ofereça uma navegabilidade ruim para os visitantes. Isso é válido tanto para computadores, como também para celulares.

Atualmente, existem muitas ferramentas para criar um site grátis com todos os requisitos necessários para ter um bom ranqueamento em mecanismos de buscas. Além disso, a facilidade na criação de sites tornou o processo muito mais acessível.

Atualmente, não é preciso ser um grande desenvolvedor ou programador para criar um site grátis. Basta escolher uma plataforma de criação que tenha qualidade e ofereça todas as ferramentas necessárias para a criação dos sites de seu interesse.

É com acesso a ferramentas de criação de sites que os brasileiros conseguem dar o primeiro passo mesmo sem necessariamente ter que investir muitos recursos na criação de um site otimizado e com bom potencial.

Navegabilidade pelo celular é essencial

Um levantamento realizado pela TIC Domicílios revelou que mais de 92 milhões de brasileiros acessam a internet apenas pelo celular. Os números representam mais de 60% do total de usuários do Brasil.

Esse número não só evidencia que os celulares têm um papel fundamental no dia a dia do brasileiro como também é a principal alternativa para acesso à internet. Por isso, as empresas precisam considerar um site otimizado para dispositivos móveis.

Isso significa que o site criado precisa ser fácil de navegar pelo celular. Caso contrário, algumas pessoas podem desistir da experiência pelo layout não ser otimizado ou, em alguns casos, haver muita lentidão no carregamento das imagens.

É interessante destacar que o Brasil é um dos países com maior taxa de dispositivos com sistema operacional Android. Um estudo da plataforma CupomValido evidenciou que mais de 80% dos celulares em circulação entre os brasileiros estão com o sistema criado pela gigante Google.

Qualquer empresa que não considere a importância dos celulares na experiência do usuário pelo site pode ficar para trás no ranking de seleção. Dessa maneira, outras plataformas podem ser consideradas como mais relevantes por quem utiliza o celular para buscar o que precisa.

Otimização do conteúdo

Outro ponto para garantir que um site apareça no Google é ter um conteúdo otimizado e relevante para a audiência que você pretende alcançar. De acordo com especialistas, é essencial que a linguagem utilizada para falar do seu produto ou serviço esteja de acordo com o que o seu público-alvo procura.

A otimização do conteúdo pode ser realizada de diversas maneiras. Uma das abordagens mais comuns dos especialistas na área de SEO é buscar palavras-chave que sejam relevantes para o nicho de atuação da empresa.

Saber como usar o planejador de palavras-chave da Google ou outras ferramentas disponíveis na internet é essencial para que você encontre os principais assuntos que seu público-alvo procura no maior mecanismo de buscas do mundo.

É importante destacar que a otimização do conteúdo vai além da escrita de novos materiais e avança para uma melhoria do que o site já tem em seu portal. Os aprimoramentos devem estar no título das páginas, assim como na própria URL para deixá-la ainda mais interessante e com foco na palavra-chave principal que você pretende alcançar visibilidade.

Parcerias estratégicas também devem ser consideradas

Uma das estratégias adotadas por especialistas em SEO para melhorar o ranking de sites em mecanismos de buscas é o link building. Esse termo em inglês se refere a conectividade de links entre sites.

A ideia dos sites que adotam essa estratégia é garantir que existam menções do seu site em outras plataformas. Isso faz com que os algoritmos de mecanismos de buscas considerem o site mencionado como uma opção relevante, já que outros sites citam ele.

Essa técnica precisa ser utilizada de maneira consciente e com muita cautela. Afinal, se o link for conectado a um site não confiável, isso tende a derrubar ainda mais os sites conectados no ranking de mecanismos de buscas online.

O ideal é que o link seja gerado em um site de autoridade e que tenha conexões que realmente façam sentido com o conteúdo criado. Caso contrário, a estratégia pode não render os frutos esperados.

Aprimoramentos constantes são necessários

A definição das principais métricas para avaliar se o site está alcançando os índices desejados é essencial. Nesses momentos, dados como a taxa de rejeição e o tempo de sessão são pontos que devem ser acompanhados frequentemente.

São esses números que ajudarão a avaliar quais estratégias estão gerando frutos e as abordagens que precisam de mudança para que resultados melhores sejam alcançados. Tudo isso visando garantir que o site apareça entre as principais alternativas em mecanismos de buscas.

É importante que o dono de um site realize aprimoramentos constantes na plataforma para garantir que os visitantes tenham uma boa experiência ao navegar. Uma maneira de encontrar oportunidades de otimização é pesquisar por sites concorrentes e ver o que eles estão fazendo e está dando certo.

Uma simples pesquisa por uma palavra chave específica no Google permite que você identifique os sites com melhor ranqueamento e possa acessá-los para identificar qual estratégia tem sido adotada. Tudo isso ajuda a entender porque o SEO é tão importante no marketing digital.

Essa transparência permite que novos sites consigam utilizar estratégias que já estão dando certo e adotem outras abordagens no intuito de conseguir posicionamentos ainda melhores do que os seus concorrentes. Assim, todo o ambiente se torna democraticamente competitivo, ajudando na experiência de quem busca por produtos ou serviços na web.

Todo esse conhecimento permite que você crie o seu site grátis hoje mesmo e dê o primeiro passo buscando boas posições no ranking de mecanismos de buscas. Não esqueça dos aprimoramentos constantes para garantir que o seu website se mantenha entre os primeiros resultados do Google ou de qualquer outra plataforma que você almeja se destacar.

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